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 HONDA XR 650 R 
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Aventureiro
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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Gamito Escreveu:
Não que perceba muito do assunto, mas é um suponhamos.

A corrente que sai do stator não é continua tem de ser regulada pelo regulador/alternador antes de ir ao CDI. Portanto a corrente que for ao balastro deve ser derivada após o alternador. É claro que uma bateria manteria uma alimentação mais constante. É aconselhavel uma caixa de fusiveis à mão antes do equipamento.

Para mim o problema é se o stator aguenta alimentar esse equipamento todo ou precisa de mais enrolamento.


Segundo este esquema, a versão europeia da 650R tem um rectificador de corrente menos mal, temos corrente DC mas lampadas.

Imagem

Pode ser ligado directamente, mas mesmo assim temos o problema da XR dar mais ou menos luz conforme se acelera mais ou menos, e desconfio que o balastro não vai à bola com isso.

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Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


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Aventureiro
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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
A lâmpada pode custar a acender , ajuda mandar umas gazadas de início , depois de acesa dificilmente apagará .
No entanto , recomendava-te deixar isso pronto para reverteres rapidamente (no terreno) para halogéneo em caso de falha no sistema , pois ficar sem luzes à noite é coisa chata .

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Serus Spielberg
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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
O que para aqui vai.
Os meus 50 cêntimos:

A XR europeia efectivamente tem corrente continua e unicamente para ter piscas, buzina e umas luzitas na instrumentação, ou seja, para ser homologada para estrada, de resto não necessita para nada da corrente continua.

Grosso modo isto funciona assim, o alternador gera tensão alterna na ordem dos 30-60VAC (conforme a rotação) que depois é regulada para os 14VAC (se fosse ideal mantinha este valor sempre, qualquer que fosse a rotação do motor) numa coisa chamada regulador, isto vai alimentar a ignição (CDI), as luzes e neste caso o rectificador/regulador que por sua vez transforma a tensão em 12 virgula qualquer coisa VDC (contínuos).

A questão aqui é que estes reguladores e rectificadores não têm nenhuma referência, nem sabemos até onde podemos ir, o alternador da XR consegue debitar 80w mas o rectificador foi feito só para ter a buzina e os piscas. Na XR do Ricardo andamos a abusar da sorte e embora eliminando os piscas metemos mais umas coisitas penduradas no rectificador como a ventoinha e a instrumentação toda (trailtech, Leitor de road book e GPS), pelas minhas contas temos 25w a mais.

Eu ando a adiar essa experiencia do xénon porque temo que seja potência (35w) a mais para o rectificador, pelo regulador e o alternador não havia problemas que está alimentar 55w da lâmpada que metemos, e parece não ter problema.

Isto explica-se melhor desenhado.

Atenção que há motas que isto não é bem assim.

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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Serôdio Escreveu:
Eu ando a adiar essa experiencia do xénon porque temo que seja potência (35w)


35w contínuos depois do arranque . Porque no arranque , upa upa .

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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
onde disse regulador/alternador, queria dizer regulador/retificador. Já corrigi. Alternador na moto creio designar-se por stator ou bobine.

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Serus Spielberg
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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Um alternador é um alternador, seja na mota, num carro ou numa mini-hídrica, podes chamar stator ou estator a um dos componentes que é a parte que está parada que em conjunto com o rotor faz um alternador.

Bobina ou bobina de ignição, é uma coisa diferente, faz o efeito de um transformador de elevação de tensão, ou seja eleva os 12VAC para se dar a ignição da vela.

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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Isto é melhor que as novas oportunidades! :unibrow:
Estou a :study: e a tirar notas!! :D

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BOB o Aventureiro
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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Vamos lá por o Xenon, acho que a XR é mágica, vai dar Xenon. Nem se se coloque uma bateria pequenina para ajuda :D

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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Boas :okkk:
Aqui vai uma dica que eu estou a usar já algum tempo e está a resultar, tinha um condensador aqui parado de 1f de 25v e como a minha bateria da Transalp tem 10anos estava a cansada e em 2010 resolvi meter o condensador auxiliar e prova disso estamos em 2012 e continua a bombar :lotlol:
Ou seja o condensador armazena muito rápido a energia e aguenta os picos mais fortes ou seja e tipo turbo :mutley:
Para concluir podem sempre meter um condensador para ajudar nos picos os balastro do xenon funcionan de 9v ate 18v por isso nao vejo problema so mesmo os picos :lol:

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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Cao, a minha opiniao pouco conta, ja nao nos podemos ver os 4 (5) e todos sabemos que é so pelo vinho :D :friends: mas eu seguiria a regra "keep it simple", pelo menos para o Amitie. Na minha o xenon ja saltou fora, nada de picos ou pimp-my-ride!


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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
E uma bateria para suportar esses consumos todos? Não é assim tão difícil de aplicar e a segurança em termos de fiabilidade esta sempre garantida.
É assim tão desparatada esta ideia? A moto com este aspecto fica com uma funcionalidade superior de utilização e não me parece que mais umas gramas de peso sejam significativas...


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Serus Spielberg
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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
A bateria nesta mota só servia para armazenar energia, e conservar a tensão mais estável, não dá mais potência, essa continua a ser sempre a mesma. Aliás a bateria também consume.

Um condensador de alta capacidade pode de facto conservar melhor a bateria e resolver os picos mas aqui o problema é mesmo potência.

