Data/Hora: 14 mai 2024 06:07




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
 Revisão Aprilia Pegaso - Dicas importantes para os amigos! 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 jun 2010 21:21
Mensagens: 24
Localização: Minas Gerais - Brasil
Mensagem Revisão Aprilia Pegaso - Dicas importantes para os amigos!
Bem pessoal, depois de ter comprado a minha garota, estou ha dias querendo desmonta-la, mas como estava enrolado com a documentação não o tinha feito ainda, e hoje resolvi criar coragem.
Comecei pela simples tarefa de desmontar as carenagens e logo de cara ja fui encontrando pequenas erros cometidos por mechanicos, a cablagem toda amarrada do lado direito do suporte do painel, o que ocasionava seu esmagamento pelo garfo quando virado pra direita...
Prosseguindo com a desmontagem, fui encontrando pequenos descuidos de mechanicos e acertando... de cara, as carenagens com excesso de torque, o que me deixa puto... depois fiação toda mal amarrada, amarrada em mangueira de sistema de arrefecimento (errado e perigoso) e pior que isso, atritando em partes quentes do motor, a fiação do eletroventilador do radiador estava grudada no parafuso do escapamento, e a mangueira de alivio do reservatório de expansão atritando no escapamento, sujeira nem se fala... me impressiona como pode um mecanico fazer uma revisão e não deixar a moto limpa.
Minha moto, some água do radiador, consequentemente sobreaquece, claro, tanto que o ex-dono ja tinha a levado para uma revisão por este motivo, foi feito de tudo e pelo jeito nao resolveu e eu peguei a bomba pra resolver.
Bem, a principio ia trocar a junta de cabeçote, mas depois de desmontar a jaca, e ter uma visão melhor do problema vi que o sistema de arrefecimento está cheio de vazamentos, do lado direito do motor, na saida de água para o radiador tem vazamento (e não é pequeno porque com o motor frio estava escorrendo), na tampa da bomba de água, muito vazamento e na mangueira de cima da bomba também, não consegui detectar se na conexão ou na mangueira, hoje comprei um desengraxante e dei uma geral, reapertei e fiz alguns acertos, a tampa da bomba não teve jeito, acho que vou ter que usar cola de junta, e observar pra ver se tiro estes vazamentos que estão detonando meu sistema de arrefecimento, uma vez que é um sistema que vai pouquissimo liquido em relação a um carro.
O motor tem óleo pra todo lado...todo babado (odeio e acho inadimissivel isso), vou verificar a origem de cada gota e eliminar, mas de antemão ja consegui ver algumas fontes hoje..amanha tiro fotos e vou tentar postar aqui pra que possam observar nas motos de voces.
Bem, que me lembro foram estes os problemas, fora os pequenos "gatos" que fui achando (que odeio isso)por exemplo, o cara colocou um extensor na mangueira do tanque de gasolina, ficou horrivel..ja tirei.
To colocando isso aqui pra que voces observem em suas motos e possam ter referencias para futuros problemas.

Hoje comecei o processo de montagem da motoca, a moto revisada e zerada que o ex-dono me prometeu (e olha que não paguei barato) na verdade tinha muita coisa pra fazer..muita mesmo...
A principio, como ja falei no post inicial, a moto tinha diversos pequenos problemas, hoje arrumei toda cablagem (fiação) na frente da moto e prendi tudo como deveria ser, com ordem e descencia.
Hoje cheguei onde queria chegar, o carburador, porque a moto estava morrendo do nada, parava no farol , depois de uns 30 segundos morria como se acabase a gasolina...quando abri, tive várias surpresas...a começar do estado do carburador causado pelos monstros que se acham mecanicos, como motram as fotos abaixo...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bem, como quase cai de costas ao ver o estado deste carburador (não só de sujeira, mas o estado fisico, faltando drenos, com partes danificadas como mostram as fotos, todo sujo e por ai vai...) resolvi partir pra proxima etapa, que era descobrir se havia sobrado algum vazamento depois de alguns ajustes que fiz (naquelas abraçadeiras originais eu coloquei uma camada de fita aluminio por baixo para dar aperto a mangueira) e criei este adaptador que voces vão ver agora:

Imagem

Imagem

Pois bem, coloquei pressão pra valer, bem acima do suportado pelo sistema em uso normal (1,2 bar = +- 28 psi) devo ter colocado uns 40 psi, esta pressão ficou la por cerca de uma hora, e pra minha surpresa as minhas correções funcionaram


