| Autor |
Mensagem |
|
Luís Caetano
Aventureiro
Registado: 08 jun 2009 15:34 Mensagens: 1926 Localização: Vila do Conde / Valença
|
 Corrente partida
Na 6ª passada mandei trocarem-me os pneus aqui ao lado de casa num tasco Yamaha.
Sábado, vou de atrelado até a Vila Verde e após uns pequenos saltos de moto numa subida a corrente parte-se.
Tentamos resolver com um elo rápido, mas terá ficado mal colocado e volta a rebentar.
Fui a uma oficina e colocaram-me uma corrente nova, marca Iris, dourada e por 60€.
A minha pergunta é: - Posso recuperar a corrente partida?
Ela está praticamente nova, terá uns 5000km e tem, neste momento, um elo a menos, ou seja, tem 113 elos. Não sei qual a marca de origem, mas será uma corrente acima dos 100€ se for como na LC8...
Consegue-se recuperar de forma segura? Ou é melhor colocar numa moto que precise de menos elos?
_________________ CumprimenTTos,
Luís Caetano
|
| 11 nov 2011 11:42 |
|
 |
|
Paulo Li
Aventureiro
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
|
 Re: Corrente partida
Se conseguires chegar, a roda traseira toda para frente, pode ser que consigas colocar a corrente de "volta" terá é que ter folga! 
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
|
| 11 nov 2011 13:01 |
|
 |
|
Nuno_Dias
Aventureiro
Registado: 08 set 2009 15:11 Mensagens: 3212 Localização: Póvoa Sto. Adrião
|
Caetano, julgo que poderás numa oficina acrescentar apenas um elo desde que tenham igual. Ou entao como diz o Li, chegares a roda um pouco a frente e ver se dá!
_________________ Two Big for me...
|
| 11 nov 2011 13:03 |
|
 |
|
Nuno_Dias
Aventureiro
Registado: 08 set 2009 15:11 Mensagens: 3212 Localização: Póvoa Sto. Adrião
|
Paulo Li Escreveu: Se conseguires chegar, a roda traseira toda para frente, pode ser que consigas colocar a corrente de "volta" terá é que ter folga!  Se mesmo assim não conseguires experimenta virar os esticadores da corrente ao contrário. As vezes ganhas logo ali um cm! Na LC8 para não trocar a corrente fiz isso!
_________________ Two Big for me...
|
| 11 nov 2011 13:05 |
|
 |
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Manda acrescentar um elo numa oficina , e guarda-a de reserva em casa , num plástico , bem oleada .
Pede logo um elo de engate com freio , para se um dia precisares de a mudar , ser mais fácil .
Qualquer sítio forte para bater ( tipo torno ) e um martelo de bola , servem para cravar um elo .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
| 11 nov 2011 13:55 |
|
 |
|
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
|
Não é muito acoselhável emendar correntes a não ser com os elos próprios de cravar, porque:
O veio ou perno da corrente está cravado com uma pequena cabeça, ao descravar essa cabeça ao sair alarga o buraco da chapa depois muito bem batido e muita cabeça que tenha para não saltar, o buraco da chapa fica sempre largo no veio embora não se note.
Já tenho cravado muitas vezes e já tem acontecido, mas outras vezes fartam se de andar e não há problemas. O pior é que a corrente ao partir pode mandar o carter do motor para os "anjinhos". Quanto mais potencia tem a moto e mais bruto for o piloto, mais depressa se pode partir.
Tambem pode ser cravada com uma chapa dos elos de engate que tem os furos na medida.
_________________ FFracing
|
| 11 nov 2011 19:02 |
|
 |
|
ricardo.teixeira
BOB o Aventureiro
Registado: 07 set 2009 18:23 Mensagens: 2242 Localização: Porto - Boavista
|
Caetano, só percebi a questão da corrente quando fomos andar no sábado.
Como sabes mudei a transmissão à XR, estava na altura e mudei a relação para a poder "domar" espero.
