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JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
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Re: HONDA XR 650 R
Gamito Escreveu: Não que perceba muito do assunto, mas é um suponhamos.
A corrente que sai do stator não é continua tem de ser regulada pelo regulador/alternador antes de ir ao CDI. Portanto a corrente que for ao balastro deve ser derivada após o alternador. É claro que uma bateria manteria uma alimentação mais constante. É aconselhavel uma caixa de fusiveis à mão antes do equipamento.
Para mim o problema é se o stator aguenta alimentar esse equipamento todo ou precisa de mais enrolamento. Segundo este esquema, a versão europeia da 650R tem um rectificador de corrente menos mal, temos corrente DC mas lampadas. Pode ser ligado directamente, mas mesmo assim temos o problema da XR dar mais ou menos luz conforme se acelera mais ou menos, e desconfio que o balastro não vai à bola com isso.
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
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29 fev 2012 09:58 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: HONDA XR 650 R
A lâmpada pode custar a acender , ajuda mandar umas gazadas de início , depois de acesa dificilmente apagará . No entanto , recomendava-te deixar isso pronto para reverteres rapidamente (no terreno) para halogéneo em caso de falha no sistema , pois ficar sem luzes à noite é coisa chata .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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29 fev 2012 10:40 |
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Serôdio
Serus Spielberg
Registado: 16 abr 2009 22:31 Mensagens: 1570 Localização: Famalicão City
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Re: HONDA XR 650 R
O que para aqui vai. Os meus 50 cêntimos:
A XR europeia efectivamente tem corrente continua e unicamente para ter piscas, buzina e umas luzitas na instrumentação, ou seja, para ser homologada para estrada, de resto não necessita para nada da corrente continua.
Grosso modo isto funciona assim, o alternador gera tensão alterna na ordem dos 30-60VAC (conforme a rotação) que depois é regulada para os 14VAC (se fosse ideal mantinha este valor sempre, qualquer que fosse a rotação do motor) numa coisa chamada regulador, isto vai alimentar a ignição (CDI), as luzes e neste caso o rectificador/regulador que por sua vez transforma a tensão em 12 virgula qualquer coisa VDC (contínuos).
A questão aqui é que estes reguladores e rectificadores não têm nenhuma referência, nem sabemos até onde podemos ir, o alternador da XR consegue debitar 80w mas o rectificador foi feito só para ter a buzina e os piscas. Na XR do Ricardo andamos a abusar da sorte e embora eliminando os piscas metemos mais umas coisitas penduradas no rectificador como a ventoinha e a instrumentação toda (trailtech, Leitor de road book e GPS), pelas minhas contas temos 25w a mais.
Eu ando a adiar essa experiencia do xénon porque temo que seja potência (35w) a mais para o rectificador, pelo regulador e o alternador não havia problemas que está alimentar 55w da lâmpada que metemos, e parece não ter problema.
Isto explica-se melhor desenhado.
Atenção que há motas que isto não é bem assim.
_________________ ".... a partir de agora é só estradões" KTM 640 ADV
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29 fev 2012 11:54 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: HONDA XR 650 R
Serôdio Escreveu: Eu ando a adiar essa experiencia do xénon porque temo que seja potência (35w) 35w contínuos depois do arranque . Porque no arranque , upa upa .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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29 fev 2012 11:58 |
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Gamito
Aventureiro
Registado: 29 dez 2010 19:50 Mensagens: 1031 Localização: Povoa de Varzim
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Re: HONDA XR 650 R
onde disse regulador/alternador, queria dizer regulador/retificador. Já corrigi. Alternador na moto creio designar-se por stator ou bobine.
_________________ DRZ 400E Transalp 600 ex RMZ 250 ex Husaberg 400 ex Honda xr ex
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29 fev 2012 12:29 |
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Serôdio
Serus Spielberg
Registado: 16 abr 2009 22:31 Mensagens: 1570 Localização: Famalicão City
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Re: HONDA XR 650 R
Um alternador é um alternador, seja na mota, num carro ou numa mini-hídrica, podes chamar stator ou estator a um dos componentes que é a parte que está parada que em conjunto com o rotor faz um alternador.
Bobina ou bobina de ignição, é uma coisa diferente, faz o efeito de um transformador de elevação de tensão, ou seja eleva os 12VAC para se dar a ignição da vela.
_________________ ".... a partir de agora é só estradões" KTM 640 ADV
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29 fev 2012 12:44 |
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Miguel Pedro
Aventureiro
Registado: 13 set 2009 15:48 Mensagens: 574
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Re: HONDA XR 650 R
Isto é melhor que as novas oportunidades! Estou a e a tirar notas!!
_________________ "Viajar é atravessar!....................."
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29 fev 2012 12:55 |
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ricardo.teixeira
BOB o Aventureiro
Registado: 07 set 2009 18:23 Mensagens: 2242 Localização: Porto - Boavista
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Re: HONDA XR 650 R
Vamos lá por o Xenon, acho que a XR é mágica, vai dar Xenon. Nem se se coloque uma bateria pequenina para ajuda
_________________ A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.
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29 fev 2012 13:19 |
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cou
Aventureiro
Registado: 19 abr 2009 22:47 Mensagens: 264 Localização: Barcelos
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Re: HONDA XR 650 R
Boas Aqui vai uma dica que eu estou a usar já algum tempo e está a resultar, tinha um condensador aqui parado de 1f de 25v e como a minha bateria da Transalp tem 10anos estava a cansada e em 2010 resolvi meter o condensador auxiliar e prova disso estamos em 2012 e continua a bombar Ou seja o condensador armazena muito rápido a energia e aguenta os picos mais fortes ou seja e tipo turbo Para concluir podem sempre meter um condensador para ajudar nos picos os balastro do xenon funcionan de 9v ate 18v por isso nao vejo problema so mesmo os picos
_________________ "Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
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29 fev 2012 13:25 |
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NunoBarbosa
Aventureiro
Registado: 25 ago 2009 10:02 Mensagens: 2828
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Re: HONDA XR 650 R
Cao, a minha opiniao pouco conta, ja nao nos podemos ver os 4 (5) e todos sabemos que é so pelo vinho mas eu seguiria a regra "keep it simple", pelo menos para o Amitie. Na minha o xenon ja saltou fora, nada de picos ou pimp-my-ride!
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29 fev 2012 13:57 |
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Hernâni Dias
Aventureiro
Registado: 21 nov 2009 23:22 Mensagens: 1069 Localização: Braga
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Re: HONDA XR 650 R
E uma bateria para suportar esses consumos todos? Não é assim tão difícil de aplicar e a segurança em termos de fiabilidade esta sempre garantida. É assim tão desparatada esta ideia? A moto com este aspecto fica com uma funcionalidade superior de utilização e não me parece que mais umas gramas de peso sejam significativas...
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29 fev 2012 14:10 |
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Serôdio
Serus Spielberg
Registado: 16 abr 2009 22:31 Mensagens: 1570 Localização: Famalicão City
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Re: HONDA XR 650 R
A bateria nesta mota só servia para armazenar energia, e conservar a tensão mais estável, não dá mais potência, essa continua a ser sempre a mesma. Aliás a bateria também consume.
Um condensador de alta capacidade pode de facto conservar melhor a bateria e resolver os picos mas aqui o problema é mesmo potência.
Ricardo o Nuno tem razão, e Barbosa a regra é KISS "Keep It Simple Stupid".
_________________ ".... a partir de agora é só estradões" KTM 640 ADV
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29 fev 2012 14:26 |
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Gamito
Aventureiro
Registado: 29 dez 2010 19:50 Mensagens: 1031 Localização: Povoa de Varzim
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Re: HONDA XR 650 R
Serôdio Escreveu: Um alternador é um alternador, seja na mota, num carro ou numa mini-hídrica, podes chamar stator ou estator a um dos componentes que é a parte que está parada que em conjunto com o rotor faz um alternador.
Bobina ou bobina de ignição, é uma coisa diferente, faz o efeito de um transformador de elevação de tensão, ou seja eleva os 12VAC para se dar a ignição da vela. umh, eu estava aqui a chamar bobine aquele enrolamento de fio no rotor que gera o campo eletromagnetico. Já agora qual o papel do estator?
_________________ DRZ 400E Transalp 600 ex RMZ 250 ex Husaberg 400 ex Honda xr ex
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29 fev 2012 23:05 |
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Serôdio
Serus Spielberg
Registado: 16 abr 2009 22:31 Mensagens: 1570 Localização: Famalicão City
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Re: HONDA XR 650 R
Gamito Escreveu: umh, eu estava aqui a chamar bobine aquele enrolamento de fio no rotor que gera o campo eletromagnetico. Já agora qual o papel do estator? Ora bem, no estator (a peça como o nome indica que está parada) é que tem os enrolamentos que é isto: O rotor, ou "flywheel" como os camones dizem, é o que anda á volta, esta peça tem acoplado uns ímanes ou magnetos que ao andarem á volta do estator induzem um campo magnético que por sua vez é transformado em corrente eléctrica nos enrolamentos do estator. Que é isto:
_________________ ".... a partir de agora é só estradões" KTM 640 ADV
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01 mar 2012 11:10 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: HONDA XR 650 R
Não queiras largar o compal de pêra não
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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01 mar 2012 11:11 |
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Pedro Nunes
Aventureiro
Registado: 06 jul 2010 09:49 Mensagens: 40
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Re: HONDA XR 650 R
A mota está a ficar muito fixe, parabens. Estou curiouso para ver a carenagem que vai ao depósito. Ricardo faz uma coisa janota com molde para eu fazer um copy/paste Em relação à capacidade electrica da XR, acho que com o alternador de origem andas a abusar da sorte... Para fazer o amitie dava prioridade à navegação (só com muito azar acabas uma etapa de noite) e depois o gozo do amitie (entre outros claro está) é a navegação por road book. Por isso "keep it simple". De certeza que já notaste que com tudo a funcionar a ventoinha do radiador morre um bocadito por isso quanto mais tralha meteres pior. Como o Lança disse... certifica-te que está tudo bem apertado e se fosse eu marcava os parafusos/porcas para ser mais verificar se tinha havido algum desaperto no final de cada etapa. Quanto à aranha verifica se o aluminio é de espessura adequada e suaviza as tranzições para que não hajam esquinas. A calhauzada e vibração em Marrocos dá cabo de tudo. Espero que não te chateies com as opiniões que dei. De resto escusas de fazer grande coisa pq a XR como sabes é só dar ao kick e apreciar a paisagem. Os unicos stresses que tive com a minha foram o filtro de ar tapado (preguicite minha) que foi resolvido com uma lavagem com gasolina e secagem rapida no escape algures no meio da pista e o amortecedor traseiro que ficou sem carga.
