Data/Hora: 12 out 2025 00:19

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 587 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 24  Próximo
 Raid de L´Amitié 2012 
Autor Mensagem
Serus Spielberg

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagem Re: Raid de L´Amitié 2012
Luis, grande trabalho e disposição, realmente sem ti o Amitié para os Portugueses era uma miragem, dá gosto ver-te a ter tanto prazer a partilhar o teu conhecimento.

Pessoal sobre levar as 5 motas num atrelado falamos no fim de semana, acho exequivel mas dificil, as duvidas que tenho:

5 motas x 175kg (média) = 875kg mais coisa menos coisa.

Isto tem que ser puxado por um carro que se aguente, ainda por cima com 5 marmanjos, mais as bagagens.

O atrelado tem que ter matricula propria e travões, e por isso se for emprestado tem que ter alguma declaração para passar a fronteira, não sei se o carro tem que ter algum tipo especial de bola para estes atrelados.

13 mar 2012 23:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 18 abr 2010 13:16
Serôdio Escreveu:
Luis, grande trabalho e disposição, realmente sem ti o Amitié para os Portugueses era uma miragem, dá gosto ver-te a ter tanto prazer a partilhar o teu conhecimento.

O atrelado tem que ter matricula propria e travões, e por isso se for emprestado tem que ter alguma declaração para passar a fronteira, não sei se o carro tem que ter algum tipo especial de bola para estes atrelados.

É mesmo um prazer Pedro :)

Tem de se ter declaração e atenção que o peso bruto do carro + atrelado vai com certeza passar os 3500 kgs, convém, pelo menos em Portugal, um condutor com carta B+E. Caso contrário... vão sempre pela auto-estrada e rezem :)

'96 AT

14 mar 2012 00:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Mais uma pergunta do João Coimbra:

Citar:
Já agora mais uma questão. No roadbook do Amitie, que se lê de baixo para cima, basta somar os parciais aos totais em sequência.

Neste Roadbook por exemplo no Total do ponto 4 temos que somar o parcial do ponto 5 (que tem dois números entre eles) para chegar ao Total do ponto 5. Desta forma não torna mais dificil a leitura?

Repara que não tens de fazer conta nenhuma porque ela está feita (no TransPortugal já apanhei notas em que as contas não batiam certo, uma barracada, mas no Amitié nunca aconteceu nem acredito que algum dia venha a acontecer...)

O que tens de focar é o próximo total até o atingires, quando atingido é passar para o próximo e esqueceres o anterior. (deves mesmo passá-lo do écran do roadbook). Mesmo o valor do parcial não te interessa, é claro que te dá a medida exacta do troço que estás a percorrer mas isso não é relevante. Pode não ser intuitivo escrito assim na teoria mas no terreno vais ver que funciona muito bem desta forma (é a que todos os pilotos usam). Repara que não precisas de fazer a conta para saberes exactamente a que distância estás da próxima nota. No difícil binómio navegação/condução em mota tens de focar o que é importante, faz parte da tua eficiência e segurança.

Como exemplo. Imagina que começas uma nota no km 115,86 e que o próximo total é 119,02. Focas a tua atenção na condução e de vez em quando dás uma olhadela para o odómetro e hás-de ver os kms no 116 depois no 117, e quando chagares ao 118 começas a verificar com mais frequência porque sabes que logo no início do kms 119 tens o ponto que tens de analisar e decidir.

Esta questão do 'de vez em quando dar uma olhadela no odómetro' é muito importante. Mesmo nas notas espaçadas façam sempre isso. Porque é muito fácil se tivermos uma nota espaçada relaxarmos a verificação do odómetro e quando olhamos... já era... volta para trás...

Mais uma boa pergunta para falarmos no workshop!

'96 AT

14 mar 2012 00:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 04 set 2010 19:08
NunoBarbosa Escreveu:
João Coimbra Escreveu:
ricardo.teixeira Escreveu:
Ai que vais sofrer tanto de AT :fiu:

Eu só tinha duas possibilidades:

- Ir de AT
- Não ir

A escolha foi simples e como se costuma dizer NO PAIN, NO GAIN

Isso mesmo Joao. E olha que o Rui Marques na AT às vezes ate nos envergonha! Aconselho a ires com alguem de reboque. Eu acho que deviamos falar todos la em baixo no treino e tentar ver se mais alguem está com este problema (nao esquecer que ha muitos companheiros do forum nomads que tb vao).

Abr

Saltou-me este post em stream, deve ter sido pelo meu nome ser mencionado, ou a AT :nod:

Ricardo, não percebo porquê que achas que o João irá sofrer na AT :rolleyes:

Costumo dizer que os 'Herois vêm-se na arena quando soltam as feras...
... mas contudo posso rapidamente lembrar-te que a AT tem motor de arranque, autonomia para mais de 300 kms, refrigerada a liquido, pode-se carregar com 15 ou 20 kg de tralha, que não se nota nada na condução...
Ao invés de uma monocilindrica que 15kg parece que levas pendura, se estiver calor ... nem digo mais nada em relação ás montadas...

Quanto ao piloto, já tive oportunidade de o ver o João Coimbra a andar na areia, e nesse celebre Domingo no Marroqueiro calhou em conversa eu disse-lhe que não se preocupa-se, porque conheço gajos muito mais nabos que eu que também vão ao Amitié, só têm a vantagem de falar bem Françês para ler o Roadbook, obviamente que me refiro aos Franceses [bigsmile]

14 mar 2012 02:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 11 set 2011 18:45
Rui Marques Escreveu:
Quanto ao piloto, já tive oportunidade de o ver o João Coimbra a andar na areia, e nesse celebre Domingo no Marroqueiro calhou em conversa eu disse-lhe que não se preocupa-se, porque conheço gajos muito mais nabos que eu que também vão ao Amitié, só têm a vantagem de falar bem Françês para ler o Roadbook, obviamente que me refiro aos Franceses [bigsmile]

Muito obrigado, Rui, pelo voto de confiança. Claro que ainda tenho muito para aprender para chegar aos teus calcanhares. Mas vontade de aprender não falta.

Vou tentar não deixar mal todos os fãs das Africa Twin.

14 mar 2012 14:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

De volta ao assunto de pneus e mousses (já não era sem tempo...)

Quando fiz o pedido para o Robert referi um total de 8 penus e 11 mousses. Agora revendo as encomendas encontro:

Nuno Correia: 2 Bridgestone + 2 mousses
Hugo Pinto: 2 Bridgestone + 2 mousses
Luís Lourenço: 2 Bridgestone + 2 mousses
Ricardo Rafael: 2 Bridgestone + 2 mousses
Luís Santos: mousse frente

Ou seja, não me lembro quem encomendou as duas mousses que pedi a mais... Possivelmente algum dos desistentes, alguém se acusa?

O Robert já me deu os preços do transporte, 30 euros por cada 2 pneus + 2 mousses (este é o preço da encomenda total, mas suponho que sendo uma encomenda mais pequena o preço não varie significativamente).

Eu, o Ricardo e o L.Santos vamos arriscar e montar os pneus com o Robert no dia 27. Combinei com o Robert que ele reserva uma hora para tratar das nossas montagens, em princípio das 18 às 19 horas. Espero que cumpra, mas não garanto dada a confusão instalada nos últimos anos. O que eu lhe disse é que em vez de ter o pessoal todo em fila à espera de vez, faz um quadro com os nomes dos clientes e uma hora estimada para a montagem... Vamos ver se funciona...

Nuno e Hugo, os vossos querem na mesma recebê-los cá?

'96 AT

14 mar 2012 16:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Falto eu! LOL! Nuno Barbosa = 2 mousses

14 mar 2012 16:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 18 set 2009 10:21
Voltanto ao assunto da AT, é um tema fixe :D

Uma GS 1150 já fez o Amitie ....

Em boa verdade Vos digo, qualquer moto faz o Amitie, apenas umas fazem mais facilmente que outras, no final tudo vai depender dos caminhos que a organização escolher.

À 2 anos o Amitie foi no Sahara ocidental, foi um raid em areia. Muita malta sofreu, independentemente de iram nas motos tidas como pequenas / faceis.

Toda a gente sabe andar de moto. Portanto a diferença vai ser no desgaste físico, porque em areia ao fim de um DIA INTEIRO a lutar contra uma moto de 200 kg causa um desgaste que eu com a minha pança e idade, não aguentava.

Umas fotos de uma jornada de areia em 2010, retiradas dos Nomads.

Fotos espectaculares, uma experiência que gostava também de um dia fazer.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Estou no entanto convencido que este ano, tal como o ano passado, areia vai ser pouca, as pistas vão ser rolantes e a malta das trails vai curtir para caneco.

João, eu aposto na tua AT para a vitória final :thumbsup:

14 mar 2012 17:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

O assunto do possível envio das motas para França está encerrado, não se vai fazer.

