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 Transmissão Africa Twin 
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Mensagem Transmissão Africa Twin
Boas

Bem... as apresentações estão feitas, agora vêm as dúvidas

No outro dia estava eu a testar os meus dotes de mecânico, a desmontar algumas peças para respectiva limpeza e inspecção quando encontro isto:

Imagem

Assim de repente nem se nota mas encontro uma folga excessiva no pinhão, adiante:

Imagem

e finalmente:

Imagem :stupid:

Mandei vir um pinhão novo e de origem já o montei para experimentar, ficou com menos folga como é obvio mas penso que vou "derreter" o pinhão novo e dar cabo do resto do veio.
O mais engraçado é que o mecânico da Honda aqui em Viseu olhou para a foto do veio (a mesma que eu postei aqui) e disse que não estava muito mau... :eek:
Só depois de eu perguntar se as estrias do veio não deveriam ter todas a mesma expessura é que parece que ele notou que alguma coisa não estava bem...
Comprei a mota e devo ter feito uns 100km e agora isto. :crybaby:

Opiniões aceitam-se

Abraço


Editado pela última vez por Slyder em 03 dez 2013 13:27, num total de 1 vez.



29 nov 2013 14:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Se for uma folga excessiva deves ter aí um problema sério... Agora um a facto é que nesse sitio é mesmo normal ter um a folga entre veio e pinhão, aliás o design da coisa é mesmo esse!

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DAKAR!!!!!!

2010 - Suzuki DR 650 RSE "Zuki"
2009 - Triumph Sprint ST 955i "Lingerie Edition"
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29 nov 2013 17:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Também não me parece assim tão mau , mas quando começa a ter folga , não pára .
Mas já vi pior ....

dá uma vista de olhos aqui :

viewtopic.php?f=97&t=18487

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"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Citar:
Comprei a mota e devo ter feito uns 100km e agora isto. :crybaby:



Esse veio está condenado, prepara a carteira.... só o veio custa 150€ e o kit de juntas do motor mais de 200€...

É também bastante frequente na Africa Twin, encontrar os carretos da 3a (as vezes 3a e 4a) picados (mais cerca de 200€ por cada par) e deves ainda somar o preço dos segmentos novos, vedantes de válvula, passagem de ambos os cilindros à roca ao total....

Se fizeres tu o trabalho e não surgirem surpresas ao abrir, talvez te safes com pouco mais de 500€.... se fores à marca, prepara o dobro ou o triplo....


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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Pois é meu caro, tenho ideia q uma grande parte do pessoal que tem Africanas para venda é precisamente por esse motivo. Não sei se sabes fazer esse tipo de trabalho (se souberes poupas uma pipa de € em mão de obra) mas se não souberes prepara a carteira. Esse veio é um dos problemas que normalmente surgem quando se usa, em demasia, estas motos em todo o terreno ou então quando a moto já tem muitos km's.


:friends:

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30 nov 2013 10:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
se tens a moto há pouco, não tem garantia?

motos de enduro/trail que não se conheça a estória delas nunca se compram sem garantia. É f*da certa :sabe:

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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Gamito Escreveu:
se tens a moto há pouco, não tem garantia?

motos de enduro/trail que não se conheça a estória delas nunca se compram sem garantia. É f*da certa :sabe:



Tenho a mesma opinião, apesar de saber que, na sua grande maioria, os stands não vendem motos de enduro ou de cross com garantia, agora uma maxitrail (AfricaTwin) tem que ter obrigatóriamente. Se foi comprada a um particular, olha muita sorte e no que eu poder ajudar estarei disponivel.


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30 nov 2013 10:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Boas

Antes de mais obrigado pelos comentários
Infelizmente a moto foi comprada a um particular que ate me pareceu uma pessoa muito correcta (devem ser todos na altura não é???) :stupid:
Tenho algum conhecimento de mecânica mas , mecânica automóvel , não sei até que ponto é que deva aventurar-me a fazer a dita reparação , ate que o meu actual emprego infelizmente não me deixa muito tempo disponível.

Nelson Ângelo Escreveu:
Se for uma folga excessiva deves ter aí um problema sério... Agora um a facto é que nesse sitio é mesmo normal ter um a folga entre veio e pinhão, aliás o design da coisa é mesmo esse!