Ricardo o Nuno tem razão, e Barbosa a regra é KISS "Keep It Simple Stupid".

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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Serôdio Escreveu:
Um alternador é um alternador, seja na mota, num carro ou numa mini-hídrica, podes chamar stator ou estator a um dos componentes que é a parte que está parada que em conjunto com o rotor faz um alternador.

Bobina ou bobina de ignição, é uma coisa diferente, faz o efeito de um transformador de elevação de tensão, ou seja eleva os 12VAC para se dar a ignição da vela.


umh, :rolleyes: eu estava aqui a chamar bobine aquele enrolamento de fio no rotor que gera o campo eletromagnetico. Já agora qual o papel do estator?

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29 fev 2012 23:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Serus Spielberg
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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Gamito Escreveu:

umh, :rolleyes: eu estava aqui a chamar bobine aquele enrolamento de fio no rotor que gera o campo eletromagnetico. Já agora qual o papel do estator?


Ora bem, no estator (a peça como o nome indica que está parada) é que tem os enrolamentos que é isto:

Imagem

O rotor, ou "flywheel" como os camones dizem, é o que anda á volta, esta peça tem acoplado uns ímanes ou magnetos que ao andarem á volta do estator induzem um campo magnético que por sua vez é transformado em corrente eléctrica nos enrolamentos do estator. Que é isto:

Imagem

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01 mar 2012 11:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Não queiras largar o compal de pêra não :D

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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
:clapp: A mota está a ficar muito fixe, parabens. Estou curiouso para ver a carenagem que vai ao depósito. Ricardo faz uma coisa janota com molde para eu fazer um copy/paste :unibrow:

Em relação à capacidade electrica da XR, acho que com o alternador de origem andas a abusar da sorte... Para fazer o amitie dava prioridade à navegação (só com muito azar acabas uma etapa de noite) e depois o gozo do amitie (entre outros claro está) é a navegação por road book. Por isso "keep it simple".

De certeza que já notaste que com tudo a funcionar a ventoinha do radiador morre um bocadito por isso quanto mais tralha meteres pior.

Como o Lança disse... certifica-te que está tudo bem apertado e se fosse eu marcava os parafusos/porcas para ser mais verificar se tinha havido algum desaperto no final de cada etapa. Quanto à aranha verifica se o aluminio é de espessura adequada e suaviza as tranzições para que não hajam esquinas. A calhauzada e vibração em Marrocos dá cabo de tudo.

Espero que não te chateies com as opiniões que dei.

De resto escusas de fazer grande coisa pq a XR como sabes é só dar ao kick e apreciar a paisagem. Os unicos stresses que tive com a minha foram o filtro de ar tapado (preguicite minha) que foi resolvido com uma lavagem com gasolina e secagem rapida no escape algures no meio da pista e o amortecedor traseiro que ficou sem carga.


01 mar 2012 11:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Serus Spielberg
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Registado: 16 abr 2009 22:31
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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Pedro Nunes Escreveu:
:
Como o Lança disse... certifica-te que está tudo bem apertado e se fosse eu marcava os parafusos/porcas para ser mais verificar se tinha havido algum desaperto no final de cada etapa. Quanto à aranha verifica se o aluminio é de espessura adequada e suaviza as tranzições para que não hajam esquinas. A calhauzada e vibração em Marrocos dá cabo de tudo.

Espero que não te chateies com as opiniões que dei.



Claro que ele não se chateia.

Ainda ontem falamos disso:

Imagem

Alguém sabe onde se encontra destes marcadores:
Imagem

O Aluminio é de 3mm, acho que chega. Tudo apertado com fêmeas Nyloc (blocantes).

As laterais vai ser dor de cabeça, mas nada que não se consiga.

Agora vou tratar mazé da minha.

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01 mar 2012 14:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Fora de PT , aqui : http://www.ebay.es/itm/GROG-METAL-HEAD- ... 340wt_1037

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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Eu não disse.....!!?? :mutley:

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Dirty Bikes what else?

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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Serôdio Escreveu:
Alguém sabe onde se encontra destes marcadores:



Isso não bloqueias as roscas, só serve para ver se elas mudaram de posição

Usa mas é Loctite 243


02 mar 2012 07:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Boas

Estive a fazer um teste com kit xénon e o resultado foi o seguinte liga a partir dos 7v ate 18v.
No inicio lâmpada fria da um pico de 4amp e baixa para 3.6amp em funcionamento.
Dos 7v ate 9v a intensidade da luz baixa dos 9v ate 18v não altera. :okkk:

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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Serôdio Escreveu:
Gamito Escreveu:

umh, :rolleyes: eu estava aqui a chamar bobine aquele enrolamento de fio no rotor que gera o campo eletromagnetico. Já agora qual o papel do estator?


Ora bem, no estator (a peça como o nome indica que está parada) é que tem os enrolamentos que é isto:

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Imagem


ah, afinal sempre tinha a noção correta :thumbsup:

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BOB o Aventureiro
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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Quase finalizada:


Imagem


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Testes para o Amitié 2012 são já neste fim de semana em Santiago do Cacém, vamos ver se tudo funciona e se fica no sitio. :D

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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Tá com bom aspecto :okkk:

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Mensagem Re: HONDA XR 650 R
Essa mala no GL da frente , não me parece nada boa ideia .

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