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como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE https://www.trailaventura.pt/viewtopic.php?f=83&t=19745 |
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Autor: | Miguel [ 21 fev 2013 08:55 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
PauloBig Escreveu: Agostinho Gomes Escreveu: Miguel Escreveu: Obrigado pelas informações Agostinho Já tou a ver o que se segue E tu queres aumentar para 265mm?? Depois quero-te ver a segura-la, quando parares em terrenos inclinados! Os 254mm acho medida ideal! 245 é pra meninos O BIG depois ajuda a levantar a mota |
Autor: | Pedro BC [ 21 fev 2013 10:18 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Uma opinião de quem tem 1.80. Em TT obviamente que é inquestionável a mais-valia do curso de 265. Porém só tira partido desse curso quem andar rápido, para passeios tranquilos, os 245, ou até os 210, chegam. Para o dia a dia lisboeta, com sapatinho de couro, casaquinho e gravata, os 265 são horríveis! No paralelo lisboeta por mais de uma vez o sapato escorregou-me e ia indo apanhar a moto ao chão, porque goste-se ou não, só a ponta dos pés chegam ao alcatrão. Esta foi aliás uma das razões de me ter desfeito da LC8. Para malta que tem a LC8 como mota TRAIL, para também ir trabalhar e que esse trabalho se faz trajado à bancário, eu não metia 265 coisa nenhuma. Sobretudo o Miguel, que não é uma torre em pessoa, não anda a dar pau e faz uma utilização diária da moto, parece-me que vai se arrepender. Os 265 são bons para o Barroso que tem a moto para ir para o mato, para o BIG que é BIG, para o Lança que mora em Beja e tem outra moto para passear, ou até para o Baleizão que gosta de andar no mato a dar pau, para os demais, devem pensar 2 x antes de se por em dispendiosas alterações. |
Autor: | Miguel [ 21 fev 2013 10:37 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Pedro BC Escreveu: Sobretudo o Miguel, que não é uma torre em pessoa, não anda a dar pau e faz uma utilização diária da moto, parece-me que vai se arrepender. . Por acaso, não uso a mota diariamente, não sou nenhuma torre e não ando a dar pau, mas certo é que já a senti a bater, se calhar foi azelhice (o mais certo). Fazer esta alteração está no programa mas não será já, existem outras alterações a fazer primeiro As alterações que faço é consoante a aprendizagem na condução e a sua evolução. Mas obrigado pela preocupação |
Autor: | Pedro BC [ 21 fev 2013 11:04 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Miguel, não sendo especialista em suspensões (longe disso) já tentaste regular as suspensões, a LC8 tem muita afinação e podes (e deves) ajustar tanto a compressão como a expansão (é que a malta nunca o faz e quando o faz, normalmente faz ao contrário do que deve). Nas jarras: Em cima, os vulgares clieques, dão-te a expansão, quanto mais apertas, mas lenta é a expansão, uma vez que estás a diminuir o caudal do óleo, ou seja se está lenta / mole, deves desapertar (não o contrário). Em baixo tens a compressão, apertando vais tornar a suspensão mais dura, mais difícil de bater. Jogando com os dois podes rever totalmente o comportamento da moto. Na mola traseira, também podes "brincar" com a suspensão, uma vez que também tens múltiplas afinações de forma a tirares mais partido da moto e fazeres com que ela não "bata". Porque uma coisa é alterar o comportamento da suspensão, fazendo com que ela trabalhe melhor, como fez o Ramito, o Barroso ou o Big, onde se olha para a moto a rolar e tem sempre a roda colada ao chão, outra é a preocupação de a suspensão bater, porque se esse é o problema, antes de alterações, opta primeiro pelas afinações. A minha 690 quando a comprei estava afinada para a pedra, a roda de trás até batia no depósito tal a afinação mole que tinha, foi revista (afinada) e pronto ficou porreira Espero não ter dito nenhuma asneira |