Pois... a folga lateral, ou seja, para dentro e fora é normal , segundo o que me disseram...
O problema é a folga "diagonal" , ou seja, com o pinhão montado se eu pegar numa chave de fendas e carregar num dos lados do pinhão ele torçe para esse lado :crybaby:

Vou tentar falar com varias oficinas para ver se me dão assim por alto algum valor, caso contrario vou meter mãos á obra, desmontar é fácil, depois, montar tudo , e a seguir é só vender os parafusos que sobrarem :mutley:

Brincadeiras á parte, sei que tenho aqui um problema serio e que as coisas têm que ser bem feitas. Se me derem um orçamento com valores astronómicos serei eu mesmo a reparar.

Já agora , alguém conhece Oficinas de confiança aqui na zona de Viseu, é que sinceramente a HONDA não me inspirou grande confiança :help:

Uma vez mais Obridado pelos comentários
Abraço


Editado pela última vez por Slyder em 30 nov 2013 16:15, num total de 1 vez.



30 nov 2013 12:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Não é a melhor solução mas no passado aconteceu-me isso e a solução proposta pelo mecânico foi colocar um pingo de solda entre o pinhão e o veio. Se tiveres de fazer uma revisão mais profunda ... aproveita e muda tudo, senão pode ser uma solução, até porque embora dê trabalho depois a tirar o pinhão não é uma peça que se troque todos os anos.
É uma solução um pouco "tosca" mas gastar 500/1000 ou mais euros nos dias de hoje pode não ser possível.

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30 nov 2013 12:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
RuiSpratley Escreveu:
Não é a melhor solução mas no passado aconteceu-me isso e a solução proposta pelo mecânico foi colocar um pingo de solda entre o pinhão e o veio. Se tiveres de fazer uma revisão mais profunda ... aproveita e muda tudo, senão pode ser uma solução, até porque embora dê trabalho depois a tirar o pinhão não é uma peça que se troque todos os anos.
É uma solução um pouco "tosca" mas gastar 500/1000 ou mais euros nos dias de hoje pode não ser possível.


Boas...

Também já me tinha lembrado disso... :rolleyes: não resolve o problema mas pelo menos adia-o por algum tempo... e sim, se for reparar é para reparar tudo, não tenho ideia de trocar a mota portanto...depois tenho moto ate á minha reforma [bigsmile] .

Pronunciem-se...

Obrigado Abraço


30 nov 2013 13:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Se tens experiencia mecânica é uma mais valia. Arranja umas microfichas, desmonta e tira fotos de tudo . Se a montar tiveres alguma dificuldade pede ajuda a alguém mais experiente até daqui do forum.

Eu não me punha a fazer emendas, vai sair mais caro no futuro.

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Editado pela última vez por Gamito em 30 nov 2013 20:09, num total de 1 vez.



30 nov 2013 15:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Boas...

...e a saga continua... :cry:

Acho que tenho que fazer um diário de bordo....
Hoje problemas á parte, peguei na menina e vamos lá ver como ela se porta fora de estrada :rolleyes:
Já tinha feito algumas brincadeiras fora de estrada mas com motos muiiitooooo mais mais leves (CR 250 e CR 500)... e não é que a menina se porta bem. Fiquei muito surpreendido pela facilidade com que se conduz na terra.
20 minutos mais á frente...começo a lembrar-me (já me tinha esquecido) das dores nos pulsos :D
Bem , vamos fazer uma pequena pausa...
Pausa feita, capacete, luvas , chave , starter e .... NADA!!! :stupid: :grrr: :pum: .
Vamos ver se foi a bateria , ou o alternador , ou algum fio... sei lá. Sempre pegou bem hoje não lhe apeteceu...

Abraço


30 nov 2013 16:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Vê se os bornes da bateria estão bem apertados. Como andaste em off road pode ser isso. A mota pega de empurrão?

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01 dez 2013 00:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Nelson Ângelo Escreveu:
... A mota pega de empurrão?


Boas
Sim de empurrão pega, vou ver se tem por lá algum fio solto ou algo do género...

Abraço


01 dez 2013 15:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Boas

Bem os cabos estão todos no sitio e apertados... cá para mim tenho a bateria nas "couves" :angry:

Abraço


01 dez 2013 19:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Slyder Escreveu:
Boas

Bem os cabos estão todos no sitio e apertados... cá para mim tenho a bateria nas "couves" :angry:

Abraço


Verifica se o rectificador está OK... se ainda for o de origem é nornal nestes modelos darem o berro... Caso seja esse o problema, compra um MOSFET

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01 dez 2013 22:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Boas...

Ricardolr Escreveu:

Verifica se o rectificador está OK... se ainda for o de origem é nornal nestes modelos darem o berro... Caso seja esse o problema, compra um MOSFET


Perdoem-me a ignorância mas qual a melhor maneira de ver se o rectificador esta ok?
Meti a bateria a carregar um bocado, montei-a e a moto pegou...
Deixei-a a trabalhar uns 15 minutos com as luzes ligadas até que começou a falhar... desliguei a chave e quando tento meter a trabalhar outra vez........ Nada. :(
Ou seja, a bateria não recebe carga....

Começo a ficar mesmo desanimado com a "menina", daqui a pouco peço o "divorcio :crybaby:

Abraço


02 dez 2013 12:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Dá para ver facilmente, precisas é de ter a moto a trabalhar.

depois de teres a moto a trabalhar, com um voltimetro nos bornes da bateria vês qual é o valor que lá tens, tem de dar acima dos 13V, podendo ir acima dos 14V ao acelerares. + de 15 V é mau sinal, menos de 12V também é mau sinal.

Mede também a bateria, tem de ter 12V , abaixo disso demasiado fraca,

Abraço

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JaimeX

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02 dez 2013 13:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Boas

JaimeX Escreveu:
Dá para ver facilmente, precisas é de ter a moto a trabalhar.

depois de teres a moto a trabalhar, com um voltimetro nos bornes da bateria vês qual é o valor que lá tens, tem de dar acima dos 13V, podendo ir acima dos 14V ao acelerares. + de 15 V é mau sinal, menos de 12V também é mau sinal.

Mede também a bateria, tem de ter 12V , abaixo disso demasiado fraca,

Abraço


Já o fiz e os valores estão dentro daquilo que falas inclusive a bateria 12,8 com a moto parada

Estive a ver e esta ficha não estava nas melhores condições :

Imagem


Imagem


Depois de uma boa limpeza com spray de contactos os sintomas mantêm-se, o relé faz barulho mas o motor de arranque não gira, como se a bateria não tivesse carga...
Acho que será da bateria, vamos ver...

Abraço


Editado pela última vez por Slyder em 03 dez 2013 13:35, num total de 1 vez.



02 dez 2013 18:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Slyder Escreveu:
Boas

JaimeX Escreveu:
Dá para ver facilmente, precisas é de ter a moto a trabalhar.

depois de teres a moto a trabalhar, com um voltimetro nos bornes da bateria vês qual é o valor que lá tens, tem de dar acima dos 13V, podendo ir acima dos 14V ao acelerares. + de 15 V é mau sinal, menos de 12V também é mau sinal.

Mede também a bateria, tem de ter 12V , abaixo disso demasiado fraca,

Abraço


Já o fiz e os valores estão dentro daquilo que falas inclusive a bateria 12,8 com a moto parada

Estive a ver e esta ficha não estava nas melhores condições :

Imagem

Imagem

Depois de uma boa limpeza com spray de contactos os sintomas mantêm-se, o relé faz barulho mas o motor de arranque não gira, como se a bateria não tivesse carga...
Acho que será da bateria, vamos ver...

Abraço


A parte deste check verifica mesmo o rectificador e as suas fichas... o que estás a descrever aconteceu exactamente igual à minha.

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02 dez 2013 20:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Dizes que a mota depois de 15 m a trabalhar começou a falhar? :rolleyes:

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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Sim , já me tinha acontecido antes mas depois de carregar a bateria essa falha passou.
Como a moto passa muito tempo parada, e por vezes a voltinha é só de casa ao café e do café para casa...
Sintomas de bateria fraca (pelo menos pensei eu)...
Outra coisa , se as luzes não estiverem ligadas aguenta-se melhor, dá a impressão de com as luzes ligadas a descarga da bateria é maior do que aquilo que o "alternador" (não sei se é o nome certo) consegue carregar...

Abraço


03 dez 2013 00:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Bomba de Gasolina :leiam:


03 dez 2013 08:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Boas

Ricardolr Escreveu:

A parte deste check verifica mesmo o rectificador e as suas fichas... o que estás a descrever aconteceu exactamente igual à minha.


No teu caso era o rectificador??

Rui Dinis Escreveu:
Bomba de Gasolina :leiam:


Essa falha só acontece quando a bateria esta fraca, se eu meter a bateria a carregar a falha não acontece...

Daqui a pouco tenho que editar o titulo do tópico , já que estamo-nos a desviar do tema inicial... :rolleyes:
Minha culpa :ups:

Abraço


03 dez 2013 13:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Transmissão Africa Twin
Boas...

Acho que descobri... :dance: :dance:

É neste estado que esta uma das fichas do rectificador

Imagem

Imagem

o que me deixou a pensar que é melhor começar a andar com um extintor na mota :rolleyes:

Obrigado Ricardo :nod:
Vou substituir a ficha e ver se o problema fica resolvido.

Abraço


03 dez 2013 14:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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