Data/Hora: 03 mai 2024 13:27




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 67 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 Dúvida pinhão de ataque 
Autor Mensagem
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
João Nunes Escreveu:
Miguel,

Boas parece que os modelos de 2010 já vem com 16. Compraste o de 15 onde? Tambem tou numa de experimentar... [:p]


Comprei na Migtec, custou-me 30€
Tás numa de experimentar???

Eu estou fã :D


20 abr 2011 07:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
Na LC4 tenho 14/42... Aquilo parece que até tem vontade de escalar as paredes da garagem... :eek:
Perde muito em velocidade de ponta, mas a nível de força. Também é melhor assim, os pneus de tacos e alcatrão não combinam lá muito bem.. :D
No descanso central basta dar um toque de acelerador começa literalmente a deslocar-se, mesmo sem mudança engrenada... Sou sincero, aquilo até assusta mesmo parada...

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


20 abr 2011 10:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 nov 2012 11:17
Mensagens: 73
Localização: Serpa
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
FGBranco Escreveu:
Olá rapaziada, vou aproveitar este tópico para pedir a vossa ajuda..

Estava a precisar de trocar o kit de transmissão na menina Té, e para poupar uns trocos decidi meter mãos à obra, encomendei o material que vou levantar sexta feira e pedi umas dicas ao mecânico sobre como retirar o parafuso que segura o pinhão de ataque, uma vez que já o tinha tentado retirar sem sucesso... depois das dicas lá saiu o parafuso.. mas o pinhão de ataque, que suponho devia deslizar sem esforço de maior está de pedra e cal..

Imagem

aqui fica uma foto para ficarem com uma ideia do sistema da Té...

Já lhe dei umas pancadinhas de amor.. na tentativa de soltar a coisa e nada..

Sugestões e ideias são muito bem vindas...
Um abraço




Boas, e como conseguiste tirar o pinhão de ataque? é que eu estou com esse problema, não consigo tirar o parafuso do pinhão de ataque, mesmo com uma mudança engrenada o motor roda, qual é a dica que me das para conseguir eu mesmo tirar o parafuso? obrigado

_________________
Emquanto houver gasolina há adrenalina :D
ex DTR125
ex WR426F
KTM450exc


25 mar 2013 09:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
Dá-lhe calor, o ideal será um daqueles sopradores de calor da Bosch ou similar, na falta, um secador de cabelo no máximo também dá.

deixas aquecer um bocado e depois desapertas.

o que não sei é se esse parafuso desaperta para a esquerda ou para a direita

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


25 mar 2013 10:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
Acho que é necessário ter cautelas com as mexidas de pinhão (tirar dentes) dado as guias irem ao ar num estante. Ainda hoje um se queixava que tinha a escora toda lixada.

Penso ser preferível mexer sempre na cremalheira :rolleyes:

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


25 mar 2013 13:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 nov 2012 11:17
Mensagens: 73
Localização: Serpa
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
Gamito Escreveu:
Acho que é necessário ter cautelas com as mexidas de pinhão (tirar dentes) dado as guias irem ao ar num estante. Ainda hoje um se queixava que tinha a escora toda lixada.

Penso ser preferível mexer sempre na cremalheira :rolleyes:


Mas eu tenho 4 dentes do pinhão de ataque partidos, tenho que trocar o pinhão, e vou substituir a cremalheira tambem, ela tinha 48 dentes e eu vou por uma com 50 dentes.

_________________
Emquanto houver gasolina há adrenalina :D
ex DTR125
ex WR426F
KTM450exc


25 mar 2013 13:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
Carlos1988 Escreveu:
Gamito Escreveu:
Acho que é necessário ter cautelas com as mexidas de pinhão (tirar dentes) dado as guias irem ao ar num estante. Ainda hoje um se queixava que tinha a escora toda lixada.

Penso ser preferível mexer sempre na cremalheira :rolleyes:


Mas eu tenho 4 dentes do pinhão de ataque partidos, tenho que trocar o pinhão, e vou substituir a cremalheira tambem, ela tinha 48 dentes e eu vou por uma com 50 dentes.