Autor: | Agostinho Gomes [ 21 fev 2013 11:14 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Quando fiz a alteração, foi como começar andar com uma mota nova! Tive de reaprender a andar com a mota novamente, uma vez que apesar de não parecer uma grande alteração, apenas +5cm, na prática é uma grande mudança. É como se fosse outra mota! Tem que se reaprender tudo do zero, pois as reações que a mota nos transmite são diferente, o centro de gravidade muda, logo altera muita coisa na mota, quer seja em estrada (acho que ficou menos maneável), quer em off-road. Concordo com o PedroBC! A minha alteração deveu-se à proteção de carter bater frequentemente, talvez pelas molas erradas para o peso do condutor, ou azelhice do mesmo! Recordo-me de quando fui ao TransAlgarbe e falei com o João Pais sobre as suspensões. E ele me disse que nunca tinha sentido necessidade de aumentar as suspensões da LC8 dele (210mm). |
Autor: | gustavo.ramos [ 21 fev 2013 16:01 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
M-O-L-A-S |
Autor: | Pedro BC [ 21 fev 2013 17:37 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Mas porquê mudar molas sem antes tentar afinar as que se tem? Nem toda a gente pesa os meus avantajados 95 kg. |
Autor: | pedronevs [ 21 fev 2013 17:49 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
gustavo.ramos Escreveu: M-O-L-A-S |
Autor: | gustavo.ramos [ 21 fev 2013 18:53 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Pedro BC Escreveu: Mas porquê mudar molas sem antes tentar afinar as que se tem? Nem toda a gente pesa os meus avantajados 95 kg. Porque as molas da frente da LC8 Adv (qualquer uma) são 4.8N/mm que é bom para poucos solavancos com um condutor que pese prai uns 70 kilos. Mais do que isso e bate no fundo. podes mexer muito em hidraulicos da suspensao, mas o agente principal face ao peso mota+condutor é a mola. O hidraulico condiciona o amortecimento (velocidade de compressao/recuperação) A mola de trás é adequada. |
Autor: | Careca [ 21 fev 2013 22:02 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Sou da opiniao do pedro bc. Acho que antes de investirem em subir a mota devem pensar seriamente no uso que lhe vao dar. Quando subi a minha estive quase para coloca.la nos 265mm tambem porque era bonito e dava um aspecto fixe á mota. Depois de andar em algumas S decidi nao o fazer e aumentei so para 245 (a minha tinha 230). Para andar em cidade ainda fico em pontas de pés (e tenho 1.79m) e para o mato, se tivesse subido mais, qualquer inclinaçao onde tivesse que parar ja me ia deixar desconfortavel e iria andar a cair á la Cabral. Miguel, ja pensaste se um dia subires a 265 e fores dar uma volta com a mulher, quereres parar para ela sair e ficares como uma bailarina russa (apenas com o dedo grande a tocar no chao) you'r going down... |
Autor: | Lança [ 21 fev 2013 22:15 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
A mota em que me senti melhor para enfrentar caminhos mais trialeiros , foi a primeira que tive mais baixinha . Sentia-me bem mais seguro e com melhor domínio nesse tipo de terreno mais agreste , e sentia-me mais à vontade para arriscar certas merdas . Era mais estável em estrada e curvava melhor por ter o centro de gravidade mais em baixo . Tanto a R como esta S que tenho , perde em estrada e na segurança que sinto em trialeiras ( mas esta última por falta de apoio fácil dos pés no chão ) . No entanto , fora de estrada , especialmente aqui no Alentejo , é a loucura rolar em velocidade com este curso de suspensão , é tão fácil exagerar e chegar a velocidades estúpidas que nem se tem noção por vezes que se anda a 190kmh por aqui fora de estrada . E ela absorve practicamente todas as irregularidades com um supless dos diabos . Ponderem bem antes de fazer e gastar tanto dinheiro , em algo que se podem muito bem vir a arrepender . |