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01 mar 2012 11:19 |
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Serôdio
Serus Spielberg
Registado: 16 abr 2009 22:31 Mensagens: 1570 Localização: Famalicão City
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Re: HONDA XR 650 R
Pedro Nunes Escreveu: : Como o Lança disse... certifica-te que está tudo bem apertado e se fosse eu marcava os parafusos/porcas para ser mais verificar se tinha havido algum desaperto no final de cada etapa. Quanto à aranha verifica se o aluminio é de espessura adequada e suaviza as tranzições para que não hajam esquinas. A calhauzada e vibração em Marrocos dá cabo de tudo.
Espero que não te chateies com as opiniões que dei.
Claro que ele não se chateia. Ainda ontem falamos disso: Alguém sabe onde se encontra destes marcadores: O Aluminio é de 3mm, acho que chega. Tudo apertado com fêmeas Nyloc (blocantes). As laterais vai ser dor de cabeça, mas nada que não se consiga. Agora vou tratar mazé da minha.
_________________ ".... a partir de agora é só estradões" KTM 640 ADV
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01 mar 2012 14:19 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: HONDA XR 650 R
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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01 mar 2012 14:24 |
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Paulo Li
Aventureiro
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
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Re: HONDA XR 650 R
Eu não disse.....!!??
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
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01 mar 2012 16:58 |
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Rui Sanches
Aventureiro
Registado: 07 set 2010 11:26 Mensagens: 204
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Re: HONDA XR 650 R
Serôdio Escreveu: Alguém sabe onde se encontra destes marcadores:
Isso não bloqueias as roscas, só serve para ver se elas mudaram de posição Usa mas é Loctite 243
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02 mar 2012 07:47 |
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cou
Aventureiro
Registado: 19 abr 2009 22:47 Mensagens: 264 Localização: Barcelos
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Re: HONDA XR 650 R
Boas Estive a fazer um teste com kit xénon e o resultado foi o seguinte liga a partir dos 7v ate 18v. No inicio lâmpada fria da um pico de 4amp e baixa para 3.6amp em funcionamento. Dos 7v ate 9v a intensidade da luz baixa dos 9v ate 18v não altera.
_________________ "Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
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02 mar 2012 12:05 |
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Gamito
Aventureiro
Registado: 29 dez 2010 19:50 Mensagens: 1031 Localização: Povoa de Varzim
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Re: HONDA XR 650 R
Serôdio Escreveu: Gamito Escreveu: umh, eu estava aqui a chamar bobine aquele enrolamento de fio no rotor que gera o campo eletromagnetico. Já agora qual o papel do estator? Ora bem, no estator (a peça como o nome indica que está parada) é que tem os enrolamentos que é isto: O rotor, ou "flywheel" como os camones dizem, é o que anda á volta, esta peça tem acoplado uns ímanes ou magnetos que ao andarem á volta do estator induzem um campo magnético que por sua vez é transformado em corrente eléctrica nos enrolamentos do estator. Que é isto: ah, afinal sempre tinha a noção correta
_________________ DRZ 400E Transalp 600 ex RMZ 250 ex Husaberg 400 ex Honda xr ex
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02 mar 2012 16:21 |
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ricardo.teixeira
BOB o Aventureiro
Registado: 07 set 2009 18:23 Mensagens: 2242 Localização: Porto - Boavista
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Re: HONDA XR 650 R
_________________ A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.
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16 mar 2012 12:41 |
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BRUNO BOTELHO
Aventureiro
Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
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Re: HONDA XR 650 R
Tá com bom aspecto
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race
http://www.motoazores.com
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16 mar 2012 12:42 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: HONDA XR 650 R
Essa mala no GL da frente , não me parece nada boa ideia .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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16 mar 2012 19:02 |
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