Bem, se fosse eu nunca mexia no pinhão de origem. Se queres mais força aumenta só na cremalheira. Já agora, penso que deves trocar também a corrente, a não ser que esteja nova, senão isso vai-te provocar um desgaste precoce nos dentes.

Tenho aqui por casa uma moto jornal especial raides, em que campeões de raides falavam da sua preparação moto, e, os vários, e lembro-me especialmente o David Megre, frisava a importância de apenas mexer na relação atrás, quer pelo desgaste das guias, quer pelo espaço que na frente (pinhão) é por vezes limitado.

Depois é preciso ver o que se vai fazer com a mota, pois não convém que esgote cedo para o que normalmente fazes.

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


25 mar 2013 15:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 nov 2012 11:17
Mensagens: 73
Localização: Serpa
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
Gamito Escreveu:
Carlos1988 Escreveu:
Gamito Escreveu:
Acho que é necessário ter cautelas com as mexidas de pinhão (tirar dentes) dado as guias irem ao ar num estante. Ainda hoje um se queixava que tinha a escora toda lixada.

Penso ser preferível mexer sempre na cremalheira :rolleyes:


Mas eu tenho 4 dentes do pinhão de ataque partidos, tenho que trocar o pinhão, e vou substituir a cremalheira tambem, ela tinha 48 dentes e eu vou por uma com 50 dentes.


Bem, se fosse eu nunca mexia no pinhão de origem. Se queres mais força aumenta só na cremalheira. Já agora, penso que deves trocar também a corrente, a não ser que esteja nova, senão isso vai-te provocar um desgaste precoce nos dentes.

Tenho aqui por casa uma moto jornal especial raides, em que campeões de raides falavam da sua preparação moto, e, os vários, e lembro-me especialmente o David Megre, frisava a importância de apenas mexer na relação atrás, quer pelo desgaste das guias, quer pelo espaço que na frente (pinhão) é por vezes limitado.

Depois é preciso ver o que se vai fazer com a mota, pois não convém que esgote cedo para o que normalmente fazes.




Eu so vou mecher na cremalheira, vou aumentar 2 dentes, o pinhão de ataque fica com os 14 dentes na mesma, mas tenho que o trocar porque tem 4 dentes partidos.
E a minha duvida é como tirar o pinhão de ataque, porque não consigo afrochar a porca. Já agora a rosca afrocha ao contrario certo?

_________________
Emquanto houver gasolina há adrenalina :D
ex DTR125
ex WR426F
KTM450exc


25 mar 2013 15:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 mar 2011 09:16
Mensagens: 599
Localização: Azeitão
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
A rosca desaperta no sentido contrário aos ponteiros do relogio.
Arranja uma chave decente e uma alavanca para te ajudar.
Pé no travão e mota mota engatada.
Tem de sair.

Nada de bala e wd40 e essas poções magicas

Aproveita e vê como está o retentor do veio da cambota.

Se por acaso nada disto te é familiar, mete a mota num mecânico.

A minha tá com 14/52 e tá perfeita

_________________
1999 - KTM LC4 Adv R

Um quilo de lama por dia nem sabe o bem que lhe fazia!!


25 mar 2013 17:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
Carlos1988 Escreveu:
não consigo tirar o parafuso do pinhão de ataque, mesmo com uma mudança engrenada o motor roda, qual é a dica que me das para conseguir eu mesmo tirar o parafuso? obrigado



E alguém que pise o travão de trás ? Não se arranja ?
Eu quando estou sozinho , travo com uma cinta .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


25 mar 2013 19:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 set 2009 21:47
Mensagens: 1456
Localização: Beja e Lisboa
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
Atenção Carlos se não estou em erro a tua mota é uma ktm 450 exc e deve ser igual a minha 525, e o que prende o pinhão de ataque não é uma porca mas sim um parafuso que entra enrosca no interior do veio, a rosca é igual a outro parafuso normal.
A melhor forma de tirares é colocares-te no lado direito da mota e pisares o travão com o pé, debruçado sobre a mota com uma chave de roquete já consegues tirar bem o parafuso. Tem atenção ao colocares o parafuso, pois esse parafuso não tem freio e tens que meter cola de roscas senão ele salta logo. Essa deve ser uma das razões pela qual que custa a sair... deve estar com cola.