Autor: | Gravataça [ 21 fev 2013 23:05 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Pessoal cada caso é um caso, isto é daqueles temas que nunca mais tem fim, eu na minha nunca tive de mudar as molas apenas alterei a valvulação e o nivel do oleo e mexer muito nas afinações para perceber...uma das coisas mais importantes e o sag, curiosamente o maior erro que vejo o pessoal a fazer e a dar carga a mola mal entra no mato o que esta de todo errado, apesar de ja ter tido varias pessoas a dizer que assim é que esta correto... cada um deve tentar perceber a sua mota e as reaçºões, uma mota para passar a fundo nas geiras romanas não pode andar a fundo nos estradões alentejanos e vice versa.... outa coisa que o pessoal deve fazer 1º e a posição de condução, pois maior parte da malta anda com tudo na posição errada so porque o piloto tal usa assim ou assado, mexam alterem posição do guiador das manetes etc, e vão ver que a grandes diferenças e não tenham medo de as suspençõe baterem no fundo elas tão la para trabalhar o curso todo. |
Autor: | Miguel [ 22 fev 2013 08:58 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Careca Escreveu: Miguel, ja pensaste se um dia subires a 265 e fores dar uma volta com a mulher, quereres parar para ela sair e ficares como uma bailarina russa (apenas com o dedo grande a tocar no chao) you'r going down... Sim, já pensei Careca E já disse que nunca falei em medidas... já me sentei em LC8 mais altas que a minha (a do barroso, a do Carlos Silva, a do Lança, a que o Nuno Dias e a ex- do Procoelho) e de todas estas a mais baixa e que me senti melhor e sem dificuldades em termos de altura foi a do Nuno Dias, que senão estou em erro tinha 245mm. Por isso, a altura será essa Depois, antes de alterar a suspensão, tenho outras alterações a fazer... por isso, sem pressa Gustavo, se um gajo pesar entre os 75 e 80kg, e tendo em conta a utilização que dou a minha LC8, investir numas molas "mais fortes" é bom? Obrigado pelos conselhos |
Autor: | nunojdferreira [ 22 fev 2013 09:15 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Lança Escreveu: Ponderem bem antes de fazer e gastar tanto dinheiro , em algo que se podem muito bem vir a arrepender . Ora ai está, gastar tantooooo dinheiro...dass agora na fase final já não tenho remédio, estou a gastar dinheiro que nem sei ainda por cima se vou tirar proveito. primeiro uma preparação "normal" frente e trás para adaptar a Adventure mais ao uso no campo. inicialmente era mais do género revisão que sem duvida fazia falta, peças partidas dentro da susp da frente, a de trás nunca tinha visto óleo mudado que parecia óleo diesel dum camião...etc a partir dai já parti pra parvoeira e pus uma mola progressiva atrás bem como o curso maior. ora a traseira ficou excelente depois de 2 retoques, inicialmente máximo curso e depois pedi para tirar pois andava quase a fazer o pino...ficou de funcionamento um estrondo, ta impec. contra - mandou peso para a frente, com curso origem 210mm e "enfia" a frente no chão como uma avestruz. resultado gastar mais euros em subir frente, ficará agora com 275mm curso total e ver como reage, vou tentar por mais peso "para trás" e espero que fique por aqui pois a mota estava muito complicada de gerir a frente. se ficar por aqui dou graças pois não gasto mais um tostão. senão ficar mais uma vez "incha"... portanto resulta uma brincadeira cara por andar a por coisas aqui e ali, que espero tirar proveito, não tenho duvidas que uma suspensão preparada é muito melhor, mas se calhar fazendo uma revisão boa com uns pozinhos chegava perfeitamente para os gastos. quando tiver conclusões finais criarei um tópico da motorizada. |
