Data/Hora: 19 abr 2026 11:56

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
 Nordeste by night & by scut 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagem Nordeste by night & by scut
Numa sexta-feira à noite e após uma semana de trabalho, nada melhor que um passeio de mota para relaxar um pouco :yesss:
Já havia algum tempo que não realizava um passeio destes, fruto de falta de alguma oportunidade, mas com este espaço disponível, não desperdicei e fiz-me à estrada.
A noite estava muito boa, com apenas algum vento e algum frio, típico de Outono e, digo eu, ideal para um passeio nocturno [clap]
Em vez de fazer um passeio já muito explorado, ou seja, até às Furnas, aproveitei a abertura da nova scut, que liga o nó dos Barreiros, na Maia, à Lomba da Fazenda, no Nordeste, para realizar este passeio.
Também tinha muita curiosidade para experimentar esta nova estrada que nos liga ao Nordeste, pois ainda não tinha tido a oportunidade.
Claro que de noite não dá para ver com a clareza ideal todos os pormenores desta mega construcção, especialmente as vistas das famosas pontes/viadutos, com altura considerável. Segundo dizem, um dos viadutos tem um comprimento total de 385 metros, tem o tabuleiro a 165 metros de altura e um vão de 185 metros entre pilares.
A constatação destes números ficará para um passeio diurno.
Após deixar a cidade da Ribeira Grande para trás e assim que entrei na nova scut propriamente dita, deu logo para perceber que o asfalto parecia bom, isto é, bom piso e sem desníveis a registar.
Dei por mim a circular quase sempre a direito e com pouquíssimas curvas, mas muito suaves. Afinal de contas, esta obra reduziu as 134 curvas da estrada “antiga” que liga Ribeira Grande a Nordeste para apenas 16. Impressionante! :eek:
A iluminação é que não é a mais agradável, ou seja, a mesma existe essencialmente junto às saídas para as várias freguesias que ficam pelo caminho. De resto, temos que confiar na boa iluminação do nosso meio de transporte (graças a Deus que tenho xenon) e na boa sinalização da estrada.
Por falar em sinalização, pareceu-me suficiente e correcta.
Não tardou nada até me deparar com a proximidade a Nordeste:

Imagem

Posso dizer que da Galp nas Laranjeiras até ao centro de Nordeste, demorei menos de uma hora, o que é notável, tendo em conta que fiz o trajecto de noite e a um ritmo cuidadoso. Também não apanhei trânsito… :D

Imagem

Em Nordeste, a tranquilidade de sempre:

Imagem

Posso dizer que fiquei surpreendido com a rapidez com que se chega a Nordeste, e até consultei o painél de instrumentos para ver quantos kms tinha realizado, pois quase não queria acreditar.
Fiz quase 60 kms em menos de uma hora e quase sem curvas, o que na estrada “antiga” era impossível.
Contudo, não há bela sem senão, ou seja, é espectacular ir de Ponta Delgada ao Nordeste em pouquíssimo tempo, mas perdem-se muitos pontos de interesse e toda a beleza da estrada “antiga”. Além disso, para nós Motociclistas perde-se muito em diversão, isto é, todas aquelas curvas que tornavam a condução divertida…
Para o Turista, a estrada “antiga” é obrigatória, pois é lá que se encontram todas as paisagens espectaculares, todos os miradouros e demais pontos de interesse.
Já que estava em Nordeste, aproveitei para dar uma volta pelo centro e tirar algumas fotos:

Imagem

Imagem

Nordeste é impressionante, estava tudo tão calmo e sereno, quase nãi vi pessoas, aliás penso que só vi 2 pessoas (estátua não conta :D ).

Imagem

Torna-se agradável andar por aqui, pois não há agitação. Mas pergunto eu, com esta nova scut e com todas as facilidades que a mesma oferece, até quando Nordeste vai ser um local calmo e sem agitação? :rolleyes:
Só o futuro dirá…

Imagem

A sempre rotunda florida:

Imagem

Sózinho e sem mais nada para fazer, regressei a Ponta Delgada, novamente pela scut:

Imagem

De Nordeste a Ponta Delgada, já circulei na scut com mais confiança, porque já a tinha feito num sentido e já sabia o que me esperava. Se na ida levei menos de 1 hora, no regresso ainda menos. Mas também enrolei mais um pouco o acelerador… :pum:
Em jeito de conclusão, posso dizer que foi um bom passeio, muito relaxante e intressante. Agora e para aqueles que gostam realmente de fazer kms de mota, não há desculpa para não se ir tomar um cafézinho até Nordeste, pois poupa-se em tempo e combustível.
Penso que vou ir mais vezes ao Nordeste, mas também penso que depois deste factor novidade passar, a estrada “antiga” vai ter ainda mais sabor e encanto.
No entanto, na scut anda-se muito a direito, e eu gosto de curvas :unibrow:
Para a população de Nordeste, penso que será uma melhoria na qualidade de vida e abrem-se outras oportunidades. Mas só o tempo dirá as consequências positivas e negativas desta mega construcção, que “invadiu” paisagens de grande beleza deste lado da ilha. Quanto a este último facto, é inegável que a nossa paisagem perdeu muito.
Agora falta realizar um passeio diurno para uma observação mais clara e concreta desta nova via.

Boas Curvas! :vrumm:

http://www.motoazores.com

05 nov 2011 16:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 21 out 2010 13:11
Mensagem Re: Nordeste by night & by scut
Belo relato. :clapp:

05 nov 2011 16:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 27 ago 2010 11:47
Boas fotos Bruno. Realmente agora vamos ao Nordeste num instante!

A 950 com a mudança de suspensões ficou ainda mais "agressiva" :humm:

Abraço
Luis Cabral

05 nov 2011 18:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

lpc007 Escreveu:
Realmente agora vamos ao Nordeste num instante!

É num abrir e fechar de olhos :D

lpc007 Escreveu:
A 950 com a mudança de suspensões ficou ainda mais "agressiva"

Visualmente fica bem mais agressiva, e na prática, as diferenças notam-se :clapp:

http://www.motoazores.com

06 nov 2011 16:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Eles que façam uma a ligar ao Continente :D

06 nov 2011 20:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Lança Escreveu: