Data/Hora: 28 abr 2024 06:56




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 
 Montagem de Xenon em Aprilia Pegaso 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Montagem de Xenon em Aprilia Pegaso
Depois de ver a montagem do Paulo Lança de umas luzes xenon nas hella mini de e como tinha conseguido reconstruir o meu farol que tinha um buraco em cima e já não tinha reflector decidi comprar um kit bi-xenon para a minha mota.


Também já comprei o meu kit xenon para as luzes normais, mas tenho uma duvida

Estive a ver o esquema eléctrico e o kit vem com um encaixe que liga onde a lâmpada antiga estava e depois vem com mais uma ligação positiva e negativa, que deveria ser ligado à bateria. A minha duvida é a seguinte, se eu quero que as luzes tenham exactamente o funcionamento da actual a ligação à bateria é obrigatória ou basta a das lâmpadas antigas.

Imagem

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


Editado pela última vez por RuiSpratley em 01 jan 2010 10:39, num total de 1 vez.



26 dez 2009 21:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Conversão Hella Micro DE para Xénon
Boas Rui , pelo esquema , segundo me parece , esse é um Bi-Xenon certo ?
A mesma lâmpada faz médios e máximos através de um movimento para trás e para a frente ?

Desses nunca montei , os que tenho montado é só ligar à ficha da lâmpada , que é apenas o necessário para que chegue corrente ao controlador .

Se esse é o esquema , é melhor seguir à risca .

Normalmente para Bi-Xenon é algo como isto :

Imagem

Qualquer coisa liga-me :thumbsup:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


26 dez 2009 22:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Conversão Hella Micro DE para Xénon
Bi-Xenon

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


26 dez 2009 22:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Conversão Hella Micro DE para Xénon
Sim Paulo é Bi-Xenon. Pelo esquema só não percebo a necessidade de fazer uma segunda ligação directa à bateria uma vez que nos terminais actuais já tem alimentação, com terra, máximo e mínimo, mas é como dizes se o esquema é este devo montá-lo assim.

Vou ver se compro uns fios decentes para trazer corrente da bateria para a frente da mota. Mais valia ter logo colocado uma caixa de derivação na frente e trazer um único fio que servisse para tudo e só distribuísse na frente. Ainda vai a tempo :D .

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


26 dez 2009 22:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Conversão Hella Micro DE para Xénon
É melhor sim :thumbsup:

Se quiseres mete aí uma foto do que tens no KIT , pois varia muito de fabricante para fabricante .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


26 dez 2009 22:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Conversão Hella Micro DE para Xénon
As fotos são:

Foto1:
Imagem

Foto2:
Imagem

Foto3:
Imagem

Foto4:
Imagem

O que me mete mais confusão é que além do balastro tem aquela peça azul (foto4) que me parece um comutador para n ligações diferentes, ou seja, permite energia directa, via a ligação actual e ainda tem os terminais que aparecem na foto1.

As ligações já vinham todas feitas na caixa, eu não liguei nada por isso presumo que a montagem actual esteja correcta.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


27 dez 2009 10:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Conversão Hella Micro DE para Xénon
Sim , sem dúvida parece ser isso mesmo , liga os terminais À bateria , o resto é intuitivo :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


27 dez 2009 11:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Conversão Hella Micro DE para Xénon
Citar:
BUENOS DIAS ,
ESTE KIT DE CABLES LLEVA DOS CABLES IGUALES PARA INSTALAR EN UN COCHE,

PARA LA MOTO SOLO TINES QUE UTILIZAR UNO,

PUEDES UTLIXZAR EL MAS LARGO O EL MAS CORTO ,

CUALQUEIRA DE LOS DOS ,

LA COXION DE 3 CLAVIJAS COMO LA DE LA LAMPARA ORIGINAL LA TINEES QUE CONECTAR EN EL CONECTOR ORIGINAL DE LA MOTO,

Y EL CABLE GORDO ROJO POSITIVO , TIENES QUE PONER EN BATERIA +

UN SALUDO


Já tenho a resposta, os da foto 1 não precisam de ser ligados e os da alimentação têm de ir para a bateria conforme o Paulo disse.

Assim sendo acho que vou mesmo optar por comprar um cabo de 16 ou 20 milimetros que já me vai permitir levar a alimentação para a zona da frente, depois aí faço as ligações. Quanto à massa já vi um ponto na mota que faz e onde liguei os faróis da hella quando os montei.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


27 dez 2009 14:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Conversão Hella Micro DE para Xénon
Nice :okkk: Se tiveres paciência , tira umas fotos a essa mini-aventura eléctrica :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


27 dez 2009 16:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Pegaso Bi-Xénon
Paulo, antes de mais as melhoras e se quiseres passar isto para um tópico à parte força e obrigado pelas dicas que me foste dando.

Hoje aproveitei para fazer a instalação. Para começar fui arranjar um pedaço de fio para fazer a ligação da bateria à zona da frente, de seguida começou a festa.

O farol com um pormenor da montagem. Como não sabia que a tampa da lâmpada era desmontável andei a alargar a peça que prende a lampada para nada :crybaby: agora vou ter de comprar uma nova :stupid:. Bem que lá dizia que o buraco devia ser de 25mm mas como tinha um selo na lâmpada fiquei indeciso.
Imagem

A caixa antes de montar
Imagem

A mota antes de começar a fauna ... e o espaço já era escasso, ainda por cima quando montei as luzes extra da hella coloquei fio a mais pois não tinha a certeza da posição final, agora toca a acomodar os fios.
Imagem

Primeira peça a ser encaixada:
Imagem

Agora um monte de fios que tinham de lá ficar, o dificil foi saber onde
Imagem

A guerra continua e chega a vez do balastro
Imagem

Começo a perder-me com tantos fios
Imagem

Aproveitar todos os espacinhos
Imagem

Resultado final ... parece pior do que é
Imagem

Fui experimentar a carenagem mas como me falta montar as tampas do lado só deu para ver que a luz funciona.

Basicamente fui tentando aproveitar um espaço que havia junto dos manómetros para meter tudo, tem um balastro, um conversor (peça azul) uma peça que me parece um relé, metros e metros de fios e na minha mota o espaço é escasso. Como o farol está preso à carenagem foi um tiro no escuro e acho que ainda vou ter de andar a chegar uns fios para o lado de forma a encaixar a carenagem no sitio.

Quando tiver tudo montado mostro as fotos.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


29 dez 2009 21:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Montagem de Xenon em Aprilia Pegaso
Tenho reparado que tento na BMW como na KTM as luzes ficam fixas e depois a carenagem é que vai por cima. No meu caso como o farol está preso à carenagem fica mais difícil escolher os sítios onde encaixar os fios. Quando fiz o teste à lâmpada parece-me que o farol fica a bater no cabo do conta km, por isso só mesmo com as tampas laterais montadas é que poderei ver melhor. Vou tentar arrumar melhor os fios para os lados para dar espaço para o farol entrar melhor.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


Editado pela última vez por RuiSpratley em 01 jan 2010 10:40, num total de 1 vez.



31 dez 2009 09:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Montagem de Xenon em Ktm Aprilia Pegaso
Eu falo por mim , com 2 kit´s de xenon num espaço não maior que uma caixa de fósforos , ´epor vezes uma grande dor de cabeça , montar a óptica ....... por vezes é à 3ª ou 4ª tentativa .

O importante é deixar tudo arrumadinho e escondido em locais que nos pareçam não interferir com os encaixes .

É trabalho de paciência :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


31 dez 2009 11:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Montagem de Xenon em Aprilia Pegaso
Paulo Lança Escreveu:
Eu falo por mim , com 2 kit´s de xenon num espaço não maior que uma caixa de fósforos , ´epor vezes uma grande dor de cabeça , montar a óptica ....... por vezes é à 3ª ou 4ª tentativa .

O importante é deixar tudo arrumadinho e escondido em locais que nos pareçam não interferir com os encaixes .

É trabalho de paciência :okkk:


Por incrível que pareça acho que agora que montei o kit ficou tudo mais arrumado do que quando coloquei as luzes extra. No sitio onde entra a óptica não tem nada do novo kit, e eu ainda tentei chegar os fios mais para o lado. Quando for fazer a montagem final vou ainda tentar puxar tudo mais para os lados para arranjar espaço pois a única diferença é o facto da lâmpada com o encaixe ficar mais para fora.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


31 dez 2009 12:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 09 jan 2010 11:20
Mensagens: 25
Mensagem Re: Montagem de Xenon em Aprilia Pegaso
Exacto, essa caixa azul é um relé. :okkk:


09 jan 2010 11:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Montagem de Xenon em Aprilia Pegaso
Hoje consegui fazer o teste e confirmo que a diferença é do dia para a noite, ou neste caso da noite para o dia. A luz é fabulosa :dance:

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


09 jan 2010 20:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.