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Slyder
Aventureiro
Registado: 28 nov 2013 20:23 Mensagens: 20 Localização: Viseu
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Transmissão Africa Twin
Boas Bem... as apresentações estão feitas, agora vêm as dúvidas No outro dia estava eu a testar os meus dotes de mecânico, a desmontar algumas peças para respectiva limpeza e inspecção quando encontro isto: Assim de repente nem se nota mas encontro uma folga excessiva no pinhão, adiante: e finalmente: Mandei vir um pinhão novo e de origem já o montei para experimentar, ficou com menos folga como é obvio mas penso que vou "derreter" o pinhão novo e dar cabo do resto do veio. O mais engraçado é que o mecânico da Honda aqui em Viseu olhou para a foto do veio (a mesma que eu postei aqui) e disse que não estava muito mau... Só depois de eu perguntar se as estrias do veio não deveriam ter todas a mesma expessura é que parece que ele notou que alguma coisa não estava bem... Comprei a mota e devo ter feito uns 100km e agora isto. Opiniões aceitam-se Abraço
Editado pela última vez por Slyder em 03 dez 2013 13:27, num total de 1 vez.
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29 nov 2013 14:56 |
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Nelson Ângelo
Aventureiro
Registado: 15 out 2009 22:16 Mensagens: 607 Localização: Faro
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Re: Transmissão Africa Twin
Se for uma folga excessiva deves ter aí um problema sério... Agora um a facto é que nesse sitio é mesmo normal ter um a folga entre veio e pinhão, aliás o design da coisa é mesmo esse!
_________________ DAKAR!!!!!!
2010 - Suzuki DR 650 RSE "Zuki" 2009 - Triumph Sprint ST 955i "Lingerie Edition" 2008 - Honda Transalp XL600V "Jetboat Edition"
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29 nov 2013 17:03 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Transmissão Africa Twin
Também não me parece assim tão mau , mas quando começa a ter folga , não pára . Mas já vi pior .... dá uma vista de olhos aqui : viewtopic.php?f=97&t=18487
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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29 nov 2013 17:05 |
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Bruno
Aventureiro
Registado: 23 jun 2011 18:25 Mensagens: 52 Localização: Carnaxide
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Re: Transmissão Africa Twin
Citar: Comprei a mota e devo ter feito uns 100km e agora isto. Esse veio está condenado, prepara a carteira.... só o veio custa 150€ e o kit de juntas do motor mais de 200€... É também bastante frequente na Africa Twin, encontrar os carretos da 3a (as vezes 3a e 4a) picados (mais cerca de 200€ por cada par) e deves ainda somar o preço dos segmentos novos, vedantes de válvula, passagem de ambos os cilindros à roca ao total.... Se fizeres tu o trabalho e não surgirem surpresas ao abrir, talvez te safes com pouco mais de 500€.... se fores à marca, prepara o dobro ou o triplo....
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30 nov 2013 00:38 |
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Diogo Soares
Aventureiro
Registado: 14 mar 2011 15:21 Mensagens: 1000
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Re: Transmissão Africa Twin
Pois é meu caro, tenho ideia q uma grande parte do pessoal que tem Africanas para venda é precisamente por esse motivo. Não sei se sabes fazer esse tipo de trabalho (se souberes poupas uma pipa de € em mão de obra) mas se não souberes prepara a carteira. Esse veio é um dos problemas que normalmente surgem quando se usa, em demasia, estas motos em todo o terreno ou então quando a moto já tem muitos km's.
_________________ XR 650 R
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30 nov 2013 10:09 |
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Gamito
Aventureiro
Registado: 29 dez 2010 19:50 Mensagens: 1031 Localização: Povoa de Varzim
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Re: Transmissão Africa Twin
se tens a moto há pouco, não tem garantia? motos de enduro/trail que não se conheça a estória delas nunca se compram sem garantia. É f*da certa
_________________ DRZ 400E Transalp 600 ex RMZ 250 ex Husaberg 400 ex Honda xr ex
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30 nov 2013 10:10 |
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Diogo Soares
Aventureiro
Registado: 14 mar 2011 15:21 Mensagens: 1000
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Re: Transmissão Africa Twin
Gamito Escreveu: se tens a moto há pouco, não tem garantia? motos de enduro/trail que não se conheça a estória delas nunca se compram sem garantia. É f*da certa Tenho a mesma opinião, apesar de saber que, na sua grande maioria, os stands não vendem motos de enduro ou de cross com garantia, agora uma maxitrail (AfricaTwin) tem que ter obrigatóriamente. Se foi comprada a um particular, olha muita sorte e no que eu poder ajudar estarei disponivel.
_________________ XR 650 R
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30 nov 2013 10:32 |
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Slyder
Aventureiro
Registado: 28 nov 2013 20:23 Mensagens: 20 Localização: Viseu
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Re: Transmissão Africa Twin
Boas Antes de mais obrigado pelos comentários Infelizmente a moto foi comprada a um particular que ate me pareceu uma pessoa muito correcta (devem ser todos na altura não é???) Tenho algum conhecimento de mecânica mas , mecânica automóvel , não sei até que ponto é que deva aventurar-me a fazer a dita reparação , ate que o meu actual emprego infelizmente não me deixa muito tempo disponível. Nelson Ângelo Escreveu: Se for uma folga excessiva deves ter aí um problema sério... Agora um a facto é que nesse sitio é mesmo normal ter um a folga entre veio e pinhão, aliás o design da coisa é mesmo esse! Pois... a folga lateral, ou seja, para dentro e fora é normal , segundo o que me disseram... O problema é a folga "diagonal" , ou seja, com o pinhão montado se eu pegar numa chave de fendas e carregar num dos lados do pinhão ele torçe para esse lado Vou tentar falar com varias oficinas para ver se me dão assim por alto algum valor, caso contrario vou meter mãos á obra, desmontar é fácil, depois, montar tudo , e a seguir é só vender os parafusos que sobrarem Brincadeiras á parte, sei que tenho aqui um problema serio e que as coisas têm que ser bem feitas. Se me derem um orçamento com valores astronómicos serei eu mesmo a reparar. Já agora , alguém conhece Oficinas de confiança aqui na zona de Viseu, é que sinceramente a HONDA não me inspirou grande confiança Uma vez mais Obridado pelos comentários Abraço
Editado pela última vez por Slyder em 30 nov 2013 16:15, num total de 1 vez.
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30 nov 2013 12:31 |
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RuiSpratley
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 20:53 Mensagens: 1486 Localização: Matosinhos
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Re: Transmissão Africa Twin
Não é a melhor solução mas no passado aconteceu-me isso e a solução proposta pelo mecânico foi colocar um pingo de solda entre o pinhão e o veio. Se tiveres de fazer uma revisão mais profunda ... aproveita e muda tudo, senão pode ser uma solução, até porque embora dê trabalho depois a tirar o pinhão não é uma peça que se troque todos os anos. É uma solução um pouco "tosca" mas gastar 500/1000 ou mais euros nos dias de hoje pode não ser possível.
_________________ Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo
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30 nov 2013 12:53 |
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Slyder
Aventureiro
Registado: 28 nov 2013 20:23 Mensagens: 20 Localização: Viseu
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Re: Transmissão Africa Twin
RuiSpratley Escreveu: Não é a melhor solução mas no passado aconteceu-me isso e a solução proposta pelo mecânico foi colocar um pingo de solda entre o pinhão e o veio. Se tiveres de fazer uma revisão mais profunda ... aproveita e muda tudo, senão pode ser uma solução, até porque embora dê trabalho depois a tirar o pinhão não é uma peça que se troque todos os anos. É uma solução um pouco "tosca" mas gastar 500/1000 ou mais euros nos dias de hoje pode não ser possível. Boas... Também já me tinha lembrado disso... não resolve o problema mas pelo menos adia-o por algum tempo... e sim, se for reparar é para reparar tudo, não tenho ideia de trocar a mota portanto...depois tenho moto ate á minha reforma . Pronunciem-se... Obrigado Abraço
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30 nov 2013 13:45 |
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Gamito
Aventureiro
Registado: 29 dez 2010 19:50 Mensagens: 1031 Localização: Povoa de Varzim
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Re: Transmissão Africa Twin
Se tens experiencia mecânica é uma mais valia. Arranja umas microfichas, desmonta e tira fotos de tudo . Se a montar tiveres alguma dificuldade pede ajuda a alguém mais experiente até daqui do forum.
Eu não me punha a fazer emendas, vai sair mais caro no futuro.
_________________ DRZ 400E Transalp 600 ex RMZ 250 ex Husaberg 400 ex Honda xr ex
Editado pela última vez por Gamito em 30 nov 2013 20:09, num total de 1 vez.
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30 nov 2013 15:04 |
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Slyder
Aventureiro
Registado: 28 nov 2013 20:23 Mensagens: 20 Localização: Viseu
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Re: Transmissão Africa Twin
Boas... ...e a saga continua... Acho que tenho que fazer um diário de bordo.... Hoje problemas á parte, peguei na menina e vamos lá ver como ela se porta fora de estrada Já tinha feito algumas brincadeiras fora de estrada mas com motos muiiitooooo mais mais leves (CR 250 e CR 500)... e não é que a menina se porta bem. Fiquei muito surpreendido pela facilidade com que se conduz na terra. 20 minutos mais á frente...começo a lembrar-me (já me tinha esquecido) das dores nos pulsos Bem , vamos fazer uma pequena pausa... Pausa feita, capacete, luvas , chave , starter e .... NADA!!! . Vamos ver se foi a bateria , ou o alternador , ou algum fio... sei lá. Sempre pegou bem hoje não lhe apeteceu... Abraço
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30 nov 2013 16:31 |
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Nelson Ângelo
Aventureiro
Registado: 15 out 2009 22:16 Mensagens: 607 Localização: Faro
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Re: Transmissão Africa Twin
Vê se os bornes da bateria estão bem apertados. Como andaste em off road pode ser isso. A mota pega de empurrão?
_________________ DAKAR!!!!!!
2010 - Suzuki DR 650 RSE "Zuki" 2009 - Triumph Sprint ST 955i "Lingerie Edition" 2008 - Honda Transalp XL600V "Jetboat Edition"
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01 dez 2013 00:24 |
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Slyder
Aventureiro
Registado: 28 nov 2013 20:23 Mensagens: 20 Localização: Viseu
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Re: Transmissão Africa Twin
Nelson Ângelo Escreveu: ... A mota pega de empurrão? Boas Sim de empurrão pega, vou ver se tem por lá algum fio solto ou algo do género... Abraço
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01 dez 2013 15:49 |
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Slyder
Aventureiro
Registado: 28 nov 2013 20:23 Mensagens: 20 Localização: Viseu
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Re: Transmissão Africa Twin
Boas Bem os cabos estão todos no sitio e apertados... cá para mim tenho a bateria nas "couves" Abraço
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01 dez 2013 19:02 |
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Ricardolr
Aventureiro
Registado: 31 jul 2012 09:41 Mensagens: 92
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Re: Transmissão Africa Twin
Slyder Escreveu: Boas Bem os cabos estão todos no sitio e apertados... cá para mim tenho a bateria nas "couves" Abraço Verifica se o rectificador está OK... se ainda for o de origem é nornal nestes modelos darem o berro... Caso seja esse o problema, compra um MOSFET
_________________ SUZUKI LTR MY 09 AFRICA TWIN RD07 1995
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01 dez 2013 22:47 |
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Slyder
Aventureiro
Registado: 28 nov 2013 20:23 Mensagens: 20 Localização: Viseu
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Re: Transmissão Africa Twin
Boas... Ricardolr Escreveu: Verifica se o rectificador está OK... se ainda for o de origem é nornal nestes modelos darem o berro... Caso seja esse o problema, compra um MOSFET
Perdoem-me a ignorância mas qual a melhor maneira de ver se o rectificador esta ok? Meti a bateria a carregar um bocado, montei-a e a moto pegou... Deixei-a a trabalhar uns 15 minutos com as luzes ligadas até que começou a falhar... desliguei a chave e quando tento meter a trabalhar outra vez........ Nada. Ou seja, a bateria não recebe carga.... Começo a ficar mesmo desanimado com a "menina", daqui a pouco peço o "divorcio Abraço
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02 dez 2013 12:15 |
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JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
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Re: Transmissão Africa Twin
Dá para ver facilmente, precisas é de ter a moto a trabalhar.
depois de teres a moto a trabalhar, com um voltimetro nos bornes da bateria vês qual é o valor que lá tens, tem de dar acima dos 13V, podendo ir acima dos 14V ao acelerares. + de 15 V é mau sinal, menos de 12V também é mau sinal.
Mede também a bateria, tem de ter 12V , abaixo disso demasiado fraca,
Abraço
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
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02 dez 2013 13:35 |
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Slyder
Aventureiro
Registado: 28 nov 2013 20:23 Mensagens: 20 Localização: Viseu
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Re: Transmissão Africa Twin
Boas JaimeX Escreveu: Dá para ver facilmente, precisas é de ter a moto a trabalhar.
depois de teres a moto a trabalhar, com um voltimetro nos bornes da bateria vês qual é o valor que lá tens, tem de dar acima dos 13V, podendo ir acima dos 14V ao acelerares. + de 15 V é mau sinal, menos de 12V também é mau sinal.
Mede também a bateria, tem de ter 12V , abaixo disso demasiado fraca,
Abraço Já o fiz e os valores estão dentro daquilo que falas inclusive a bateria 12,8 com a moto parada Estive a ver e esta ficha não estava nas melhores condições : Depois de uma boa limpeza com spray de contactos os sintomas mantêm-se, o relé faz barulho mas o motor de arranque não gira, como se a bateria não tivesse carga... Acho que será da bateria, vamos ver... Abraço
Editado pela última vez por Slyder em 03 dez 2013 13:35, num total de 1 vez.
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02 dez 2013 18:58 |
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Ricardolr
Aventureiro
Registado: 31 jul 2012 09:41 Mensagens: 92
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Re: Transmissão Africa Twin
Slyder Escreveu: Boas JaimeX Escreveu: Dá para ver facilmente, precisas é de ter a moto a trabalhar.
depois de teres a moto a trabalhar, com um voltimetro nos bornes da bateria vês qual é o valor que lá tens, tem de dar acima dos 13V, podendo ir acima dos 14V ao acelerares. + de 15 V é mau sinal, menos de 12V também é mau sinal.
Mede também a bateria, tem de ter 12V , abaixo disso demasiado fraca,
Abraço Já o fiz e os valores estão dentro daquilo que falas inclusive a bateria 12,8 com a moto parada Estive a ver e esta ficha não estava nas melhores condições : Depois de uma boa limpeza com spray de contactos os sintomas mantêm-se, o relé faz barulho mas o motor de arranque não gira, como se a bateria não tivesse carga... Acho que será da bateria, vamos ver... Abraço A parte deste check verifica mesmo o rectificador e as suas fichas... o que estás a descrever aconteceu exactamente igual à minha.
_________________ SUZUKI LTR MY 09 AFRICA TWIN RD07 1995
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02 dez 2013 20:51 |
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Gamito
Aventureiro
Registado: 29 dez 2010 19:50 Mensagens: 1031 Localização: Povoa de Varzim
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Re: Transmissão Africa Twin
Dizes que a mota depois de 15 m a trabalhar começou a falhar?
_________________ DRZ 400E Transalp 600 ex RMZ 250 ex Husaberg 400 ex Honda xr ex
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03 dez 2013 00:09 |
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Slyder
Aventureiro
Registado: 28 nov 2013 20:23 Mensagens: 20 Localização: Viseu
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Re: Transmissão Africa Twin
Sim , já me tinha acontecido antes mas depois de carregar a bateria essa falha passou. Como a moto passa muito tempo parada, e por vezes a voltinha é só de casa ao café e do café para casa... Sintomas de bateria fraca (pelo menos pensei eu)... Outra coisa , se as luzes não estiverem ligadas aguenta-se melhor, dá a impressão de com as luzes ligadas a descarga da bateria é maior do que aquilo que o "alternador" (não sei se é o nome certo) consegue carregar...
Abraço
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03 dez 2013 00:13 |
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Rui Dinis
Aventureiro
Registado: 01 fev 2011 09:48 Mensagens: 381 Localização: Lisboa
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Re: Transmissão Africa Twin
Bomba de Gasolina
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03 dez 2013 08:43 |
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Slyder
Aventureiro
Registado: 28 nov 2013 20:23 Mensagens: 20 Localização: Viseu
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Re: Transmissão Africa Twin
Boas Ricardolr Escreveu: A parte deste check verifica mesmo o rectificador e as suas fichas... o que estás a descrever aconteceu exactamente igual à minha.
No teu caso era o rectificador?? Rui Dinis Escreveu: Bomba de Gasolina Essa falha só acontece quando a bateria esta fraca, se eu meter a bateria a carregar a falha não acontece... Daqui a pouco tenho que editar o titulo do tópico , já que estamo-nos a desviar do tema inicial... Minha culpa Abraço
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03 dez 2013 13:03 |
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Slyder
Aventureiro
Registado: 28 nov 2013 20:23 Mensagens: 20 Localização: Viseu
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Re: Transmissão Africa Twin
Boas... Acho que descobri... É neste estado que esta uma das fichas do rectificador o que me deixou a pensar que é melhor começar a andar com um extintor na mota Obrigado Ricardo Vou substituir a ficha e ver se o problema fica resolvido. Abraço
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03 dez 2013 14:16 |
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