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 MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA 
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Aventureiro
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Passando à montagem das peças necessárias para esta alteração, a SRMOTO foi um importante aliado nesta missão, não só no fornecimento das peças, mas também na preciosa mão-de-obra do Mestre Ernesto.
A suspensão dianteira foi toda desmontada e refeita com os novos interiores, sem qualquer complicação.
Ainda no descanso central, já era vísivel o curso superior, através do maior comprimento da baínha:

Imagem

Passando para a suspensão traseira, surgiu um imprevisto, não era possível desmontar a mesma, dado que era necessário uma ferramente muito específica, e que, normalmente, só os técnicos de suspensões possuem. Resumindo, nada feito…
Mas não valia a pena desanimar, a SRMOTO possui contactos na área de suspensões, e rapidamente enviou a suspensão traseira para Coimbra, para os cuidados do Pedro Barbaças, reconhecido mecânico e especialista em suspensões, bem como proprietário da “BRC - Barbaças Racing Corporation”.
Portanto, não havia razões para me preocupar
Passados alguns dias, a suspensão traseira ficou pronta, onde não só foi realizado o serviço pretendido, como também foi revista, de forma a ficar como mandam as regras.
Na foto abaixo, é possível visualizar o casquilho/espaçador fornecido pela ktmtwins:

Imagem

A suspensão traseira devidamente revista e com maior curso:

Imagem

Veio tão limpinha e com tão bom aspecto, que mais parecia uma unidade totalmente nova.
Com as suspensões alteradas e montadas, estava concluída a alteração.
Com esta alteração, não só aumentou a distância da mota ao solo e a sua altura, como também aumentou o curso das suspensões, que era o objectivo primordial.
Em termos de curso, e se não estou em erro, a minha 950 passou dos 210 mm, para uns bem mais ousados 245 mm.
O meu 1,76 metros vão ter que se adaptar à nova altura da “besta”…
Com esta alteração, reparem que na foto abaixo a roda traseira agora toca no chão, devido à maior altura da mota:

Imagem

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Bruno Botelho
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12 out 2011 18:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Aventureiro
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Colocava-se outro problema, já não conseguia rodar com a roda traseira, tornando a tarefa de manutenção, como colocar óleo de corrente, impossível.
Na prática, as suspensões já eram de uma “S”, mas o descanso central não. Pior, com esta alteração, o descanso lateral também ficou desadequado, ficando a mota excessivamente deitada.
Só me restavam 2 soluções, ou encomendava os descansos da “S”, ou modificava estes, aumentando-lhes em comprimento. Também podia deixar como estava, mas não seria conveniente ou funcional.
Uma vez mais, a SRMOTO foi um parceiro à altura das exigências, e através dos seus contactos com uma Serralharia, neste caso a Serralharia Outeiro, conseguiu-se modificar os descansos, aumentando-lhes em comprimento, e de acordo com os dados da fiche técnica da “S”.
Ficaram bem modificados, e praticamente não se nota que foram cortados e aumentados, tal o bom serviço de Serralharia que sofreu.
Atenção, não foi só cortar e soldar o aumento, de forma a não deixar os descansos fragilizados, foi feito um reforço no interior dos descansos.
Posto isto, a mota já ficava com a roda traseira fora do chão, já sendo possível executar tarefas de manutenção:

Imagem

Agora sim, já é oficialmente uma “S” :yesss:

Imagem

Só para comparação, reparem na diferença de altura de uma “normal”, a da esquerda, para uma “S”, a da direita:

Imagem

Imagem

Quase que faz parecer que se trata de uma mota maior, tal a ilusão que a diferença de altura cria visualmente.
Vou ter que comprar saltos altos.

Imagem

E na prática, quais as diferenças sentidas?
Bem, já testei no terreno esta alteração, e estou em condições de dizer que as diferenças são muitas, e para melhor.
Já não acontece um afundar excessivo da suspensão, ou mesmo o risco de esgotar o curso, dado que os milímetros a mais fazem toda a diferença, proporcionando uma leitura superior do terreno. Sinto uma maior suavidade e menos agressividade/pancada transmitida aos braços.
Mesmo nos saltos, as diferenças sentem-se, com as recepções a serem mais suaves e macias.
Para já, ADOREI!!!

Imagem

No asfalto, a maior altura e curso das suspensões superior não se tornaram desajustados, pelo contrário, continua com um bom comportamento no asfalto. A diferença é que passamos do 1º andar para o 2º.
Relembro que o objectivo desta alteração centrou-se no melhoramento do desempenho da 950 no fora de estrada, objectivo que foi atingido.
No entanto, esta alteração ainda é passível de ser melhorada, ou seja, penso que no futuro irei trocar as molas da suspensão dianteira por umas de resistência superior.
A ver vamos, mas de momento estou muito satisfeito.

Imagem

Imagem

Por fim, resta-me dirigir um grande OBRIGADO à SRMOTO pelo empenho que demonstraram nesta aventura, pois sem eles não era possível.
OBRIGADO ao Mestre Ernesto pelo seu excelente serviço, assim como ao Pedro Barbaças pelo seu também excelente serviço. Grandes Técnicos!!!

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Bruno Botelho
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Nice!! :nod:

proximo passo: FCR!

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Gustavo Ramos


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12 out 2011 21:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
gustavo.ramos Escreveu:
Nice!!

proximo passo: FCR!


Já me passou pela cabeça :unibrow:
Também já pensei em trocar a transmissão, ou seja, actualmente tenho 16X42, que em relação à transmissão de série é menos 1 dente no pinhão de ataque, para colocar uma 16X45, ou seja, aumentar na cremalheira.
Segundo alguns relatos que li no ADVRIDER, dizem que fica brutal, especialmente para que faz incursões TT.
Contudo, estou com receio que fique curta demais...
Já pensaste ou fizeste esta alteração?

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Bruno Botelho
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AquAmAn
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
BRUNO BOTELHO Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
Nice!!

proximo passo: FCR!


Já me passou pela cabeça :unibrow:
Também já pensei em trocar a transmissão, ou seja, actualmente tenho 16X42, que em relação à transmissão de série é menos 1 dente no pinhão de ataque, para colocar uma 16X45, ou seja, aumentar na cremalheira.
Segundo alguns relatos que li no ADVRIDER, dizem que fica brutal, especialmente para que faz incursões TT.
Contudo, estou com receio que fique curta demais...
Já pensaste ou fizeste esta alteração?


Eu tenho 15x42 e fiquei fã :D
E se fores fazer uma viagem longa, trocas o pinhão por um de 16 dentes.


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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Ficou com bom aspecto . É preciso é que estejam bem afinadas para ti .
E não falta pézinho ?

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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Lança Escreveu:
E não falta pézinho ?


Nem me fales nisso :D
Falta sim senhor, tou a adaptar-me :fiu:
O importante é que ainda não caí :D

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Bruno Botelho
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Miguel Escreveu:
Eu tenho 15x42 e fiquei fã


Também é uma hipótese :thumbsup:

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Ric Pastrana
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
BRUNO BOTELHO Escreveu:
Lança Escreveu:
E não falta pézinho ?


Nem me fales nisso :D
Falta sim senhor, tou a adaptar-me :fiu:
O importante é que ainda não caí :D


Isto faz-me lembrar alguém!

O teu topico ta excelente! Obg.
Abraço

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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
BRUNO BOTELHO Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
Nice!!

proximo passo: FCR!


Já me passou pela cabeça :unibrow:
Também já pensei em trocar a transmissão, ou seja, actualmente tenho 16X42, que em relação à transmissão de série é menos 1 dente no pinhão de ataque, para colocar uma 16X45, ou seja, aumentar na cremalheira.
Segundo alguns relatos que li no ADVRIDER, dizem que fica brutal, especialmente para que faz incursões TT.
Contudo, estou com receio que fique curta demais...
Já pensaste ou fizeste esta alteração?


Boas Bruno, eu na minha 950 tinha 15 x 45, (menos um dente no pinhão, e mais tres na cramalheira) no meu entender fica brutal!!! Fica mais curta sim mas chegava quase aos 220 na mesma! E em TT torna tudo mais fácil em baixas...

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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Nuno, tu ainda tinhas a tua 950 mais curta que eu :nod:


13 out 2011 13:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Nuno_Dias Escreveu:
Fica mais curta sim mas chegava quase aos 220 na mesma! E em TT torna tudo mais fácil em baixas...


:eek: :D :cachaço: :music:

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13 out 2011 13:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Lança Escreveu:
Nuno_Dias Escreveu:
Fica mais curta sim mas chegava quase aos 220 na mesma! E em TT torna tudo mais fácil em baixas...


:eek: :D :cachaço: :music:


:cachaço:
Querem lá ver....
Houve por aí um jantar do forum em que nenhuma se chegou perto.... :rlx:

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13 out 2011 13:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Nuno_Dias Escreveu:
Lança Escreveu:
Nuno_Dias Escreveu:
Fica mais curta sim mas chegava quase aos 220 na mesma! E em TT torna tudo mais fácil em baixas...


:eek: :D :cachaço: :music:


:cachaço:
Querem lá ver....
Houve por aí um jantar do forum em que nenhuma se chegou perto.... :rlx:


:D :D :D :D :D

Ate agora o maximo que cheguei foi 215km/h. Pois ainda nao tive oportunidade de esgotá-la até ela nao dar mais. Mas irei testar :nod:

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"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos!"


13 out 2011 13:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Nuno_Dias Escreveu:
BRUNO BOTELHO Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
Nice!!

proximo passo: FCR!


Já me passou pela cabeça :unibrow:
Também já pensei em trocar a transmissão, ou seja, actualmente tenho 16X42, que em relação à transmissão de série é menos 1 dente no pinhão de ataque, para colocar uma 16X45, ou seja, aumentar na cremalheira.
Segundo alguns relatos que li no ADVRIDER, dizem que fica brutal, especialmente para que faz incursões TT.
Contudo, estou com receio que fique curta demais...
Já pensaste ou fizeste esta alteração?


Boas Bruno, eu na minha 950 tinha 15 x 45, (menos um dente no pinhão, e mais tres na cramalheira) no meu entender fica brutal!!! Fica mais curta sim mas chegava quase aos 220 na mesma! E em TT torna tudo mais fácil em baixas...


yaa!! brutais cavalos! [bigsmile]

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Gustavo Ramos


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#108


13 out 2011 17:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
BRUNO BOTELHO Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
Nice!!

proximo passo: FCR!


Já me passou pela cabeça :unibrow:
Também já pensei em trocar a transmissão, ou seja, actualmente tenho 16X42, que em relação à transmissão de série é menos 1 dente no pinhão de ataque, para colocar uma 16X45, ou seja, aumentar na cremalheira.
Segundo alguns relatos que li no ADVRIDER, dizem que fica brutal, especialmente para que faz incursões TT.
Contudo, estou com receio que fique curta demais...
Já pensaste ou fizeste esta alteração?


Não pensei muito no assunto, mas um dia destes avanço para uma ideia que tinha com a DR, um conjunto de cremalheira extra com mais dentes. Assim muda-se a relação de transmissão num instante conforme o espirito :unibrow:


Migual, tu tens 15/42 porque de origem tens 16/42, enquanto que as LC8 anteriores a 2008 (salvo erro) tem de origem 17/42 e alteram para 16/42.

a relação final pré 2008 17/42 e pós 2008 16/42, se não é identica, é muito parecida.

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Gustavo Ramos


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13 out 2011 17:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
gustavo.ramos Escreveu:
enquanto que as LC8 anteriores a 2008 (salvo erro) tem de origem 17/42


2009 , passaram para 16 nos modelos de 2010 .

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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Sim, tenho 15x42
E sim, todas as LC8 a partir de 2010 vinham com uma relação de 16x42

Nota: é mais fácil de arranjar uma cremalheira de 45 dentes do que um pinhão de 15 dentes...


14 out 2011 07:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
eu ando ao tempo para arranjar uma de 45 e não consigo aqui na zona :stupid: :stupid:


14 out 2011 09:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Gravataça Escreveu:
eu ando ao tempo para arranjar uma de 45 e não consigo aqui na zona :stupid: :stupid:



Ebay .

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14 out 2011 09:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Podes comprar aqui:

http://www.supersprox.com/eshop/products.php?cat=1383

....e pagar por Paypal, tal e qual como no ebay.


14 out 2011 09:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mad Dog
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
:okkk:


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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Miguel Escreveu:
Sim, tenho 15x42
E sim, todas as LC8 a partir de 2010 vinham com uma relação de 16x42

Nota: é mais fácil de arranjar uma cremalheira de 45 dentes do que um pinhão de 15 dentes...


É o q tenho na minha tb e gosto muito... :okkk:

PS: o Miguel da Migtec tem lá uns q mandou fazer... [wink]

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Rui Morgado
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
Miguel Escreveu:
Sim, tenho 15x42
E sim, todas as LC8 a partir de 2010 vinham com uma relação de 16x42

Nota: é mais fácil de arranjar uma cremalheira de 45 dentes do que um pinhão de 15 dentes...

Permite-me a correção:

"... a partir de 2009..."