Pois bem, coloquei pressão pra valer, bem acima do suportado pelo sistema em uso normal (1,2 bar = +- 28 psi) devo ter colocado uns 40 psi, esta pressão ficou la por cerca de uma hora, e pra minha surpresa as minhas correções funcionaram pois todos os pequenos vazamentos espalhados antes pelo sistema sumiram, os pontos são estes:

Imagem

Imagem

Bem, os vazamentos que encontrei estavam nestes dois pontos, esta foto eu pensei que fosse outro vazamento pela tampa da bomba, mas não era, estava escorrendo da mangueira:

Imagem

Bem, fiquei feliz por ter sanado estes vazamentos, mas encontrei um no radiador, com o sistema pressurizado mesmo estando frio apareceu:

Imagem

Imagem

Ainda seguindo os alertas que ja deixei anteriormente, fica mais um que é muito perigoso para o sistema eletrico da motoca e pode causar um razoável prejuizo principalmente se estiver numa viagem, o cabo do motor de partida atritando no motor:

Imagem

Bem amigos, é isto, a moto hoje está sendo montada depois de todos os ajustes e amanhã provavelmente comece os testes de motor, carburação, eletrica e sistema de arrefecimento.

Aproveitei estar mechendo na motoca e desmontei setas, lanternas e fiz limpeza e polimento, ficaram com outra aparencia...

Opa, esqueci de mencionar outro grave problema encontrado, infelizmente sou obrigado a dizer que nem o carburador nem os coletores são desta moto pelo péssimo estado encontrado, os coletores de admissão estão trincado e com danos nas bordas..coisas que ja encomendei na net, mas infelizmente são muito caros mesmo...fazer o que, a principio fiz um reparo com silicone de alta temparatura automotivo, ele é preto e ficou bem discreto, tirei ambos, lavei e reparei (só o direito estava danificado, e a entrada do carburador)

Imagem

Imagem

E pra fechar, o bura pronto, com todos os drenos instalados e corrigidos os problemas, feito limpeza e ajuste...

Imagem

Realmente mudou a aparencia do coitado...que tava todo sujo e travado...

Abraços.
Fabio.

_________________
Quando se perde dinheiro, nada se perde
Quando se perde saúde, algo se perde
Quando se perde caráter, então tudo se perdeu...


25 ago 2010 01:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil ICQ YIM
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 abr 2010 13:11
Mensagens: 272
Localização: Porto - Valongo "Meca do Enduro"
Mensagem Re: Revisão Aprilia Pegaso - Dicas importantes para os amigos!
Muito bom...tive uma antes da Varadero e actualmente tenho uma Caponord ABS...as Pegaso dessa série eram fabulosas...grandes momentos.

A tua realmente estava a ser assistida por assassinos profissionais...querem que as Aprilia morram rápido para lhes dar má fama...são umas máquinas!

_________________
Filipe Barbosa - Dakarman
Aprilia ETV1000 Caponord ABS
KTM 990Adv 2008 ABS
KTM 450EXC 2006


04 dez 2010 23:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 jun 2010 21:21
Mensagens: 24
Localização: Minas Gerais - Brasil
Mensagem Re: Revisão Aprilia Pegaso - Dicas importantes para os amigos!
É realmente ela estava num estado deploravel Dakarman, mas fico feliz em ter deixado ela zerada, ou como nova.
To gostando muito da moto, estou feliz com ela, um dia espero aparecer ai na Europa pra andar de moto com a turma de Portugal.
Abraços.
Fabio.

_________________
Quando se perde dinheiro, nada se perde
Quando se perde saúde, algo se perde
Quando se perde caráter, então tudo se perdeu...


14 dez 2010 11:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil ICQ YIM
Aventureiro

Registado: 06 nov 2009 16:29
Mensagens: 83
Localização: Oeiras-Anadia-Mação
Mensagem Re: Revisão Aprilia Pegaso - Dicas importantes para os amigos!
Esse adaptador na tampa do radiador está muito bem esgalhado.
Não que eu tenha problemas na refrigeração (que eu saiba), mas dá uma óptima ferramenta de diagnóstico.
Podes descrever como o fizeste?

Obrigado pelo post.

CD

_________________
08 KTM 690END
05 KTM 525EXC


14 dez 2010 22:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.