_________________
João Pais
KTM NOVE90
KTM 525 EXC
KTM 300 EXCe
YAMAHA ST 750


25 mar 2013 21:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
joao pais Escreveu:
Atenção Carlos se não estou em erro a tua mota é uma ktm 450 exc e deve ser igual a minha 525, e o que prende o pinhão de ataque não é uma porca mas sim um parafuso que entra enrosca no interior do veio, a rosca é igual a outro parafuso normal.
A melhor forma de tirares é colocares-te no lado direito da mota e pisares o travão com o pé, debruçado sobre a mota com uma chave de roquete já consegues tirar bem o parafuso. Tem atenção ao colocares o parafuso, pois esse parafuso não tem freio e tens que meter cola de roscas senão ele salta logo. Essa deve ser uma das razões pela qual que custa a sair... deve estar com cola.


Já que o diz, confirmo

No enduro de Caminha, numa 450 exc, demos um aperto nesse parafuso esquecendo que a cola estalava. Na cross test o parafuso saltou :stupid:

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


25 mar 2013 22:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 nov 2012 11:17
Mensagens: 73
Localização: Serpa
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
Consegui arranjar uma chave pneumática, é so ligao ao compressor, engatar e travar a roda de tras e deve sair :D
Obrigado pelas dicas. Já agora, onde arranjo essa cola de roscas?

_________________
Emquanto houver gasolina há adrenalina :D
ex DTR125
ex WR426F
KTM450exc


26 mar 2013 12:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 nov 2012 11:17
Mensagens: 73
Localização: Serpa
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
joao pais Escreveu:
Atenção Carlos se não estou em erro a tua mota é uma ktm 450 exc e deve ser igual a minha 525, e o que prende o pinhão de ataque não é uma porca mas sim um parafuso que entra enrosca no interior do veio, a rosca é igual a outro parafuso normal.
A melhor forma de tirares é colocares-te no lado direito da mota e pisares o travão com o pé, debruçado sobre a mota com uma chave de roquete já consegues tirar bem o parafuso. Tem atenção ao colocares o parafuso, pois esse parafuso não tem freio e tens que meter cola de roscas senão ele salta logo. Essa deve ser uma das razões pela qual que custa a sair... deve estar com cola.



Sabes dizer-me se o parafuso ao apertar tem que ser com uma medida certa de força? E se sim qual a força de aperto com uma chave dinamometrica.

_________________
Emquanto houver gasolina há adrenalina :D
ex DTR125
ex WR426F
KTM450exc


Editado pela última vez por Carlos1988 em 04 abr 2013 20:27, num total de 1 vez.



04 abr 2013 10:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
Carlos1988 Escreveu:
Consegui arranjar uma chave pneumática, é so ligao ao compressor, engatar e travar a roda de tras e deve sair :D
Obrigado pelas dicas. Já agora, onde arranjo essa cola de roscas?

Para os puristas isso tinha de ser com chave dinamometrica

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


04 abr 2013 17:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 jul 2009 20:56
Mensagens: 707
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
Carlos1988 Escreveu:
Sabes dizer-me se o parafuso ao apertar tem que ser com uma medida certa de força? E se sim qual a força de aperto com uma chave dinamometrica.


Normalmente é um bocadinho antes de partir.... :mutley:


06 abr 2013 17:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 nov 2012 11:17
Mensagens: 73
Localização: Serpa
Mensagem Re: Dúvida pinhão de ataque
Consegui tirar com a chave pneumática, e não foi preciso dar calor no parafuso para derreter a cola.
E qual o resultado do pinhão de ataque que tirei:
0 dentes inteiros, 14 dentes partidos :cachaço:

Imagem

_________________
Emquanto houver gasolina há adrenalina :D
ex DTR125
ex WR426F
KTM450exc


08 abr 2013 22:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 67 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.