|
Data/Hora: 21 mai 2024 13:59
|
Autor |
Mensagem |
o5car
Aventureiro
Registado: 03 jan 2006 21:23 Mensagens: 42 Localização: Beja
|
MITAS E-09 Dakar
Par de pneus Mitas E-09 Dakar adquiridos em: http://www.motorxpro.com/pt/produtos/mi ... axi_trail/Site oficial: http://www.mitas-tyres.com/index.php?st ... ead=&size= Pretendia um par de pneus mais 50/50 e após alguma leitura de feedbacks, informação do fabricante "Modern type of tread pattern for both front and rear wheels of enduro motorcycles. Very good riding properties both on the road as well as in the medium terrain.", algo reticente devido aos brutais e destacados pitons/cardado lá comprei o par de pneus Mitas E-09 Dakar. Alcatrão seco: Pode parecer estranho mas de facto, conforme indicação oficial da marca, este pneu para estrada, mais propriamente em piso seco, pois ainda não experimentei em piso molhado, é um mimo, macios e bastante seguros em alcatrão, devido ao "desenho" redondo do piso, curvam que é uma maravilha, não se sinte os tacos e pelo menos até aos 175km/h nada de vibrações sem qualquer calibragem. * Offroad: E aqui é q os pitons entram a matar, simplesmente geniais como era de esperar, devido à suavidade da borracha, moldasse bastante bem às irregularides do piso. * * Durabilidade até à data dos poucos kms q fiz ainda não houve qq gasto ou deformação dos tacos. Conclusão: Para quem pretende fazer uns offroads ocasionais, relação qualidade/preço, sem dúvida que é uma excelente opção. Com o preço de um TKC80 compro um par destes mitas. Ao meu ver não será um 50/50 mas talvez uns 60/40 on/offroad respectivamente. Cumps
_________________ "A dor é temporária, a glória é eterna"
|
01 mai 2012 10:00 |
|
|
Louzeiro
Aventureiro
Registado: 22 nov 2010 23:33 Mensagens: 1027 Localização: Beja
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Também estou muito satisfeito com este peneu, tanto em alcatrão (sinte-se segurança) como fora de estrada (exelente Tração). Tenho perto de 900kms feitos, 750kms dos quais fora de estrada e tb não demonstram sinal de desgaste.
_________________ ktm 450 exc KTM 950 Adventure
|
01 mai 2012 11:30 |
|
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Estou tentado a enfiar um par disto na 690 Já que tenho a cabrita para as brincadeiras mais agrestes . Nos relatos recentes , o pessoal diz que estes pneus já não fazem zoada nem barulho a rolar no alcatrão , coisa que com o antigo composto faziam e muito .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
01 mai 2012 22:54 |
|
|
Dakarman
Aventureiro
Registado: 24 abr 2010 13:11 Mensagens: 272 Localização: Porto - Valongo "Meca do Enduro"
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Citar: .... Conclusão: Para quem pretende fazer uns offroads ocasionais, relação qualidade/preço, sem dúvida que é uma excelente opção. Com o preço de um TKC80 compro um par destes mitas. Ao meu ver não será um 50/50 mas talvez uns 60/40 on/offroad respectivamente.
Parecem-me mais ao contrário: 30/70 ON/OFF, mas...são apenas comentários!
_________________ Filipe Barbosa - Dakarman Aprilia ETV1000 Caponord ABS KTM 990Adv 2008 ABS KTM 450EXC 2006
|
27 mai 2012 01:14 |
|
|
o5car
Aventureiro
Registado: 03 jan 2006 21:23 Mensagens: 42 Localização: Beja
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Dakarman Escreveu: Citar: .... Conclusão: Para quem pretende fazer uns offroads ocasionais, relação qualidade/preço, sem dúvida que é uma excelente opção. Com o preço de um TKC80 compro um par destes mitas. Ao meu ver não será um 50/50 mas talvez uns 60/40 on/offroad respectivamente.
Parecem-me mais ao contrário: 30/70 ON/OFF, mas...são apenas comentários! Boas Dakarman, O teu comentário é baseado em teste no terreno, ou "apenas" pelo aspecto do mesmo nas fotos?? Cumps
_________________ "A dor é temporária, a glória é eterna"
|
27 mai 2012 17:13 |
|
|
Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
|
Re: MITAS E-09 Dakar
o5car Escreveu: Dakarman Escreveu: Citar: .... Conclusão: Para quem pretende fazer uns offroads ocasionais, relação qualidade/preço, sem dúvida que é uma excelente opção. Com o preço de um TKC80 compro um par destes mitas. Ao meu ver não será um 50/50 mas talvez uns 60/40 on/offroad respectivamente.
Parecem-me mais ao contrário: 30/70 ON/OFF, mas...são apenas comentários! Boas Dakarman, O teu comentário é baseado em teste no terreno, ou "apenas" pelo aspecto do mesmo nas fotos?? Cumps Estou totalmente de acordo com o Dakarmen, o pneu em TT é bastante mais razoável que em alcatrão, este pneu nem é comparável ao TKC, para isso a Mitas tem os E10, que também já os testei e esses sim, têm um comportamento irrepreensível em alcatrão, uns bons 50/50 E é baseado em testes, mas para esta conclusão quase que bastava olhar para os tacos para ver que os e09 tem os tacos muito mais espaçados e pequenos que o TKC / E10.
_________________ ;-)
|
27 mai 2012 19:42 |
|
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Bem , eu já ouvi tanta opinião diferente sobre estes pneus , que nem sei .
Para além das características de um pneu , existem outros factores a ter em conta para cada um ter a sua opinião formado por conta própria . Fundamentalmente difere de pessoa para pessoa , de mota para mota e tipo de utilização . Eu não sei que nunca experimentei , no entanto , penso que este pneu vá de encontro ao Karoo , e dependendo do grau e nível de pilotagem associado à confiança que se tem na borracha , assim se classifica um pneu a nível individual . Se antes para mim o TKC era um pneu offroad , hoje é estradista , por exemplo ... O MT21 é um 60/40 numa LC8 , mas numa 690 ou numa cabra , é estradista , pois o peso numa ligeira é menor e perde tracção ... e a borracha até nem é má para umas curvas mais vivas .
Montei recentemente este E-09 na minha 690 , mas ainda não tiver oportunidade de dar uma volta à séria . Dei umas voltas por aqui na cidade , e a pouca terra que experimentei , achei que a tracção era uma treta , vou ter que ter cuidado , pois a potência da 690 é demais para um taco tão largo . Mas pelo que tenho ouvido , resulta na perfeição para máquinas menos potentes e mais pesadas .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
27 mai 2012 21:01 |
|
|
ourico_voador
Aventureiro
Registado: 09 jun 2009 09:16 Mensagens: 64 Localização: A. do Meco, Sesimbra, Portugal
|
Re: MITAS E-09 Dakar
e a nivel de durabilidade, já alguém tem uma ideia, comparado com um karoo ou um tkc???
o meu tkc traseiro está a chegar ao fim, e esta semana a gaja cá de casa vai a Beja, ainda aproveitava a viagem...
_________________ Rodolfo Barros Meco-Portugal
|
27 mai 2012 21:08 |
|
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Re: MITAS E-09 Dakar
ourico_voador Escreveu: e a nivel de durabilidade, já alguém tem uma ideia, comparado com um karoo ou um tkc???
o meu tkc traseiro está a chegar ao fim, e esta semana a gaja cá de casa vai a Beja, ainda aproveitava a viagem... Boas Rodolfo , fala com o Zinga que ele tem experiência neste pneu . Usa-os desde sempre .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
27 mai 2012 21:13 |
|
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Re: MITAS E-09 Dakar
O Varanda também usou ou ainda está a usar , não sei .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
27 mai 2012 21:14 |
|
|
Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
|
Re: MITAS E-09 Dakar
A grande duvida deste E09 em TT prende-se com lama, a disposição dos tacos não me convence, mas só o próximo inverno me vai esclarecer. No entanto a questão para mim é: será que para jante 17 há pneu mais agressivo? O que o Lança diz, é no meu entender correadíssimo e enfiar uns E09 numa cabra ou numa 690, é quase com o intuito de as reformar . Rudolfo, o pneu dura para caneco, tenho um que vai com uns 4 mil quilômetros, de bastante maus tratos.
_________________ ;-)
|
27 mai 2012 21:18 |
|
|
Jarod
Aventureiro
Registado: 22 out 2010 18:07 Mensagens: 151 Localização: Margem Sul
|
Re: MITAS E-09 Dakar
O meu da frente começou já a mostrar sinais de cansaço após cerca de 400km de alcatrão e uns 100km de off-road... Lança: Quando os viste lá nas bombas de Castelo Branco depois cheguei a casa e estavam assim: . O de trás não se nota isto... nem sei dizer o que gastou, é mais dificil como podem reparar na foto... Se soubesse o que sei hoje, teria escolhido um E07 para a frente como fez um amigo meu... A minha XT600 não tem muita potência, nem eu a sei guiar decentemente e já está assim e eu não posso evitar as ligações de alcatrão... A minha burra tem que me levar, passear e trazer de volta em cima dela. hehehe Vai na volta tive azar no composto do pneu, pois como também disse ao Lança em Castelo Branco, pela primeira vez meti tampões nos ouvidos para andar de mota... Embora não passe dos 100/110km/h no alcatrão, torna-se demasiado "zumbido" para aturar numa viagem de 250kms como fiz da Margem Sul até perto de Castelo Branco...
