Trail Aventura
https://www.trailaventura.pt/

Dissipador em rectificador de corrente
https://www.trailaventura.pt/viewtopic.php?f=97&t=18946
Página 1 de 1

Autor:  MADS [ 10 ago 2012 12:58 ]
Assunto da Mensagem:  Dissipador em rectificador de corrente

Viva,

Como já é sabido, o ideal será montar um rectificador Mosfet na AT.
Mas enquanto o rectificador que lá está não berra, optei por montar um dissipador de calor para ajudar a baixar a temperatura de funcionamento.
Também optei por eliminar a ficha que liga os fios do alternador ao rectificador e soldá-los (não vem nas fotos). Neste caso a operação foi feita numa RD07.

Material:
- dissipador
- massa térmica (convém ser uma de boa qualidade)

O dissipador:
Imagem

Não há fotos do processo, mas aqui está o dissipador já recortado e furado. Aconselho a fazer primeiro um molde em cartolina.
Especial atenção à distância e espessura dos 2 furos, aconselho a medir bem e marcar com um punção antes de meterem a broca a furar. É que se houver engano e tiverem de fazer nova furação convém tapar o que ficou mal com massa de aluminio, caso contrário a massa térmica irá sair.
Imagem

aplicar a massa térmica nas parte de trás do rectificador de forma a encher a depressão que existe e aplicar fina camada nos rebordos. Fica assim:
Imagem

o rectificador já montado com o respectivo dissipador. Depois de apertado vai sair algum excesso de massa térmica que terá de ser limpa.
Imagem

As zonas contornadas a vermelho foram retiradas do dissipador: a de cima para não interferir com os fios do rectificador e na zona de baixo para não interferir com a carenagem lateral.
Imagem

Outra coisa que tive de fazer e que não se vê nas fotos foi rodar o relé que se encontra acima do rectificador, de forma a que a ficha do mesmo fique para fora. Evita-se desta forma o contacto da ficha com o dissipador.

Autor:  Lança [ 13 ago 2012 15:35 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Dissipador em rectificador de corrente

Boa :okkk:

Página 1 de 1 Os Horários são TMG
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/