Trail Aventura https://www.trailaventura.pt/ |
|
Tutorial: Formatar / trocar a bateria https://www.trailaventura.pt/viewtopic.php?f=97&t=20611 |
Página 1 de 1 |
Autor: | Edgar [ 01 dez 2013 01:03 ] |
Assunto da Mensagem: | Tutorial: Formatar / trocar a bateria |
Boas... a minha bateria morreu estava a poucas semanas de fazer a bonita idade de 9 anos e já se tornava um martírio do caraças para por o motor a bulir quando estava frio antes que me desse problemas e me deixa-se apeado... resolvi reforma-la e comprar outra... No meu caso é uma Bateria YTX9-BS como eu sou uma espécie de "bicho do mato" não deixei por mãos alheias esta tarefa... 1º - se a bateria de origem (YUASA) durou 9 anos e seu dar problemas então equipa que ganha, não se toca... 2º - comprei uma Yuasa por 50€ 3º - e depois foi só formata-la |
Autor: | Edgar [ 01 dez 2013 01:21 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tutorial: Formatar / trocar a bateria |
Todas as baterias têm o seu dia... e é um órgão deveras importante, que devemos estar sempre atentos... Tutorial : Verificar Bateria e Rectificador A poucas semanas de completar 9 anos a bateria resolveu começar a fraquejar... os sintomas era simples mas bastante óbvios... Embora a bateria desse leituras de 12,8V mas na realidade sempre que ligava algo este valor descia muito rapidamente... em dias que tinha o motor frio ou parado umas boas horas, notava-se no motor de arranque falta vivacidade após 1 ou 2 segundos... Simplesmente a bateria gritava por reforma... e ter durado 9 anos, parece-me ter sido bastante bom... Compramos uma bateria por fazer, ou por formatar, na caixa vem um kit com a bateria, 6 pequenas garrafas de acido, e um manual de instruções com todos os dialectos do mundo (menos o Português ). ATENÇÃO: Devemos começar por ler (ou tentar ler) o pequeno manual que acompanha a bateria... 1º passo________________________ A ferramenta necessária para a tarefa, resume-se - um par de luvas (que podem ser aquelas tipo látex usadas na cozinha) - óculos de protecção - um maço de borracha - um carregador de baterias - Também é boa ideia prepararmos-nos para os piores cenários, e ter por perto uma torneira com agua corrente, porque se o azar bater-nos à porta, a agua corrente é o melhor antídoto para anular o acido; Se o acido salpicar as luvas, é tirá-las o mais rápido possível... 2º passo________________________ Podemos começar por retirar a tampa às garrafas do acido, essa tampa será necessária para no final selarmos a bateria, e deve ser retirada com cuidado... Ao retirarmos essa tampa, não existe perigo que derramarmos o acido, visto que existe uma prata colada e continua a selar as pequenas garrafas... 3º passo________________________ Retiramos de seguida o selo autocolante dos vasos da bateria 4º passo________________________ Cuidado: Durante todo o processo, existe a possibilidade de se libertar pequenas quantidades de gases que são explosivos... deve-se evitar fazer lume ou qualquer tipo de ignição junto da bateria. Depois de a bateria estar selada, deixa de haver esse perigo... Para enchermos a bateria basta encaixar as garrafas na entrada dos vasos da bateria, que a bateria vai cortar a prata. O acido vai entrado "lentamente" e se por algum motivo começar a fazer vácuo em alguma das garrafas, devemos dar uma pancada seca com algo no topo das garrafas... _ A bateria fica imediatamente carregada com uns 12,6V Depois de o acido ter-se passado para a bateria retiramos as garrafas... Retirar as garrafas é a parte mais perigosa do processo, pois há sempre uma gota ou outra de acido que salta, ou que pode saltar... E como tal, tenho a pele dos membros superiores protegida por roupa, e as mãos com luvas... os olhos não são excepção e uso uns óculos... Nunca me aconteceu queimar-me com acido, mas por diversas vezes vi saltar uma gota ou outra durante este processo... mas se tivermos protegidos nada de errado pode acontecer... 5º passo________________________ Segundo o fabricante, devemos deixar repousar o acido uns 30 minutos... ( Baterias entre 3 a 5 AH devem repousar 30 minutos; e baterias com 12 AH pelo menos uma hora) Enquanto a bateria está em repouso podemos apontar a tampa nos vasos, mas de forma a que a bateria possa respirar, e isto serve apenas para evitar de cair algo para dentro dos vasos... 6º passo________________________ Para que a bateria comece a sua vida da melhor forma, devemos dar-lhe uma carga adicional... Utilizei um carregador que comprei salvo erro no Lidl por 20€, e que serve perfeitamente para aquilo que necessitamos... Segundo dizem (segundo ouvi dizer) sem esta carga adicional, a bateria arrisca-se a ter uma vida curta; Sem a carga adicional a bateria tem cerca de 12,6V , e necessitamos de 12,8 ~ 13 V 7º passo________________________ Depois de umas horitas à carga, podemos tapar os vasos definitivamente, pois esta é uma bateria sem manutenção. Inicialmente pressionamos com a mão (de luvas calçadas), e terminamos a selagem da bateria com um maço de borracha ou o cabo de madeira dum martelo... Para terminarmos o trabalho, basta trocar a bateria velha pela nova... - Podemos começar por desligar o negativo (chave philips ou uma 10mm de bocas), e como vamos desligar a bateria, devemos começar sempre pelo negativo, porque se por acidente tocarmos no quadro da mota com a chave metálica, não acontece nada de mal... - E depois de desligarmos o negativo, podemos desligar o positivo... e mais uma vez como já não temos negativo ligado, se por acidente tocarmos com a chave metálica no quadro também não acontece nada... - por fim retiramos a borracha... e retiramos a bateria velha... - Para ligar a nova bateria devemos verificar se os terminais de olhal estão limpos e sem zebro... - começamos por ligar o positivo e depois o negativo - por fim colocamos a borracha que segura a bateria... ____Reciclar a Bateria_____________________ Segundo a lei Portuguesa (Portaria nº572/2001 de 6 de Junho), a empresa que vendeu a nova bateria, deve receber a velha e dar um destino adequado... Existe também outros locais que facilitam essa reciclagem; e segundo uma pesquisa rapida no google, a cadeia de hipermercados Jumbo e Pão de Açucar, aceitam baterias usadas para reciclar. (Link da fonte) mas está informação carece de confirmação. Outros locais onde pode entregar a sua bateria usada: VER MAPA FONTE DESTE TÓPICO : http://vadiodaxt.blogspot.pt/ |
Autor: | Agostinho Gomes [ 02 dez 2013 21:36 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tutorial: Formatar / trocar a bateria |
Thanks Edgar! |
Autor: | Varanda [ 04 dez 2013 18:16 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tutorial: Formatar / trocar a bateria |
Muito bom, Edgar! |
Autor: | Bruno Mourato [ 05 dez 2013 10:01 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tutorial: Formatar / trocar a bateria |
Nice Nem sabia que sem vendia baterias assim porque tenho comprado sempre as minhas (para o carro) já prontas a usar. Qual é a vantagem destas? Preço? Duração? As minhas têm durado 4 a 5 anos. A da XT660Z ainda é a de origem e tem agora 3 anos |
Autor: | Edgar [ 05 dez 2013 18:11 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tutorial: Formatar / trocar a bateria |
brmourato Escreveu: ... ... Qual é a vantagem destas? Preço? Duração? ... ... Boas... As baterias são todas iguais... a única diferença é que o mecânico faz este trabalho antes de tu comprares a bateria... Preço, - Normalmente são o mesmo preço se comprares por formatar numa oficina ou loja - e são mais baratas quando compramos on line neste caso em concreto, pediram-me numa oficina 67€ pela bateria da YUASA e esta custou-me 50€ As vantagens, - formatas a bateria quando quiseres ou necessitares, (porque as baterias, ou estão secas, ou se usam...) - se comprares uma bateria que está na prateleira à algum tempo podes levar um barrete... - Tens a certeza que todo o processo foi bem feito, Ou seja, se queres um trabalho bem feito... não o mandes fazer - a duração e qualidade da bateria deve muito a esta tarefa se foi ou não bem feita... - Desta forma podes comprar a bateria on line ou com entrega por correio, - e o prazer de meter mãos à obra Duração, - se foi bem formatada, tem tudo para ter uma boa duração... (ficando a depender a futura utilização que lhe vamos dar) - se foi mal formatada, tem tudo para ser uma má bateria... - A duração também depende da qualidade da bateria, e a YUASA é das boas... - mas depende principalmente da utilização que se dá à Mota... - uma bateria parada, dura pouco tempo... - em climas muito frios, também ajuda a encurtar a bateria... - também podemos ter em conta as coisas que temos penduradas electricamente na mota (faróis auxiliares convencionais por exemplo) - e já agora a manutenção (limpeza dos contactos do sistema de carga) Talvez... alguém possa ajudar com mais algumas informações ABR |
Autor: | Edgar [ 05 dez 2013 18:12 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: Tutorial: Formatar / trocar a bateria |
... enganei-me e gastei uma mensagem |
Página 1 de 1 | Os Horários são TMG |
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group http://www.phpbb.com/ |