_________________ XT600E Azulinha
Editado pela última vez por Jarod em 27 mai 2012 21:24, num total de 1 vez.
|
27 mai 2012 21:19 |
|
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Pedro BC Escreveu: enfiar uns E09 numa cabra ou numa 690, é quase com o intuito de as reformar Mudar de vida ! Reformar não está nos planos por enquanto .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
27 mai 2012 21:24 |
|
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Jarod Escreveu:
O de trás não se nota isto...
Se soubesse o que sei hoje, teria escolhido um E07 para a frente como fez um amigo meu...
Jarod , nas fotos , parece que falta um bocado de borracha , fruto de corte numa pedra . Não me parece desgaste . E07 na frente e atrás , se não se faz TT em lamaçais ou algumas cenas mais hard-core . O Baleizão anda com uns 07 no mato . Por acaso acho que vai ser o meu próximo na GSA .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
27 mai 2012 21:28 |
|
|
Jarod
Aventureiro
Registado: 22 out 2010 18:07 Mensagens: 151 Localização: Margem Sul
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Lança Escreveu: Jarod Escreveu:
O de trás não se nota isto...
Se soubesse o que sei hoje, teria escolhido um E07 para a frente como fez um amigo meu...
Jarod , nas fotos , parece que falta um bocado de borracha , fruto de corte numa pedra . Não me parece desgaste . E07 na frente e atrás , se não se faz TT em lamaçais ou algumas cenas mais hard-core . O Baleizão anda com uns 07 no mato . Por acaso acho que vai ser o meu próximo na GSA . Tem em todos, muito certinho... Meti esta foto porque se notava mais. Aqui ficam outras onde se vê menos bem: Eu passei o dedo e está a borracha menos suja, por isso se nota mais... Até foi um amigo meu que viu e depos andámos com a roda e era certinho... Alguns podem ter tido a ajuda das pedras sim, mas está semelhante em todos os tacos centrais, uns desgastes mais assimetricos que outros... Está a começar a ter aquele padrão de desgaste dos TKC, mas neste caso duma maneira mais precoce pois a borracha é mais macia... Agora após cerca de 750kms nem sei como estão, posso tirar mais umas fotos amanhã quando fôr lavar a mota que hoje estava demasiado cansado para isso...
_________________ XT600E Azulinha
|
27 mai 2012 21:36 |
|
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Qual a pressão que usas ? Algo se passou aí . Mas provavelmente esse pneu vai-te fazer uns bons milhares de kms sem stress . Andaste a curvar bem com isso
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
27 mai 2012 21:44 |
|
|
Jarod
Aventureiro
Registado: 22 out 2010 18:07 Mensagens: 151 Localização: Margem Sul
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Lança Escreveu: Qual a pressão que usas ? Algo se passou aí . Mas provavelmente esse pneu vai-te fazer uns bons milhares de kms sem stress . Andaste a curvar bem com isso Uso a pressão recomendada para a minha mota... 1.5 frente 1.7 atrás... O da frente costuma perder muito ar, mas nunca o deixo baixar de 1.2... Nunca tiro pressão em off-road, para os andamentos que tenho e o tipo de passeios que pratico, simplesmente não justifica e só estaria mais sujeitos a outro tipo de problemas, furos, desgaste precoce dos pneus etc etc... Sim, andei a curvar bem... Tirei-lhes a goma com uma voltinha off-road a Pegões ver o troféu yamaha, foram cerca de 90kms off road e depois foi logo para esta viagem... E acho que curvam bastante bem em seco, não sinto "degraus" dos tacos nem nada que se pareça, agarram bastante bem por acaso... eu que não sei andar em alcatrão tenho que reconhecer que me surpreenderam nesse campo. Em molhado não sei e acho que nunca irei saber... Tenho medo. Off-road safam-se bem, mas não tenho base de comparação... prefiro não falar sobre isso para não correr de risco de falar sem saber... Estas "covinhas" todas no pneu da frente é que me cheiram muito mal... Ainda se fosse no de trás... eu andei a atravessar-me de propósito mesmo para ver como eles agarravam na terra, ai justificava-se saltarem tacos pois a geografia da zona, como aliás reparaste, é muito dada a calhauzada... Mas o de trás tá impec, como já disse, nem consigo dizer se gastou ou não... O desgaste tá bastante uniforme mesmo...
_________________ XT600E Azulinha
|
27 mai 2012 22:01 |
|
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Calhau é favor , fonix
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
27 mai 2012 22:05 |
|
|
Varanda
Aventureiro
Registado: 14 dez 2009 19:38 Mensagens: 2688 Localização: Matosinhos
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Quanto à durabilidade, na minha experiência pessoal duram consideravelmente mais do que os TKC. Quanto a este espisódio em particular, acho esquisito. No meu caso com alguns maus tratos (e não creio que a GS tenha falta de potência), tem sinais de desgaste perfeitamente normais.
_________________ '96 Gilera RK 50 Cannibal
|
27 mai 2012 22:47 |
|
|
FGBranco
Aventureiro
Registado: 16 abr 2010 08:59 Mensagens: 543 Localização: Alcobaça
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Confesso que até ver não estou fã do pneu (tendo em conta a utilização que lhe dou) e até estou um pouco desiludido..
em alcatrão não tenho queixas, porta-se bem para o que lhe é pedido e até nem curva mal.. o pior é quando se lhe mete terra por baixo.. dei uma volta depois de chuver e a cada acelaradela o pneu fugia, pensei para comigo que seria do piso e que em terreno seco a coisa ficaria substancialmente melhor. Erro! de facto a coisa melhorou mas nao tanto como esperava, o MT21 transmitia me muito mais confiança, principalmente em estradões de gravilha.. em piso menos solto nao se nota tanto..
vai com cerca de 300 kms e para a época mais quente que ai vem não a stress, mas quando começarem as chuvas acho que terei de procurar alternativa..
_________________ XTZ660 TÉNÉRÉ
|
27 mai 2012 22:53 |
|
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Vai de encontro à classificação que o Oscar colocou .
Um 60 ON / 40 OFF . O qual concordo .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
28 mai 2012 08:23 |
|
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Por enquanto mantenho o que acho . 60/40 sem dúvida .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
28 mai 2012 09:10 |
|
|
JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
|
Re: MITAS E-09 Dakar
FGBranco Escreveu: o pior é quando se lhe mete terra por baixo.. dei uma volta depois de chuver e a cada acelaradela o pneu fugia, pensei para comigo que seria do piso e que em terreno seco a coisa ficaria substancialmente melhor. Erro! de facto a coisa melhorou mas nao tanto como esperava, o MT21 transmitia me muito mais confiança, principalmente em estradões de gravilha.. em piso menos solto nao se nota tanto..
Viva e mantinhas a pressão ou baixavas, é que andar na terra com pressão de estrada, ainda para mais com lama é normal que não tenha tracção.
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
|
28 mai 2012 09:53 |
|
|
Miguel
AquAmAn
Registado: 21 abr 2009 14:37 Mensagens: 6114 Localização: Oeiras, Lisboa
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Acho que o Mitas E09 se comporta muito bem em alcatrão. Permite fazer umas boas curvas Claro que à chuva a que ter cuidados, seja com este ou com outro pneu. Faz barulho, é um cardado. Em TT, no que já fiz com ele, pisos frescos e fofos, gravilha e em alguma lama porta-se bem mas se na lama à que ter cautela porque visto não ser tão agressivo como MT21 pode pregar sustos. Pregou-me 1 (em lama) porque acho que tinha pressão a menos (vinha de areia). Para mim, para TT razoàvel faria esta combinação: Frente: Mitas E09 Trás: Mitas E10 Se é ir para pisos mais agrestes, optaria por MT21 em ambas as jantes, isto numa LC8 mas ainda não experimentei o pneu nessas condições por isso é uma opção em aberto. Nota: tenho um Mitas E09 à frente e um MT21 (com 3900km ) atrás
|
28 mai 2012 09:55 |
|
|
Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
|
Re: MITAS E-09 Dakar
Jaime, Nunca baixei a pressão dos pneus, a não ser uma vez, no meu velhinho escalheiro para subir o gasoduto e depois ... furei . Portanto um pneu tem ou não tracção, baixando a pressão é adulterar o comportamento do pneu, porque se enfiares uns 0.5 bars, na pedra até um pneu careca pode ter tracção.
_________________ ;-)
|
28 mai 2012 10:34 |
|
|
|
Quem está ligado: |
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante |
|
Criar Tópicos: Proibido Responder Tópicos: Proibido Editar Mensagens: Proibido Apagar Mensagens: Proibido Enviar anexos: Proibido
|
|