Recentemente, montei mais um a acessório na minha V-Strom que há muito tempo desejava, ou seja, montei o suporte de ecrã da MADSTAD ENGINEERING.
Este acessório substitui o suporte plástico de série e permite que o ajuste do ecrã seja feita sem recorrer a qualquer tipo de ferramentas, dado que com o suporte de série, precisamos de passar por uma operação de aperta e desaperta parafusos, sendo a mesma algo incómoda e desadequada para uma mota que possui uma vocação turística.
Mas as vantagens deste suporte não se ficam por aqui, além do rápido ajuste ser feita através de um sistema de “rodinhas” muito simples e eficaz, também permite que o utilizador opte por vários ajustes, para cima e para baixo, bem como ajustar o ecrã mais para trás, ou seja, uma variação ao gosto do utilizador.
Mas antes das fotos elucidativas, passemos à montagem
Este acessório foi comprado directamente ao fabricante, a MADSTAD ENGINEERING, em
http://www.madstad.com/, e, após quase 3 semanas, chegou-me a casa num embrulho muito cuidado.
Todas as peças tinham bom aspecto e confirmavam a boa qualidade de construcção que o fabricante anunciava, onde destaco os suportes fabricados em aço inoxidável. Os restantes materiais não ficavam atrás em termos de qualidade.
Apenas destaco pela negativa o livro de instrucções, o qual não possuía desenhos referentes ao esquema de montagem, apenas possuía desenhos a indicar onde aparafusar o suporte na mota. As restantes instrucções estavam em texto e em inglês.
Mas quem desmonta o suporte de série, fica de imediato a perceber o esquema de montagem, dado que o da MADSTAD ENGINEERING é idêntico.
Passando à montagem, comecei por retirar os suportes plásticos que se encontram no ecrã, onde uma simples chave “Philips” chega para o efeito:
Com estes suportes plásticos retirados, temos mais 4 parafusos para desaparafusar, os quais seguram o ecrã ao suporte de série:
Após retirar estes parafusos, retiramos o ecrã e ficamos com o suporte de série à vista e com mais 4 parafusos para desaparafusar:
Para estes parafusos, é preciso uma chave sextavada:
E finalmente conseguimos retirar o suporte de série
A partir de agora, passei à montagem do suporte da MADSTAD ENGINEERING. Mas antes, limpei a área onde este suporte iria ser montado, dado que antes do suporte propriamente dito, tinha que colar umas borrachas redondas que vinham com o suporte, as quais destinam-se a eliminar vibrações.
Contudo, notei que a cola que estas borrachas tinham era algo fraca. Coloquei um pouco (um pingo) de cola super 3, de forma a certificar-me que estas borrachas não se soltam com o tempo.
As borrachas ficam coladas nos espaços existentes entre os 2 primeiros furos onde o suporte do ecrã é aparafusado.
Tempo de aparafusar o suporte:
Para esta operação, a chave sextavada volta a ser necessária.
De salientar que optei por aparafusar o suporte na posição que vem de série, a qual é a mais indicada para ecrãs com as dimensões idênticas ao de série, bem como medidas superiores. Ainda fiquei com mais 2 posições disponíveis para aparafusar o suporte, uma abaixo, outra acima. Digamos que ficou a meio
2 minutos depois, suportes montados.
Reparem que os próprios suportes já trazem de série umas borrachas para eliminar possíveis vibrações.
Estava a gostar do resultado e do aspecto
Os suportes vistos de lado, onde se percebe o esquema de ajuste:
A próxima fase consistiu em montar o ecrã, sendo apenas necessário colocar o ecrã alinhado com os furos e aparafusar o mesmo com 4 parafusos.
Depois é só aparafusar os suportes plásticos:
E já está!!!
O suporte MADSTAD ENGINEERING e o ecrã já estão devidamente montados
O resultado final é muito satisfatório e após algumas verificações, facilmente verificamos que o ecrã fica seguro e que o suporte não permite oscilações ou movimentos estranhos.
Passando aos ajustes, os mesmos são feitos através das já referidas “rodinhas”, as quais possuem um sistema de rosca que não permite que se soltem em caso de serem desenroscadas até ao limite, ficam sempre presas.
Um sistema simples, rápido e muito eficaz de ajustar o ecrã.
Alguns exemplos dos ajustes, no máximo:
De lado, na máxima elevação que o ajuste permite e tendo em conta que os suportes estão montados na posição recomendada:
E um exemplo do ajuste o ecrã mais atrás:
Um espectáculo e tudo feito em segundos e sem recorrer a ferramenta.
Um olhar mais ao perto da zona onde o suporte desliza e permite os ajustes:
Com este suporte, ficamos com mais espaço de manobra para a limpeza e manutenção dos suportes e da mota:
E as ferramentas necessárias para esta operação:
Quando à sua eficácia, é bem notório que em termos de ajuste a eficácia é total.
Em andamento, não notei que este suporte interferisse com a aerodinâmica da mota e o mesmo não transmite vibrações ao ecrã ou mesmo ruídos. Continua tudo com antes, ou seja, um ecrã seguro, mas com a possibilidade de um rápido ajuste.
Em suma, um acessório que favorece muito qualquer utilizador da V-Strom, dado que se pode alterar a protecção ao vento em apenas alguns segundos e consoante os percursos que vamos efectuar numa viagem ou num simples passeio.
No meu caso, vai ser muit útil nos passeio de TT, porque em determinados trilhos, o ecrã numa posição mais baixa é bem-vindo.
Um acessório que vale todos os euros que custa, onde apenas o preço do transporte dos “states” para a Europa é um ponto negativo.
Abaixo, a lista actualizada dos acessórios da minha V-Strom:-Ecrã preto transparente da SECDEM
-Suporte de ecrã MADSTAD ENGINEERING
-Protecções das mãos da Suzuki
-Piscas mais pequenos, oriundos das Husqvarna Enduro
-Espelhos Rallye (com articulação)
-Aros cromados para o painel de instrumentos da V-Strom 1000
-Tomada de energia de 12V
-Top Case GIVI E-52 Maxia-Monokey
-Instalação de um kit de luzes de STOP na Top Case
-Colocação de luzes no interior da Top-Case da OSRAM
-Encosto para o passageiro da GIVI na Top Case
-Malas laterais da GIVI E41 Keyless-Monokey
-Grelha para a Top Case da GIVI
-Forra interior da Top Case da GIVI
-Saco de depósito magnético V-Strom
-saco de depósito manético SW-MOTECH
-Crash-Bars da GIVI
-Suportes de malas laterais da GIVI
-Protecção da corrente em alumínio polido da Suzuki
-Protecção do radiador de água em alumínio de cor preta da Suzuki
-Protecções do quadro em borracha da DL 650 V-Strom K7
-Protecção do depósito em espinha da Pro-Grip
-Protecção imitando carbono do bocal de enchimento do depósito Pro-Grip
-Medidor de pressão de pneus da TOURATECH
-Protecção do colector de escape da TOURATECH
-Protecção do radiador de óleo da TOURATECH
-Protecção do cárter do motor SW-MOTECH
-Protecção das baínhas da suspensão dianteira BBB
-Protecções das crash-bars Woodman Components
-Poisa-pés do tipo “rallye” TOURATECH
-Molas da suspensão dianteira da Wirth - TOURATECH
-Pedal do travão traseiro da TOURATECH
-Tampa do óleo do motor da TOURATECH
-Alargador do descanso lateral da TOURATECH
-Guarda-lamas dianteiro da TOURATECH
-Cabos de travão dianteiro em malha de aço da GODRIDGE
-Cabo de travão traseiro em malha de aço da HEL
-Ponteira de escape em titânio da REMUS
-Filtro de ar da K&N
-Desbloqueador da centralina da NIKKO RACING - G-PACK
-Velas NGK íridium
-Alarme da Suzuki específico para a V-Strom
-Assento da TOP-SADLERY
-Corrente cinza RK CHAIN
-Cremalheira JT SPROCKETS
-Pinhão de ataque de 14 dentes RENTHAL
-Guiador RENTHAL 677
-Pesos do guiador da RIZOMA
-Punhos da Ariete
-Suportes de cavalete Valter Moto Components
-Pneus Metzeler Karoo T
-Descanso central da SW MOTECH
-Guarda-Lamas traseiro encurtado
Boas Curvas!