Um alerta que deixo ficar (isto porque mandei vir de fora pelo ebay da alemanha e consultei as tabelas dos melhores febricantes), os vendedores ou casas comerciais, vendem aquilo que tem em stock e não querem saber das recomendações do fabricante, impingem correntes que não são as especificadas para as nossas motas. Para a minha queriam vender umas EK/RK/DID que são para as 250 cc até às 450 cc e fazem isso a todos.
Pode funcionar bem no início e depois dão o berro, se for perto de casa ... mas não deixa de estragar um passeio, para não falar num possível acidente e outros estragos.
No meu caso optei pela marca RK e comprei a melhor para a XR e para as nossas cilindradas ( RK 520 GXW - utilizada em competição e com provas dadas), as tabelas são fáceis de encontrar. Por 60€ podes ter sido "enganado" e podes ter problemas. As correntes para as nossas cilindradas custam um pouco mais.
Se optares pela transmissão completa e recomendada poupas muito €. Esta corrente isolada é vendida a preço de tabela por +/- 180€, mandei vir o kit e paguei com portes +/- 140€
O SIMAS tem agora uma oficina, para além disso tem um bom cravador e descravador de correntes, compra um bom ele de engate e fala com ele.
_________________ A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.
Editado pela última vez por ricardo.teixeira em 14 nov 2011 17:30, num total de 1 vez.
|
| 14 nov 2011 16:51 |
|
 |
|
JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
|
ricardo.teixeira Escreveu: Caetano, só percebi a questão da corrente quando fomos andar no sábado.
Como sabes mudei a transmissão à XR, estava na altura e mudei a relação para a poder "domar" espero.
Um alerta que deixo ficar (isto porque mandei vir de fora pelo ebay da alemanha e consultei as tabelas dos melhores febricantes), os vendedores ou casas comerciais, vendem aquilo que tem em stock e não querem saber das recomendações do fabricante, impingem correntes que não são as especificadas para as nossas motas. Para a minha queriam vender umas EK/RK/DID que são para as 250 cc até às 450 cc e fazem isso a todos.
Pode funcionar bem no início e depois dão o berro, se for perto de casa ... mas não deixa de estragar um passeio, para não falar num possível acidente e outros estragos.
No meu caso optei pela marca RK e comprei a melhor para a XR e para as nossas cilindradas ( RK 520 GXW - utilizada em competição e com provas dadas), as tabelas são fáceis de encontrar. Por 60€ podes ter sido "enganado" e podes ter problemas. As correntes para as nossas cilindradas custam um pouco mais.
Se optares pela transmissão completa e recomendada poupas muito €. Esta corrente isolada é vendida a preço de tabela por +/- 180€, mandei vir o kit e paguei com portes +/- 140€ As correntes da IRIS até são porreiras, já tive disso, as melhores que usei até hoje são as da SUPERSPROX
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
|
| 14 nov 2011 17:04 |
|
 |
|
Luís Caetano
Aventureiro
Registado: 08 jun 2009 15:34 Mensagens: 1926 Localização: Vila do Conde / Valença
|
Obrigado a todos, fiquei bem mais esclarecido! Portanto, vou comprar um elo de cravar para poder emendar a corrente e guardá-la para quando esta acabar! Grato! 
Luís Caetano
|
| 16 nov 2011 22:14 |
|
 |
|
Luís Caetano
Aventureiro
|
ricardo.teixeira Escreveu: Por 60€ podes ter sido "enganado" e podes ter problemas. As correntes para as nossas cilindradas custam um pouco mais.
Enganado acho que não fui. Considero ser enganado quando pago caro por uma coisa fraca. Aqui o máximo que pode acontecer é eu ter pago barato por uma coisa fraca. Eu também achei barato demais, mas é dourada, normalmente é o topo de gama! Na LC8 também paguei bem mais, algo como 160€ só a corrente, fora o resto... Vamos ver quanto tempo dura esta.
Luís Caetano
|
| 16 nov 2011 22:17 |
|
 |
|