Tenho dois assuntos em aberto com a AIO, dos quais ainda não obtive resposta, que é saber se o sentido dos roadbooks se mantém ao contrário do standard, e se os roadbooks para as motas este ano são entregues em rolo ou em folhas. Logo que saiba aviso.

Era suposto o JMS ter chegado no passado fim-de-semana dos reconhecimentos, mas parece que ainda continuam.

O Luís Santos descobriu no fórum AIO uma alteração ao percurso, o loop Icht - Icht foi substituído por uma passagem em Tata, ficou assim:

29 Avril --- Marrakech > Thinerir
30 Avril --- Thinerir > Merzouga
1er Mai --- Merzouga > Mhamid
2 Mai --- Mhamid > Mhamid
3 Mai --- Mhamid > Gué Jeff (bivouac)
4 Mai --- Gué Jeff > Tata
5 Mai --- Tata > Icht
6 Mai --- Icht > Plage Blanche (bivouac)
7 Mai --- Plage Blanche > Agadir
8 Mai --- Remise des Prix

'96 AT

14 mar 2012 17:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

NunoBarbosa Escreveu:
Falto eu! LOL! Nuno Barbosa = 2 mousses

Nuno! Mil desculpas, pá, sou um despassarado...

Montas lá ou queres que enviem para cá?

'96 AT

14 mar 2012 17:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 18 set 2009 10:21
Luis Lourenco Escreveu:

O Luís Santos descobriu no fórum AIO uma alteração ao percurso, o loop Icht - Icht foi substituído por uma passagem em Tata, ficou assim:

2 Mai --- Mhamid > Mhamid
3 Mai --- Mhamid > Gué Jeff (bivouac)

Cá para mim vão para o Erg Chegaga, se assim for vão percorrer as pistas mais fabulosas que até à data a minha pequena e modesta carreira de motociclista percorreu.

14 mar 2012 17:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 04 jan 2010 16:55
Ao contrário do que pensava, e com muita pena minha, não vou poder acompanhar-vos este fim de semana em Santiago do Cacém :( :(
Quem fica a perder sou eu ...
Abraço e divirtam-se
Tomaz

14 mar 2012 20:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Pedro BC Escreveu:
Cá para mim vão para o Erg Chegaga, se assim for vão percorrer as pistas mais fabulosas que até à data a minha pequena e modesta carreira de motociclista percorreu.

É certinho, o loop Mahmid - Mahmid não pode deixar de incluir uma passagem nas dunas do Chegaga...

Imagem

'96 AT

14 mar 2012 20:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
BOB o Aventureiro

Registado: 07 set 2009 18:23
Ai a ansiedade :lol:

14 mar 2012 23:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Luis, sem problema...bem, acho que monto lá com vocês, será melhor. Nao tenho sitio para as montar por ca. Obrigado mais uma vez.

Tomaz, é mesmo uma pena, ate porque estou convencido que muito deste trabalho tb é teu. Qualquer das formas, muito obrigado, ficamos a dever-te um LBV à maneira ;)

Ricardo, nem mais...ja ando a Angelicalm! Muahahahah.

Abraços!

14 mar 2012 23:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
BOB o Aventureiro

Luis Lourenco Escreveu:
Tenho dois assuntos em aberto com a AIO, dos quais ainda não obtive resposta, que é saber se o sentido dos roadbooks se mantém ao contrário do standard, e se os roadbooks para as motas este ano são entregues em rolo ou em folhas. Logo que saiba aviso.

Falamos no fim de semana, se for em folhas, pede os pdf que eu tento converter na largura máxima das plotter e mando "plottar" para termos em rolo. :thumbsup:

15 mar 2012 12:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

ricardo.teixeira Escreveu:
Falamos no fim de semana, se for em folhas, pede os pdf...

Não mandam os pdf... desde 2008 controlam com rigor as cópias que distribuem porque houve quem fizesse cópias para quem não pagou a inscrição fazer as primeiras etapas... E mais não digo :D

'96 AT

15 mar 2012 15:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Luis Lourenco Escreveu:

Quando fiz o pedido para o Robert referi um total de 8 penus e 11 mousses. Agora revendo as encomendas encontro:

Ou seja, não me lembro quem encomendou as duas mousses que pedi a mais... Possivelmente algum dos desistentes, alguém se acusa?

O Robert já me deu os preços do transporte, 30 euros por cada 2 pneus + 2 mousses (este é o preço da encomenda total, mas suponho que sendo uma encomenda mais pequena o preço não varie significativamente).