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Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


07 nov 2011 12:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: MODIFICAÇÕES NA KTM ADVENTURE AÇORIANA
KTM 950 ADVENTURE Kickstand Relocation Bracket

Já algum tempo que o grupo das ADVENTURES de São Miguel pretendia realizar mais uma alteração nas mesmas, isto é, alterar a localização do descanso lateral.
Mas porquê???
Simples, para os menos atentos, o suporte de série do descanso lateral da 950 (e também da 990) é aparafusado directamente no motor, o que à primeira vista parece não ter problema.
Contudo, o facto deste suporte estar aparafusado directamente no motor, pode trazer alguns problemas, como já aconteceu a alguns proprietários destas motas. Por exemplo, em uso fora de estrada, uma pancada de uma pedra no descanso ou suporte do mesmo, poderá originar uma fissura na zona onde o suporte está aparafusado, que mais não é, também, o cárter do motor.
Uma foto a exemplificar uma fissura originada por uma destas situações (felizmente não é a minha mota):

Imagem

Aparentemente, uma fissura “inocente”, mas que com o tempo começa a deixar escapar óleo, além da própria fissura poder aumentar de tamanho, com o simples apoiar da mota no descanso lateral.
Recordo-me de um exemplo destes, que ocorreu exactamente na viagem à volta do mundo, que o Motociclista Aurel está a realizar (http://www.the-great-adventure.fr/), ou seja, ele já tinha alterado a localização do descanso lateral, mas voltou à localização de série e, azar do destino, bateu com o descanso numa pedra com alguma violência e ficou com uma fissura no cárter: http://www.the-great-adventure.fr/wordp ... 71&lang=en
O maior problema nestas situações é resolver o problema da fissura. No entanto, não é uma reparação fácil ou barata. Se for para tentar fechar a fissura, exige serviço especializado, que, segundo consta, não é barato. Outra solução, é desmontar o motor e substituir esta metade do motor, o que também não é barato.
Tendo em conta que normalmente usamos estes “mamutes” no fora de estrada, achamos por bem tomar medidas no sentido de evitar esta situação, mesmo que as possibilidades de acontecer sejam 1 num milhão.
Para tal, o mercado americano disponibiliza vários sistemas que alteram a localização do suporte do descanso. Mas nem todos parecem 100% fiáveis, dado que alguns continuam a recorrer à localização de série, mas usando umas artimanhas diferentes.
A melhor opção, e que tem tido muita procura, é a fornecida pela KTM KICKSTAND.
Este fabricante construiu um suporte que altera a localização do descanso lateral para a zona do sub-quadro, através de um suporte construído através de processos de CNC, em aço ultra resistente:

Imagem

Este novo suporte aproveita a zona onde o sub-quadro se aparafusa à estrutura principal, bem como a zona onde os batentes do descanso central se aparafusam.
Na compra deste suporte, o fabricante oferece a extensão do cabo corta corrente do descanso lateral.
Bem pensado!

Imagem

Ora bem, após algumas trocas de mail com o fornecedor do KTM Kickstand Relocation Bracket, lá efectuamos a encomenda de 3 destes suportes, para mim, Miranda e Narciso. A encomenda ficou pendente durante algumas semanas, pois os suportes tinham esgotado por completo. Pelos vistos, a procura é muita.
De salientar a comunicação com o fornecedor, neste caso o Joe, o qual foi sempre de uma grande disponibilidade e prontidão nas questões colocadas nos mails enviados.
Quando finalmente recebemos os suportes, verificou-se de imediato a qualidade e robustez do material. e, claro, passamos à montagem dos mesmos, sempre com a ajuda preciosa do nosso amigo Narciso, bem mais dotado para estas coisas de monta e desmonta
Os suportes vêm com manual de instrucções, o qual é suficientemente claro.
A 1ª fase consistiu em desmontar o descanso lateral, retirando a mola que recolhe o mesmo.

Imagem

Uma tarefa que exige alguma força…

Imagem

Desliga-se o cabo corta corrente do descanso lateral, o qual se localiza na lateral do motor e segue por baixo do mesmo, até ao descanso:

Imagem

E cabo desconectado:

Imagem

Depois desmonta-se o descanso lateral, mas sem esquecer de desconectar primeiro o cabo corta corrente:

Imagem

Seguidamente, desmontamos os batentes do descanso central, pois estes vão dar lugar ao novo suporte e ficarão noutra localização, mas cumprindo sempre a função para a qual foram pensados:

Imagem

E, claro, retira-se o parafuso que aparafusa o sub-quadro à estrutura principal. Muito cuidado ao retirar este, porque normalmente possui cola de parafuso, exigindo mais um pouco de força. Certificar que a chave está devidamente encaixada, de forma a não danificar o oríficio do parafuso.

Imagem

E passamos à montagem do novo suporte!
O novo suporte não foi muito fácil de colocar no seu lugar, e por uma razão muito simples, está feito à medida, sem qualquer folga ou margem de manobra. Ou se monta correctamente, ou ficamos com a impressão de que algo está mal.
No nosso caso, optamos por começar por aparafusar o mesmo na zona do sub-quadro, sendo formecido pelo fabricante um parafuso de dimensões superiores. Mas não aparafusamos até ao fim, de forma a podermos “acertar” convenientemente com os oríficios dos parafusos da parte de baixo (onde estavam os batentes do descanso central):

Imagem

Deu um pouco de luta acertar com os parafusos em baixo…

Imagem

É que está tudo feito à medida, de forma a ficar sólido e sem possibilidade de oscilações:

Imagem

Imagem

Mas com alguma paciência e jeito, lá se conseguiu acertar com os parafusos:

Imagem

Com os parafusos inferiores colocados, aperta-se definitivamente o parafuso do sub-quadro, sendo aconselhável apertar com a chave dinamométrica e de acordo com os valores aconselhados pelo fabricante. O manual de instrucções deste suporte fornece estes valores, que estão de acordo com o manual da KTM.
Um conselho, colocar nos parafusos, principalmente o do sub-quadro, um pouco de cola de parafuso, como a Loctite 243.

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Depois ligou-se a extensão do cabor corta corrente ao cabo de série. Convém ter atenção neste pormenor, ou seja, passar o cabo por trás do descanso, em direcção ao interior da protecção do cárter, de forma a não ficar exposto a algum esticão. Usamos algumas abraçadeiras de serrilha para ajudar a colocar o cabo na melhor posição.

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Montam-se os batentes do descanso central, os quais assumem uma nova posição, mas cumprindo correctamente a sua função. Ao colocarmos os batentes, temos que ajustar novamente a altura dos mesmos, de forma a que o descanso central não bata no novo suporte do descanso lateral. Tarefa simples e rápida!

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Monta-se o descanso lateral:

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E já está, o KTM Kickstand Relocation Bracket devidamente montado:

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A “antiga” posição do descanso lateral ficou bem mais “limpa” e agora livre de possíveis azares:

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O toque final, com a colocação do autocolante. Pormenores…

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Depois passamos à montagem do suporte na mota do Narciso:

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Neste caso, a montagem foi bem mais rápida e fácil, pois já tínhamos praticado na minha LC8.

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O Miranda deu sempre uma ajudinha e até usou ferramentas “especiais” para tal, como o lubrificante WDSagres que segura na mão:

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E pronto, em pouco tempo ficaram 2 LC8 com o novo suporte de descanso montado:

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Ficou apenas a faltar a mota do Miranda, mas esta ficará para outra noite de animada tertúlia.
Em termos práticos, a nova posição do descanso lateral não é incómoda ou pouco prática, como as imagens podem sugerir.
A posição é na mesma acessível e o descanso continua a ser fácil de abrir, mesmo ainda montados na mota.
Também não interfere com o descanso central ou com os pousa-pés, assim como com o normal funcionamento da corrente.
À primeira vista, ficamos com a impressão de que este suporte coloca o descanso lateral exactamente ao mesmo nível da posição original. Aliás, a mota não fica nem mais deitada, nem mais de pé, fica exactamente igual. Se existem diferenças, serão certamente milímetros.
Outro aspecto a salientar é a qualidade do material, ou seja, o suporte é de grande qualidade de construcção, muito sólido e transmite segurança.
Na nosso opinião, bem conseguido!
Desta forma, corrigimos mais um ponto menos bom, ou menos bem pensado nas ADVENTURE, o qual poderia tornar-se uma grande dor de cabeça e levar-nos alguns dos nossos preciosos euros.
Por fim, um grande obrigado ao Narciso e ao Miranda pela ajuda na montagem deste suporte.

Suporte pode ser encomendado aqui: http://ktmkickstand.com/default.aspx

Para terminar, o melhor destes serões é o excelente convívio que se gera, onde a boa disposição está sempre em alta.
Estes serões são uma excelente terapia anti-stress

Boas Curvas!

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


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