Autor: | gustavo.ramos [ 22 fev 2013 09:19 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Miguel, como tudo na vida: Depende do que vais fazer. Estrada e ocasionais estradoes sem grande relevo, está ok, a maioria dos condutores de LC8 não exige mais que isso . Claro que existe uma minoria que gosta de offroad hardcore e aí a coisa muda de figura. A LC8 Adv traz molas dianteiras 4,8N/mm, o mesmo que uma LC4 Adventure. A 525 anda pelos 4,6 e a 450 oscila entre 4,6 e 5,0 dependendo do ano e modelo. Motas totalmente dispares em termos de peso. É fazer contas. Quanto às suspensões baterem no fundo ser aceitável porque o curso está la para isso, isso não é tão linear. É bater o menos possível, porque assim que bate no fundo já não há amortecimento do impacto, a partir daí este é transmitido totalmente ao veiculo+condutor e a estabilidade é muito afectada. |
Autor: | Agostinho Gomes [ 22 fev 2013 10:10 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
pois quando bate no fundo, além do condutor sofrer, o aro da frente fica empenado! |
Autor: | BRUNO BOTELHO [ 22 fev 2013 10:11 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
No meu caso, e como utilizo a LC8 várias vezes no TT, e muitas vezes por trilhos mais agrestes, as alterações valeram bem a pena. A suspensão dianteira em especial absorve as irregularidades com uma suavidade espectacular. Em estrada, perde-se um pouco, tal como o Lança referiu. É como já vários referiram, ponderem bem estas alterações e na vossa utilização, porque não saem baratas. |
Autor: | Agostinho Gomes [ 22 fev 2013 10:15 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
para aqueles que a suspensão bate no fundo: http://www.advrider.com/forums/showpost.php?p=18034454 Finally, revalve the fork at least. Initially I went with a firm exc valving, 5.4N/mm springs and 100mm oil height but it was still bottoming and rider sag was excessive. Other than that, the valving was fantastic. Now I'm running 6.0N/mm springs and 80mm oil height. but have not tested on the super gnarly shit that had the initial set up bottoming. I suspect 90mm oil height will end up about right but this will be a personal preference thing anyway. Alterem o nível do oleo! |
Autor: | Agostinho Gomes [ 22 fev 2013 10:19 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
nunojdferreira Escreveu: Lança Escreveu: Ponderem bem antes de fazer e gastar tanto dinheiro , em algo que se podem muito bem vir a arrepender . Ora ai está, gastar tantooooo dinheiro...dass agora na fase final já não tenho remédio, estou a gastar dinheiro que nem sei ainda por cima se vou tirar proveito. primeiro uma preparação "normal" frente e trás para adaptar a Adventure mais ao uso no campo. inicialmente era mais do género revisão que sem duvida fazia falta, peças partidas dentro da susp da frente, a de trás nunca tinha visto óleo mudado que parecia óleo diesel dum camião...etc a partir dai já parti pra parvoeira e pus uma mola progressiva atrás bem como o curso maior. ora a traseira ficou excelente depois de 2 retoques, inicialmente máximo curso e depois pedi para tirar pois andava quase a fazer o pino...ficou de funcionamento um estrondo, ta impec. contra - mandou peso para a frente, com curso origem 210mm e "enfia" a frente no chão como uma avestruz. resultado gastar mais euros em subir frente, ficará agora com 275mm curso total e ver como reage, vou tentar por mais peso "para trás" e espero que fique por aqui pois a mota estava muito complicada de gerir a frente. se ficar por aqui dou graças pois não gasto mais um tostão. senão ficar mais uma vez "incha"... portanto resulta uma brincadeira cara por andar a por coisas aqui e ali, que espero tirar proveito, não tenho duvidas que uma suspensão preparada é muito melhor, mas se calhar fazendo uma revisão boa com uns pozinhos chegava perfeitamente para os gastos. quando tiver conclusões finais criarei um tópico da motorizada. andas a inventar! é tão simples a alteração no amortecedor traseiro que até custa a acreditar que é assim tão simples! |
Autor: | nunojdferreira [ 22 fev 2013 10:21 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Agostinho Gomes Escreveu: andas a inventar! é tão simples a alteração no amortecedor traseiro que até custa a acreditar que é assim tão simples! é...como sai barato, invento invento... |
Autor: | Agostinho Gomes [ 22 fev 2013 10:32 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
nunojdferreira Escreveu: Agostinho Gomes Escreveu: andas a inventar! é tão simples a alteração no amortecedor traseiro que até custa a acreditar que é assim tão simples! é...como sai barato, invento invento... Como disse o Gustavo, a mola do traseiro da tua LC8 com 210cm de curso é uma de 150Nm (+10Nm que a mola das LC8 S e R ). Esta mola é excelente! No caso da LC8 210mm, não é preciso troca-la, apenas calça-la e afinar corretamente a alta e baixa velocidade na compressão (compression) e a extensão (rebound), tal como referiu o PedroBC. |
Autor: | Gravataça [ 22 fev 2013 10:55 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
meus amigos como disse isto e bater no ceguinho, cada um tem a sua opinião o que eu posso dizer é que com muito pouco dinheiro as suspensões da lc 8 ficam um mimo e não adianta andar para aqui a escrever, é passar para o terreno, o mal é o pessoal teclar muito e ler muito , são engenheiros a mais, gajos a querem ganhar dinheiro (ou melhor roubar o dinheiro ao povo). quanto a suspensão bater no fundo a forma de alterar isso sem mexer na suavidade do hidráulico, para quem pode pesquisar um pouco de certeza que encontra na net a explicação como se faz.. continuo a dizer que maior parte do pessoal que aqui anda, anda com o sag errado.... |
Autor: | JaimeX [ 22 fev 2013 11:40 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Gravataça Escreveu: continuo a dizer que maior parte do pessoal que aqui anda, anda com o sag errado.... nem mais, mas existe sempre o problema de saber qual o SAG ideal, outra situação por norma errada na procura do SAG ideal, é a malta apertar a mola do amortecedor de trás muito além do recomendado. se o SAG estiver errado, todas as outras afinações nunca serão as correctas. Mas se a LC8 como já aqui foi dito tiver umas molas muito macias na frente, irá sempre obrigar a mudar as molas para se conseguirem os valores ideais para cada um, não é uma alteração muito cara. Re-valves, mudança da viscosidade ou da quantidade de oleo, alteram o funcionamento da suspensão, mas não evitam o bater no fundo etc. Não esquecer que o SAG deve ser medido com o equipamento vestido. oram vejam isto http://www.motox.com.br/publix/?id=2458 http://www.moto-pro.com/files/shoptips/setting_rear_sag.pdf Com bonecos http://www.howcast.com/videos/480850-How-to-Set-Motorcycle-Suspension-Sag-Motorcycles-101 |
Autor: | gustavo.ramos [ 22 fev 2013 11:58 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
Agostinho Gomes Escreveu: pois quando bate no fundo, além do condutor sofrer, o aro da frente fica empenado! a LC8 Adv até deve conseguir empenar o aro quase quando está estacionada, quanto mais quando a suspensao bate no fundo... Podemos escrever/conversar muito, mas as leis da Fisica e Força Gravitica são universais! ou pelo menos no SI. |
Autor: | Miguel [ 22 fev 2013 12:24 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: como aumentar curso da suspensão para 265mm na ADVENTURE |
gustavo.ramos Escreveu: Miguel, como tudo na vida: Depende do que vais fazer. Estrada e ocasionais estradoes sem grande relevo, está ok, a maioria dos condutores de LC8 não exige mais que isso . Claro que existe uma minoria que gosta de offroad hardcore e aí a coisa muda de figura. A LC8 Adv traz molas dianteiras 4,8N/mm, o mesmo que uma LC4 Adventure. A 525 anda pelos 4,6 e a 450 oscila entre 4,6 e 5,0 dependendo do ano e modelo. Motas totalmente dispares em termos de peso. É fazer contas. No meu caso, dou-lhe um uso TT, às vezes com algum relevo, dai a minha pergunta. O melhor mesmo é quando estiver contigo, ai falamos sobre isso Obrigado |
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