Data/Hora: 28 abr 2024 17:34




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ] 
 Super Té Vs Africa Twin 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Super Té Vs Africa Twin
Puto estúpido, sem dinheiro, indeciso e sonhador transitei da ideia de comprar uma XT660Z ou uma BWM F800gs para algo que consigo pagar do meu bolso a mais curto prazo:

Ou uma Africa Twin Ou uma Super té.

Até agora as únicas diferenças que conheço entre estes 2 modelos são:
Super Té arranja-se mais barata que a AT.
a S-Té é um pouco mais alta (ja me sentei numa e continua a ser baixa o suficiente)
a S-Té tem mais 10cv e uns Kg a mais (Mas não sei quantos)


Podem-me aconselhar?
(mais uma vez peço desculpa por levantar questões que para vocês devem ser mais que óbvias, mas isto de ser maçarico é assim mesmo :ups: )

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


Editado pela última vez por Guerra em 24 set 2009 17:15, num total de 1 vez.



24 set 2009 17:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 abr 2009 18:45
Mensagens: 262
Localização: Faro
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Não sei porque razão mas africa twin sem dúvida. Pelo menos eu nem pensava duas vezes.


24 set 2009 17:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
adalgur Escreveu:
Não sei porque razão mas africa twin sem dúvida. Pelo menos eu nem pensava duas vezes.


+1

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


24 set 2009 19:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Africa Twin, sem dúvida :nod:
Já conduzi uma e adorei [clap]

Imagem

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


24 set 2009 19:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 03 jun 2009 22:28
Mensagens: 479
Localização: Loures
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
epá... esta é a minha deixa, está em causa a honra do clã!! ;)

Primeiro que tudo aviso que sou suspeito falar... mas vou tentar.

Em termos de fiabilidade, ambas já deram mais que provas. Depende só mesmo do trato que o dono lhes dá e quando digo mau trato não me refiro a TT pois isso é o habitat natural delas.

XTZ750 é viciante devido á elasticidade e força do seu bicilindrico de origem RR e mto confortavel em grandes estiradas, mas devido á altura aliada á largura entre pernas, peso e rebeldia caracteristica do conjunto não a aconselho como 1ª moto ou moto para pessoal baixo.

A ST:

Em estrada

Em recta... perguntem ás rr´s que tentam fazer comer poeira e uns segundos depois a TéXL está coladinha a elas - os 4,7s dos dos 0 100kms/h declarados de fabrica devem ajudar...e depois das 6000rpm???...ai ai só de falar até apetece ir buscá-la de novo á garagem.

A curvar... Uma autentica Trail super desportiva, dá gosto abusar da parede lateral dos pneus.

Consumos... depende muito do nosso punho, em média na serra a velocidades comedidas - 6,8lts, mas também já me gastou 9,5 em autoestrada a velocidades fora da lei. Há um kit económico que, segundo dizem, faz os consumos baixarem para 6,0l.


Em TT

aqui supreende!! Antes de ter uma, sempre disse que era uma mota excelente para viagens mas em TT punha as minhas duvidas...devo um pedido de desculpas ao criador da ST - É UM TRACTOR DO CARAÇAS!! Dá um gosto bestial em TT comandar este peso pesado:

...na Areia:
nota-se bem o peso, á minima travagem ou desaceleração a frente tem tendencia para fugir e escorregar para os lados, pondo em cheque o controlo da situação. segundo o construtor para termos uma excelente curvadora em estrada teve-se de sacrificar um pouco em TT. Mas alterando a suspensão dianteira (molas progrssivas + oleo mais denso ou susp. invertida) consegue-se corrigir.

...em Lama:
O peso é uma vantagem, parece que rolamos em alcatrão é só dar gaz e controlar a roda traseira.

...com Pedra:
As suspensões dão bem conta do recado, amortecendo todas as chicotadas dadas pelo relevo. Parece uma cabra XXL .

...nos Estradões:
Aqui maravilha-nos!! A potencia disponivel para vermos o velocimetro a subir vertiginosamente poe-nos a babar. Agora entendo o gozo de, nas pistas do saudoso "Dakar", os concorrentes comprometerem a sua segurança em prol de voar baixinho com estas motas. Dá um gozo bestial fazer pistas de terra batida alternada com mini troços de areia ou pedra a velocidades perto dos 200km/h. É viciante...

Mesmo não sendo como a "cabra" Té 600 em offroad, oferece diferentes sensações que com a 600 não se consegue.

Resumindo...

Prós:

Conforto - Supreende pelo conforto fora de estrada (há muitos anos que não andava tanto tempo sentado fora de estrada em duas rodas).

Potencia - tem potencia disponivel para ultrapassar qualquer tipo de obstaculo e brincar á vontade quando a velocidade nos é permitida.

Suspensões - ambas supreenderam, nunca chegaram ao fim do seu curso mesmo em condições adversas.

Ciclistica - impecável para a mota que é, em TT surpreende-nos muito pela positiva dando-nos uma sensação de rigidez necessária na transposição de qualquer tipo de obstaculo.

Altura - é uma Trail mais alta que o normal, embora esta caracteristica possa ser um entrave para pilotos com estaturas medianas, é excelente nos trilhos.

Contras:

Na areia - a direcção teria muito a ganhar com uma pequena alteração na carga da suspensão do conjunto dianteiro. Aconselhada pressão baixa/média na roda da fente para diminuir os riscos de fuga lateral de direcção. Talvez tb devido ao peso, quando foge...foge mesmo.

Em baixas rotações - Com o escape de origem tem um pequeno poço de potencia em baixa rotação. Uma simples troca de escapes por um de rendimento apaga por completo essa caracteristica e dá uma nova vida ao motor.


Diferenças evidenciadas entre ST e AT
(já amplamente discutidas por mim com amantes incondicionais de AT´s):

- Motor - A AT tem um motor mais suave e meigo de domesticar, a ST é um pouco rebelde mas proporciona outras sensações. A durabilidade é defendida pelos ATêzistas, eu pessoalmente consigo apresentar ST com 350.000Km, talves pelo gozo que dá enrrolar o punho haja quem as estrague mais.

- Ciclistica - A ST é mais endurista, embora a AT com um bom kit de unhas não se deixe ficar para trás. Em estrada ambas são excelentes.

- Conforto - Tirando a a caracteristica da ST ser mais altaque pode ser condicionante, ambas proporcionam um bom conforto dentro e fora de estrada.

- Suspensões - Ambas têm suspensões com comportamento identico.

- Consumo - A AT ganha facilmente á ST em termos de economia. E acreditem que poupar gasolina sabendo que ás 6000rpm temos um disparo que mais parece uma turbina a entrar em funcionamento...não se consegue controlar o não enrolarmos o punho.

- Potência - É facil apaixonarmo-nos pela ST neste capitulo, perdoem-me os ATezistas mas sem margem de duvida não se compara um motor em V da AT com um motor originamente concebido para a pista (FZR750 exup) e alterado para dois cilindros para aumentar a capacidade de reacção em baixas.

- O preço de usadas - devido á condicionante da altura e rebeldia, a procura é menor logo o preço tb o é e há menos no mercado.


Aconselho vivamente a experimentares pessoalmente ambas e decidires depois.


Espero que tenha ajudado!!

_________________
Vítor Costa
(Ténéréoólico)

XT 600Z Ténéré 89
CM125C Scrambler 92

www.TENERECLUBEPORTUGAL.pt.vc


Editado pela última vez por VitorCosta em 24 set 2009 21:48, num total de 1 vez.



24 set 2009 21:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
UAU ! Guerra , espero que as tuas dúvidas se dissipem , caso contrário procura um psiquiatra :D , pois melhor que isto não arranjas [wink]

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


24 set 2009 21:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 10:26
Mensagens: 658
Localização: Viseu
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Nem Freud conseguia explicar melhor! :D

No que respeita à estética de ambos os modelos, já é assunto que só dirá respeito a cada um de nós :unibrow:

_________________
Suzuki DRZ E 400 + ?
http://picasaweb.google.pt/victorfig


Editado pela última vez por Victor Figueiredo em 25 set 2009 00:19, num total de 2 vezes.



25 set 2009 00:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Bom, esteticamente so tenho a dizer isto:

Imagem

Cag* um pé todo se não meter a minha futura Super-té assim :D .

Agradeço imenso a extensa descrição mas sei que o Vitor Costa é suspeito (aliás, foi graças a ele que comecei a ponderar a S-té) por isso agradecia que algum Africa Twinólico deixasse o seu parecer para equilibrar aqui a opinagem :D :D

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


25 set 2009 04:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Eu não pensava mais nisso :) pricipalmente depois de ver essa foto :D

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


25 set 2009 13:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Guerra (o tal que estava no paleio mesmo ao lado da minha tenda às 3h00!) :D , :thumbsup:

Mas já tens propostas? Já viste alguma que esteja à venda de algum destes modelos? Não esqueças depois, antes do acto "comprar" propriamente dito, de pedir aqui conselhos aos mais experientes.

Abraço


25 set 2009 15:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 10:26
Mensagens: 658
Localização: Viseu
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Também podes fazer algo assim: :D :okkk:

Imagem

_________________
Suzuki DRZ E 400 + ?
http://picasaweb.google.pt/victorfig


25 set 2009 16:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Ui......... :eek:
Agora é que desorientaste o rapaz Vitor... :D :D E a mim também... [bigsmile]


25 set 2009 16:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
O VFigueredo... o que raio são aquelas 2?
Isso ja são OBNIs (Objectos Bonitos Não Identificiados) já não é bem o que me interessa (até porque sai caro mas caro fazer esse tipo de modificações!)

NunoBarbosa Escreveu:
Guerra (o tal que estava no paleio mesmo ao lado da minha tenda às 3h00!) :D , :thumbsup:

Mas já tens propostas? Já viste alguma que esteja à venda de algum destes modelos? Não esqueças depois, antes do acto "comprar" propriamente dito, de pedir aqui conselhos aos mais experientes.

Abraço


Pois a minha intenção é precisamente informar-me convosco.
Ainda só andei assim a ver preços por alto para ter uma noção (no stand virtual)... Acabei agora o curso e ainda tou em fase de angariação de fundos para fazer a compra :D

Quanto ao barulho Nuno... lamento imenso, a sério que lamento. Mas éramos muitos e muito bebados :ups: :lotlol: A juventude não perde uma oportunidade de castigar o fígado. :D

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


25 set 2009 16:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 abr 2009 18:45
Mensagens: 262
Localização: Faro
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Se não estou em erro são AT, mas não ponho as mãos no fogo.


25 set 2009 16:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 jul 2009 14:17
Mensagens: 514
Localização: Aroeira
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Sim são todas AT´s!
A Honda devia inspirar-se nestas transformações,pois uma mota com este look e com a fiabilidade da AT ui,ui!!!Toma lá mais!ImagemUma Tuga!
Imagem
Imagem
Imagem
agora compara com a Yamaha,lol!!!
Imagem

_________________
Uma AT sem riscos não é uma AT!
XR600 Punkecastech
Drz400


25 set 2009 18:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
A look nem é o mais importante, porque a mota original ja é bonita... é mas é o peso!
Essas "aranhíças" parecem pesar menos 30kg ou mais que a original [hum] [hum]

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


26 set 2009 20:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Estás metido num molho de brócolos, foste buscar logo dois dos grandes ícones do universo MaxiTrail.

Eu tive uma ST e agora tenho uma AT, não tenho nenhum kit de unhas, nesse particular sou de uma terrível vulgaridade.

A minha opinião:

Em estrada
A ST – Tem um grande motor, a partir das 5.000 começa a gritar e a adrenalina sobe à velocidade da rotação, dá um gozo do caneco. Fui com ela até à Albânia e nunca me deu o menor dos problemas.

A AT – Pois, em estrada não dá o mesmo gozo, mas perdoem-me os muitos fãs das ST, a ciclista da AT é outra loiça, curva melhor, é mais estável e trava melhor, apesar de estar longe de travar bem.

Fora de Estrada:
Prefiro sem qualquer margem de dúvidas a AT, com esta faço tudo e arrisco tudo, naturalmente que não é perfeita, as suspensões levam cada coça, porque o curso da frente não é suficiente, e é uma moto que pesa mais de 200 kg, mas transmite sempre um enorme equilíbrio e segurança, com a ST fazia alguma coisinha, mas sorry, o que faço com a AT não fazia com a ST e o kit de unhas é o mesmo.

Naturalmente que há pessoal que me dá um baile com as suas ST mas isso não tem a ver com a moto mas com o kit de unhas de cada um, aliás no último fds numa verdasca organizada num outro fórum, andava a fazer de cicerone uma BMW GS 1150 com pneus de ir ao café, que passava por qualquer banco de areia, ou obstáculos, que era meter inveja.

Caríssimo, a solução é: Compra as duas

_________________
;-)


28 set 2009 17:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Acho que o factor preferencial vai ser mesmo o preço :(

Agradeço as informações de todos, já consigui saber qualquer coisinhas das duas motas, agora quando fôr possivel vou tentar experimentar ambas e ver se ha alguma que me dê "o click".

Se alguém quiser acrescentar mais info, força :thumbsup: :D

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


29 set 2009 14:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 abr 2009 18:45
Mensagens: 262
Localização: Faro
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Sei que é um aparte mas não deves considerar o dinheiro como um entrave. Mais vale a pena aguentares mais tempo e comprares algo que te agrade, ou que te encha as medidas, do que comprares só para matar o bichinho do tt e depois arrependes-te. Não estou a dizer, é claro, que isso vai acontecer. Motas vão sempre existir à venda, por isso o meu concelho é veres com muita calma e decidires quando tiveres o capital para escolheres entre duas ou três que aches que são as correctas. Mas isto sou eu a falar e não me considero exemplo para ninguém.


29 set 2009 15:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Ainda nao tinha falado porque nunca tive nenhuma das duas...
Tudo depende quanto é o teu orçamento, guerra.
Deixo aqui estes links com várias motas e a preços acessiveis, é só escolher.

Olha AT's:

http://www.standvirtual.com/index.php?o ... =34&mo=550

E ST's:

http://www.standvirtual.com/index.php?o ... 73&mo=1642

Acho que as ST arranjas mais baratas...

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


29 set 2009 15:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Um diz-me uma coisa, o outro diz-me precisamente o contrário :D :D

Mas percebi ambas as ideias, e é claro que mais vale esperar um pouco e comprar uma mota que me sirva uns anos do que outra que me deixe desde sempre a pensar: "Ah, a outra é que tinha sido mota pra mim..."

Vou tentar experimentar as duas, e logo vejo.
Com um pouco de sorte, gosto da mais barata :D

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


30 set 2009 11:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 03 jun 2009 22:28
Mensagens: 479
Localização: Loures
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
...como já disse anteriormente...experimenta-as e depois tira conclusões proprias.

O que é melhor para mim, pode nao ser o melhor para ti e vice versa. não há como tirares as tuas proprias experiencias.

_________________
Vítor Costa
(Ténéréoólico)

XT 600Z Ténéré 89
CM125C Scrambler 92

www.TENERECLUBEPORTUGAL.pt.vc


30 set 2009 14:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 abr 2009 20:57
Mensagens: 131
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Caro Guerra,

As diferenças cifram-se no carácter da moto:

1 - Africa Twin - algo anémica em termos de potência, mais linear também, mas compensa em fiabilidade (há motores destes com centenas de milhares de quilómetros). Motor bastante progressivo elinear, como já disse.





2 -Super T - Motorzaço, subida de rpm's mais agressiva (5 válvulas por cilindro e DOHC obligent). Em termos de sensações não tem nada a ver com a Afr Twin...esta é forte em sensações! No entanto, a longo prazo não se revela tão duradouro o motor, principalmente se for mal tratado, bem mas nesse caso nehum o é....







Salvaguardando algumas diferenças podemos dizer que o que referi é válido, hoje em dia, para a BMW GS e a KTM adv respectivamente, no entanto, a AF Twin (é de longe) menos potente ainda. [hum] Depende do uso que pretenderes dar à moto: se quiseres ser um globetrotter, às tantas a Twin é melhor, se quiseres andar com essa malta na cóboiada em Todo Terreno desportivo, talvez a ST se safe melhor.


07 out 2009 21:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: Super Té Vs Africa Twin
Em resumo, (e agora já não estou a comparar as 2 motos), se comprar uma AT aconselham que procure comprar qual modelo/ano? E se for a ST?

E para cada uma das motas, quais são assim os "calcanhares de Aquiles" que devem ser verificados na comprar de uma usada?

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


25 out 2009 18:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.