Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
De serviço no Enduro nos Açores
No Domingo do passado fim-de-semana, realizou-se a 1ª prova do Campeonato dos Açores de Enduro. Este é um campeonato à muito desejado pelos entusiastas do Enduro, pois o Arquipélago dos Açores possui excelentes condições para a prática da modalidade e, se não me falha a memória, já lá vão 13 anos desde o último campeonato de Enduro. Contudo, a realização deste campeonato vai se resumir principalmente à ilha de São Miguel e uma prova na ilha do Faial, pois torna-se muito díficil alargar este tipo de competição a muitas ilhas. Com o apoio do Rosinhas Volei Clube e Federação de Motociclismo de Portugal, constiuiu-se uma equipa competente, que durante algumas semanas não se poupo ua esforços, para poder apresentar uma prova interessante, apelativa e mínimamente acessível a todos.
RECONHECIMENTOS
Mas antes de falar na prova em si, ou pelo menos naquilo que me foi possível assistir, vou começar por falar na semana que antecedeu a prova, onde se realizaram reconhecimentos do percurso da prova. Eu e o Ricardo Silva, fomos convidados para participar na prova na qualidade de controladores, papél que aceitamos com muito gosto. Mas para evitar confusões quanto à nossa localização/posto de controle, acompanhamos 2 dos Organizadores da prova nos reconhecimentos, nomeadamente o Abel Carreiro e o Vítor Ferreira (ficou a faltar o Tiago Bettencourt), os quais nos mostraram grande parte do percurso, bem como as nossas posições. Numa palavra, foi um Domingo FANTÁSTICO! E fantástico porquê? Simples, porque os trilhos que iam fazer parte da prova eram espectaculares e foi super divertido fazer os mesmos. Digamos que por vezes pensava que era capaz de fazer a prova…, talvez um dia. Ora bem, o Enduro ia se realizar entre a freguesia dos Ginetes e Ponta Delgada, zonas onde não faltam trilhos, trialeiras, etc, enfim, haja vontade e forças. Seguindo o Abel e o Vítor, demos uma vista de olhos em grande parte dos trilhos e até ficamos a conhecer alguns trilhos novos, típicamente Enduristas e muito divertidos. Alguns trilhos exigiam mais atenção e mão firme, mas depois tudo era compensado com excelentes vistas:
Alguns percursos eram autênticas surpresas, não pela negativa, mas pela sua beleza e por obrigar a piloto e a máquina a empenharem-se:
Paragem no caminho dos 3 Kms, onde se localizava o meu controle horário, uma Extreme através da mata dos 3 Kms. Belo posto de controle que me saiu na rifa, ou seja, com um cenário lindo, as lagoas das Sete Cidades:
E lá continuamos atrás do Abel e Vítor, sempre por trilhos espectaculares:
Também não faltou uma passagem de areia, com alguma água à mistura, que poderia causar alguma surpresa aos mais distraídos:
Algumas zonas estavam mais profundas que outras…
Mais uma passagem por uma zona com forte vegetação:
Por vezes a vegetação era mesmo intensa…
Apesar da minha grande vontade de tirar fotos ao percurso, nem sempre foi possível, pois o Vítor e o Abel estavam em trabalho e não havia muito tempo para paragens. Valeu-me estar equipado com a GoPro, que filmou muitas passagens interessantes e que vos deixo no vídeo abaixo:
Para resumir os reconhecimentos, posso dizer que Eu e o Ricardo adoramos, não só pelos trilhos fantásticos, mas também pela oportunidade de acompanhar a organização no seu trabalho. O nosso obrigado ao Vítor e ao Abel, foram 5 estrelas!
VERIFICAÇÕES TÉCNICAS
No fim-de-semana da prova, ou seja, 26 e 27 de Fevereiro, acompanhei as verificações técnicas no Sábado, as quais são sempre interessantes de assistir, porque temos a oportunidade de ter algum contacto com os pilotos e a oportunidade de ver mais de perto as suas máquinas. O ambiente era de grande entusiasmo e alegria, pois finalmente ia se realizar a 1ª prova do Campeonato, prova esta que iria testar não só pilotos e máquinas, mas também toda a capacidade organizativa da Organização. O empenho dos pilotos nos últimos retoques nas suas motas era notório, dando gosto assistir:
Uma das motas que mais deu nas vistas foi a Kawasaki KX-F 250 do Manuel Martins, pois ostentava um aspecto “factory bike”:
A KTM era a marca que mais motas tinha em prova, onde o destaque ia para as SX-F 450 do Marco Garcia e Víctor Rodrigues. Era caso para se dizer, “orange power”:
Nada escapava nas verificações:
Depois seguiu-se um reconhecimento à especial Motocross que se ia realizar em plena freguesia dos Ginetes, onde se afinaram últimos pormenores:
Nem o Director de prova resistiu a dar show:
Com as verificações feitas, estavam todos e tudo pronto para o dia seguinte, ou seja, o dia de prova. Até aqui, grande trabalho e empenho da organização.
DIA DE PROVA
No Domingo era, finalmente, o dia de prova Pilotos e máquinas estavam prontos para testar as suas capacidades e limites, era o derradeiro teste. À partida haviam 2 pilotos favoritos à vitória, Manuel Martins em Kawasaki KX-F 250 e Marco Garcia em KTM SX-F 450. Contudo, eram apenas apontados como pilotos favoritos, nada mais, porque em competição nada está à partida garantido, há que suar para lá chegar. Da minha parte, não pude estar nos outros locais para assistir à prova, dado que me encontrava no papél de ajudante da organização, efectuando o controle horário de partida na Extreme 3 Kms, nas Sete Cidades, no caminho dos 3 Kms. Excelente ponto de controle, especialmente pela vista:
Para minha sorte, o Miranda acompanhou-me nesta aventura e foi o repórter fotográfico de serviço. A ele o meu obrigado pelas excelentes fotos. Também surgiram mais companheiros para assistir a esta parte da prova, que ajudaram muito a animar a zona e os tempos mortos. O incansável Vítor Ferreira encarregou-se de me entregar a “printer” para cronometrar as partidas:
Por volta das 10:15 começaram a surgir os primeiros pilotos, já com sinais de algum cansaço, mas nada que não estivessem habituados. O Manuel Martins foi o 1º e apresentava-se enérgico e confiante como sempre:
O Manuel cada vez que arrancava para a Extreme era um espectáculo, pois arrancava que nem um tiro de canhão, fazendo parecer que o piso enlameado e cheio de regos não passavam de uma estrada lisa e sem buracos. Impressionante!
Outro piloto que também impressionava era o Marco Garcia em KTM SX-F 450, que ao contrário do Manuel, fazia um arranque mais suave, mas depois enrolava o punho direito de forma irrepreensível.
Os restantes pilotos foram chegando mais ou menos pela ordem correcta, onde apenas se registou numa das voltas um maior atraso do Sérgio Pinheiro em Yamaha YZ-F 450, devido a uma queda numa grota. André Coelho em Honda CR-F 250, também cometeu um pequeno erro na última volta e chegou antes do tempo à Extreme, tendo que voltar para trás e verificar onde se tinha enganado.
Outro piloto que captou a minha atenção foi o Pedro Dias em Honda CR-F 250, pois na Extreme imprimia um ritmo rápido e seguro, sendo seguramente um dos mais rápidos:
Francisco Bettencourt aos comandos de uma Husqvarna WR 125, mota com a menor cilindrada da prova, também revelou-se um piloto consistente em termos de ritmo. A sua 125 deu ao litro, garantidamente.
Os restantes pilotos também estavam a portar-se à altura do evento, pois a maior parte deles pratica Enduro/TT aos fins-de-semana, não sendo novidade enfrentar os “maus caminhos”. No entanto, a partir da 2ª volta alguns pilotos já denunciavam algum cansaço e, na 3ª volta, ainda foi mais notório o cansaço, levando a que alguns abrandassem bastante o ritmo. Nada de preocupante, apenas falta de mais alguma preparação física e ritmo de corrida. Mas como esta 1ª prova foi um teste a pilotos e motas, penso que para a 2ª prova os pilotos que sentiram mais cansaço ou dificuldades estarão mais bem preparados. No geral, portaram-se à altura e mostraram garra.
Uma situação curiosa que verifiquei na prova foi o truque que o Manuel Martins usou para superar um furo no pneu, ou seja, na impossibilidade de mudar o pneu em plena prova, o Manuel usou braçadeiras de serrilha para segurar o pneu à jante. No mínino engenhoso e resultou na perfeição:
O mais interessante é que ele arrancava para a Extreme em ritmo “canhão”, como se não tivesse o pneu furado e preso com braçadeiras. Experiência, persistência e muito calo. Um pequeno vídeo com os arranques para a Extreme 3 Kms nas Sete Cidades:
Quando terminou as 3 passagens à Extreme 3 Kms, parti em direcção aos Ginetes para tentar acompanhar mais um pouco da prova e saber quem estava na liderança da prova. Pelo caminho apanhei mais algumas passagens e ainda apanhei os últimos pilotos na especial Motocross:
Ops…
De salientar o excelemte trabalho da organização na divulgação da prova, quer através da imprensa, televisão e até rádio, onde no dia de prova ia sendo transmitido uma espécie de relato da prova.
À medida que ima chegando, queriam logo saber dos tempos e posições:
O desacanso merecido das “guerreiras”:
Quanto a resultados à geral, após intensa luta entre manuel Martins e Marco Garcia, a vitória acabou por sorrir ao piloto Faialense, tendo também contribuído para tal um desaire do Manuel Martins. Surpresa ou não, foi o 2 º lugar conquistado pelo Pedro Dias e o 3º lugar do Francisco Bettencourt, prova de que a consistência demonstrada valeu a pena.
Na Classe E1, Pedro Dias foi um digno vencedor, seguido de Francisco Bettencourt e Emanuel Couto.
Na Classe E2, Marco Garcia foi o natural vencedor, seguido de um surpreendente Sérgio Pinheiro e André Câmara.
Em jeito de conclusão, podemos afirmar com toda a segurança que a 1ª prova do Campeonato dos Açores de Enduro foi um sucesso A organização está de parabéns pela prova que conseguiu realizar, a qual teve muito nível, bem como por todo o empenho e dedicação que demonstraram ao longo deste evento. Também é importante referir as entidades que se associaram e apoiaram este evento, como o sempre importante apoio do Rosinhas Volei Clube e da Federação de Motociclismo de Portugal, da Junta de Freguesia dos Ginetes, Rádio Atlântida, amac Trabalho Temporário, SRMOTO, Residencial Sete Cidades, Digimago, Equiambi e Correio dos Açores. Agora resta esperar pela 2ª prova do Campeonato, que se realizará a 8 de Maio na freguesia da Maia. Uma prova a não perder!!!
Boas Curvas!
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 -Ready To Race
http://www.motoazores.com
02 mar 2011 01:28
Miguel
AquAmAn
Registado: 21 abr 2009 14:37 Mensagens: 6114 Localização: Oeiras, Lisboa