Eu, o Ricardo e o L.Santos vamos arriscar e montar os pneus com o Robert no dia 27. Combinei com o Robert que ele reserva uma hora para tratar das nossas montagens, em princípio das 18 às 19 horas. Espero que cumpra, mas não garanto dada a confusão instalada nos últimos anos. O que eu lhe disse é que em vez de ter o pessoal todo em fila à espera de vez, faz um quadro com os nomes dos clientes e uma hora estimada para a montagem... Vamos ver se funciona...

O Nuno Barbosa também monta em Marraqueche.

Nuno Correia, Hugo Pinto, como é com vocês, mando vir para cá?

'96 AT

15 mar 2012 15:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

NunoBarbosa Escreveu:
Tomaz, é mesmo uma pena, ate porque estou convencido que muito deste trabalho tb é teu. Qualquer das formas, muito obrigado, ficamos a dever-te um LBV à maneira ;)

E estás bem convencido. Não só este ano, o Tomaz, nunca tendo feito o Raid, tem sido um dos maiores entusiastas desde 2007, dando sempre uma grande ajuda aos participantes portugueses.

'96 AT

15 mar 2012 15:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 11 set 2011 18:45
Luis Lourenco Escreveu:
Luis Lourenco Escreveu:

Nuno Correia, Hugo Pinto, como é com vocês, mando vir para cá?

Luis em principio também vou precisar de pneus para a minha AT. Só ainda não sei quais, mas é para serem montados em Marraqueche. Será ainda possivel encomendar?

15 mar 2012 18:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
BOB o Aventureiro

Luis Lourenco Escreveu:

[/quote]

:lol: só falta saber o quê :danc:

15 mar 2012 23:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Moussessss! :cachaço: :D

15 mar 2012 23:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

João Coimbra Escreveu:
Luis em principio também vou precisar de pneus para a minha AT. Só ainda não sei quais, mas é para serem montados em Marraqueche. Será ainda possivel encomendar?

Deve ser possível. Mas temos de escolher os pneus. Para jante 17 nem sei bem o que há no mercado, mas vou perguntar ao Robert.

Queres encomendar também mousses? Não há para jante 17 mas o Robert corta uma 18 e funciona bem, o André Nunes montou na HP2 e deu-se muito bem. É um descanso, mas para andamentos vivos a mousse da frente numa mota pesada como a AT não dura muito, embora dê para fazer o Raid todo. Se não leva câmaras Ultra Heavy Duty de 4mm (também se quiseres posso pedir cotação ao Robert).

'96 AT

16 mar 2012 00:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Luis Lourenco Escreveu:
...Para jante 17 nem sei bem o que há no mercado, mas vou perguntar ao Robert.

Perguntei ao Robert mas ao mesmo tempo procurei no Mynetmoto. Encontrei um pneu que eu usei na AT e que era excelente para tt, o Michelin T63 (nem sabia que ainda existia...)

Era o que eu escolheria, mas para além desses parece que há:

Pirelli MT21
Mitas E10
Metzeler Karoo
Continental TKC80

Estes dois últimos acho que os da frente não são pneus para o Raid, têm pouco grip. Mas para trás em conjunto com um pneu mais agressivo à frente, já usei com a LC8 e gostei.

'96 AT

16 mar 2012 00:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
BOB o Aventureiro

Luis Lourenco Escreveu:
Luis Lourenco Escreveu:
...Para jante 17 nem sei bem o que há no mercado, mas vou perguntar ao Robert.

Perguntei ao Robert mas ao mesmo tempo procurei no Mynetmoto. Encontrei um pneu que eu usei na AT e que era excelente para tt, o Michelin T63 (nem sabia que ainda existia...)

Era o que eu escolheria, mas para além desses parece que há:

Pirelli MT21
Mitas E10
Metzeler Karoo
Continental TKC80

Estes dois últimos acho que os da frente não são pneus para o Raid, têm pouco grip. Mas para trás em conjunto com um pneu mais agressivo à frente, já usei com a LC8 e gostei.

Eu tenho o T63, é muito bom, obviamente que o Desert e Desert Race são melhores ... mas bem mais caros :crybaby:

Eu vou optar pela seguinte configuração: Camaras Heavy Cross da Continental, as que falas, são mesmo grossas. T63 atrás e à frente o Unicross da Metzeler 90/90/21, é mais alto e larga e aguenta muita pancada e protege mais a jante, a ver vamos :thumbsup:

16 mar 2012 11:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 587 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 24  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: