|
Data/Hora: 17 abr 2026 14:18
|
Preparação de Honda XR 600 Desert Warrior
| Autor |
Mensagem |
|
morais
NINJA Man
Registado: 14 set 2005 13:35 Mensagens: 2893 Localização: VVerde - Braga
|
 Re: Preparação de Honda XR 600 Desert Warrior
Fabio, obrigado e espero q estejas a gostar do que vais vendo Em relação ao cortar ou não o subquadro, é um dilema do caraças... É em ferro, não se vai notar nada, não creio que perca estabilidade pois ele já é soldado... 
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
|
| 04 out 2010 13:41 |
|
 |
|
gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
|
morais Escreveu: Gustavo, e se eu cortar a emendar o sub-quadro, achas q há problema? ou não vai alterar a questão do equilibrio da moto? O original é 38 e a partir de 39 / 40 bate no triangulo? Isso dá-te uma folga mínima de 5 a 15 mm para acrescentar ao amortecedor! Olha que se arranjares um amortecedor que seja "só" 5 mm mais comprido que o de origem já deve ter um efeito de pelo menos 15mm na altura final da traseira da mota. E há por aí tanto amortecedor WP de KTM ao desbarato... Eu sugeri outro amortecedor porque apesar de teres feito uma revisao a esse, raramente se compara a meteres aí um WP. Tb convem ver qual o grau de resistencia da mola. Se tiveres uma mola fraca para o teu peso (n te estou a chamar gordo, ok?) a traseira da mota vai andar mais rebaixada, mesmo que aumentes a pré-carga. Já agora um link para ajustar correctamente a precarga ( Sag ) http://www.4strokes.com/tech/racesag.aspSe alterares o quadro, apenas tens de ter o cuidado de fazer a coisa bem feita para que o acrescento fique sólido. Não me parece que vá fazer uma diferença radical.
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 Laranjinha Negra #108
|
| 04 out 2010 13:49 |
|
 |
|
FGBranco
Aventureiro
Registado: 16 abr 2010 08:59 Mensagens: 543 Localização: Alcobaça
|
morais Escreveu: Fabio, obrigado e espero q estejas a gostar do que vais vendo Em relação ao cortar ou não o subquadro, é um dilema do caraças... É em ferro, não se vai notar nada, não creio que perca estabilidade pois ele já é soldado...  continua que estás a trabalhar bem  tivesse eu mais t€mpo e a té ja não estava bem igual aquilo que veio a parte do "notar" serão peanuts para quem perceba da coisa.. quanto à estabilidade.. POIS, se a coisa não fica bem feita a mota não será mais a mesma.. penso eu de que.. não serei o mais entendido na matéria... os enginheiros que se prenunciem 
_________________ XTZ660 TÉNÉRÉ
|
| 04 out 2010 13:57 |
|
 |
|
Careca
Aventureiro
Registado: 16 abr 2009 22:43 Mensagens: 4977 Localização: Penedo-Vieira do Minho
|
Essa mota nao tem sistema de bielas? mudando o comprimento das bielas altera a altura da mota, já pensaste nisso?
_________________ -o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…
|
| 04 out 2010 14:04 |
|
 |
|
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Citar: mas qdo puxava um pouco mais pela moto numa daquelas subidonas, a frente queria levantar. E se meteres algum peso na frente : 
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
| 04 out 2010 14:44 |
|
 |
|
Pedro Cabral
IrOn bUTT
Registado: 09 mai 2009 23:21 Mensagens: 3138 Localização: Maia
|
a ovelha esta com ar de frete... 
|
| 04 out 2010 15:56 |
|
 |
|
cou
Aventureiro
Registado: 19 abr 2009 22:47 Mensagens: 264 Localização: Barcelos
|
Boas Se cortares o quadro so altera se fores sentado pois a pé não altera nada. E na parte de cima do quadro fazes ai o aumento do amortecedor, onde aperta o amortecedor soldas os aumentos 
_________________ "Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
|
| 04 out 2010 19:49 |
|
 |
|
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
|
Morais, esquece essas invenções, porque nunca ficaria melhor, antes pelo contrario, basta 5mm no amortecedor para alterar todo o comportamento da moto, olha que eu sei o que digo, já passei por tudo isso.
Então é assim: Tens ai um guiador, desculpa que diga mas não é nada, para alem de ser alto, o que origina o peso vir para tras e levantar a frente, tem um formato que não pode dar boa condução.
A subir tens de meter o peso mais possivel em cima do deposito.
Vê se a moto baixa cerca de 3cm com o seu proprio peso, o chamado sag, e cerca de 9,5cm contigo sentado em cima todo equipado, se não aperta ou desaperta a mola até que isso aconteça, atenção que a mola não convem que fique apertada mais de 1,5cm se não der troca de mola.
Com um guiador mais baixo que te permita chegar bem para a frente, a subir, e a afinação assim vais ver que sobe paredes.
Ah!... pode ainda o amortecedor ter pouca pressão de gas ou tu que aceleras em bruto, tens que controlar a aceleração.
_________________ FFracing
|
| 04 out 2010 20:13 |
|
 |
|
morais
NINJA Man
|
Florival, importas-te de enganar numa coisinha só??? É que acertaste em todas Florival Faria Escreveu: Morais, esquece essas invenções, porque nunca ficaria melhor, antes pelo contrario, basta 5mm no amortecedor para alterar todo o comportamento da moto, olha que eu sei o que digo, já passei por tudo isso. Foi precisamente o que o mecanico me disse... cuidado com essas alterações Florival Faria Escreveu: Então é assim: Tens ai um guiador, desculpa que diga mas não é nada, para alem de ser alto, o que origina o peso vir para tras e levantar a frente, tem um formato que não pode dar boa condução. É mais alto para me ajudar a conduzir, afinal meço 1,90 e a XR de origem faz-me conduzir numa posição desconfortável. Florival Faria Escreveu: A subir tens de meter o peso mais possivel em cima do deposito. É o que eu faço e foi o que eu fiz no Porto Challenge senão então é que era uma desgraça... Florival Faria Escreveu: Vê se a moto baixa cerca de 3cm com o seu proprio peso, o chamado sag, e cerca de 9,5cm contigo sentado em cima todo equipado, se não aperta ou desaperta a mola até que isso aconteça, atenção que a mola não convem que fique apertada mais de 1,5cm se não der troca de mola. Aqui tudo ok Florival Faria Escreveu: Ah!... pode ainda o amortecedor ter pouca pressão de gas ou tu que aceleras em bruto, tens que controlar a aceleração. O amortecedor não tinha gas nenhum, apenas óleo. Troquei hoje o oleo, uns vedantes, a valvula e o mecanico pos 9 (psi ou bars?) de azoto/nitrogenio. Tens razão em tudo. Acho q vou adiar estas alterações e testar a moto com o amortecedor carregado.
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
|
| 04 out 2010 20:52 |
|
 |
|
gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
|
Não tirando mérito ao que o Florival indicou, ele que tem muito mais experiencia que nós, quero acrescentar o seguinte:
Não há motas perfeitas, se existissem não saíam modelos novos com alterações significativas. O conjunto quadro, motor, suspensões e rodas de uma mota/modelo é único e está concebido para obedecer a um conjunto de requisitos de maleabilidade consoante a aplicação e respectivo condutor.
Com o lançamento de novos modelos ou versões de cada modelo vão sendo introduzidas alterações, algumas são isoladas outras são conjugadas com outros elementos.
Dado o comportamento que identificaste na mota não ser do teu agrado, e porque não és propriamente pequeno, 1,90m, afectas de forma decisiva todo o comportamento a andar, aliás, qualquer condutor afecta, com o seu peso, posição de condução, estilo de condução, etc... para isso se deve ajustar a mota ao condutor. Molas de suspensao adequadas ao peso, tipo de andamento, posiçao do volante e por aí em diante.
Posto isto, eu sou adepto de alterações. Mas alterações que contribuam positivamente, e considero que existem 2 tipos de alterações: as que contribuem para o conjunto mota+condutor, de forma positiva, ou de forma negativa. Alterações por si só não são terminantemente negativas, mas devem ser ponderadas, e ter cuidado em se poder voltar ao inicio caso o resultado final não seja do agrado de quem conduz.
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 Laranjinha Negra #108
|
| 04 out 2010 21:28 |
|
 |
|
morais
NINJA Man
|
Vou testar a moto com o amortecedor de tras preparado e carregado.
Quanto ao guiador e aos aumentos, não posso abrir mão disso pois caso contrário parece que estou a conduzir uma CBR e conduzir de pé é para esquecer....
Há alguma outra sugestão?
Florival, subir o sub-quadro traseiro 1cm será q influencia o comportamento da moto?
BLACK ADV | WHITE XR
|
| 04 out 2010 21:30 |
|
 |
|
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
|
Morais, já que medes 1,90mt deves pesar uns kilitos, portanto podes por sem problemas 10 bar de pressão, mas experimenta assim.
O guiador tem um formato maluco, pelo menos é o que parece na foto, tem as pontas para traz e para cima, isso não da geito nenhum, ha guiadores altos mas com as pontas de formato normal. Se conseguires um T de suspensão com apoio de guiador mais a frente seria o ideal, porque esse T, segundo me parece tem o apoio todo puxado para tras.
No subquadro, eu não fazia nada. As motas são feitas e testadas por pilotos profissionais e não somos nos que vamos fazer melhor. Se a altura fosse importante então eu teria de andar só de minimoto. Só o que podemos melhorar são as suspensões atendendo ao nosso peso e andamento.
Eu sei que muitos de voces estão a dizer ou pensar: Coitado do cota, tambem com 64 anos o que é que se espera, mas olhem que ainda hoje duvido ou tenho a certeza não haverá muitos para não dizer ninguem mexeu e alterou tanto em motos, e o resultado é o que vos digo.
_________________ FFracing
|
| 04 out 2010 22:06 |
|
 |
|
Paulo Li
Aventureiro
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
|
Florival Faria Escreveu: O guiador tem um formato maluco, pelo menos é o que parece na foto, tem as pontas para traz e para cima, isso não da geito nenhum, ha guiadores altos mas com as pontas de formato normal. Se conseguires um T de suspensão com apoio de guiador mais a frente seria o ideal, porque esse T, segundo me parece tem o apoio todo puxado para tras. . Eu quando a experimentei andei uns metros... sinceramente não conseguia andar com aquela coisa... parecia que ia numa Harley - Davidson sportster 
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
|
| 05 out 2010 09:15 |
|
 |
|
morais
NINJA Man
|
Paulo Li Escreveu: Eu quando a experimentei andei uns metros... sinceramente não conseguia andar com aquela coisa... parecia que ia numa Harley - Davidson sportster  tu disseste o mesmo quando andaste na 990S do Barroso só te dás a andar em escalheiros alemães ou então de bicicleta azul 
BLACK ADV | WHITE XR
|
| 05 out 2010 16:13 |
|
 |
|
Paulo Li
Aventureiro
|
morais Escreveu: Paulo Li Escreveu: Eu quando a experimentei andei uns metros... sinceramente não conseguia andar com aquela coisa... parecia que ia numa Harley - Davidson sportster  tu disseste o mesmo quando andaste na 990S do Barroso CúMU??? eu disse isso!?? acho que estás a delirar ![big smile [bigsmile]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
|
| 05 out 2010 17:34 |
|
 |
|
pbar
Taddy Barrosiak
Registado: 15 abr 2009 21:47 Mensagens: 2138 Localização: Oeiras
|
morais Escreveu: tu disseste o mesmo quando andaste na 990S do Barroso Ele disse isso????? E eu que me esforcei tanto para arranjar adjectivos agradáveis para qualificar a bina dele 
|
| 05 out 2010 19:52 |
|
 |
|
Sérgio Sequeira
Aventureiro
Registado: 20 abr 2009 11:00 Mensagens: 197 Localização: Retaxo / Castelo Branco
|
morais Escreveu: ricardo.teixeira Escreveu: Paulo Lança Escreveu: Para essa frente , precisas do depósito Acerbis . Yes, mais 400€ eu tenho o deposito acerbis, se quiseres ficar com ele é por meia duzia de trocos. não o vou aplicar  Quantos trocos vale então esse depósito? É o mesmo que dá para aplicar na 650?
_________________ KTM 450 EXC 2004 Africa Twin RD07 1995 MZ 150es 1966 "ex" Honda XR 650R "ex" Famel Z3
|
| 05 out 2010 20:43 |
|
 |
|
Paulo Li
Aventureiro
|
quando disse que não conseguia andar na Xa Ruto Ele ficou triste porque estava a divertir à brava com a bicla 
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
|
| 05 out 2010 20:45 |
|
 |
|
ricardo.teixeira
BOB o Aventureiro
Registado: 07 set 2009 18:23 Mensagens: 2242 Localização: Porto - Boavista
|
Sérgio Sequeira Escreveu: morais Escreveu: ricardo.teixeira Escreveu: Paulo Lança Escreveu: Para essa frente , precisas do depósito Acerbis . Yes, mais 400€ eu tenho o deposito acerbis, se quiseres ficar com ele é por meia duzia de trocos. não o vou aplicar  Quantos trocos vale então esse depósito? É o mesmo que dá para aplicar na 650? Não, o deposito Acerbis da XR600 é diferente da XR650, o quadro é diferente.
_________________ A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.
|
| 05 out 2010 23:01 |
|
 |
|
Careca
Aventureiro
Registado: 16 abr 2009 22:43 Mensagens: 4977 Localização: Penedo-Vieira do Minho
|
ricardo.teixeira Escreveu: Não, o deposito Acerbis da XR600 é diferente da XR650, o quadro é diferente. Tenho quase a certeza que esse do morais dá na 650, Bob!
_________________ -o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…
|
| 05 out 2010 23:06 |
|
 |
|
Luís Caetano
Aventureiro
Registado: 08 jun 2009 15:34 Mensagens: 1926 Localização: Vila do Conde / Valença
|
gustavo.ramos Escreveu: Dado o comportamento que identificaste na mota não ser do teu agrado, e porque não és propriamente pequeno, 1,90m, afectas de forma decisiva todo o comportamento a andar, aliás, qualquer condutor afecta, com o seu peso, posição de condução, estilo de condução, etc... para isso se deve ajustar a mota ao condutor. Molas de suspensao adequadas ao peso, tipo de andamento, posiçao do volante e por aí em diante. Eu acrescentaria que ao melhorar a suspensão da frente, mais se nota a limite da suspensão de trás. O Morais ao ser grande, vai ter grande comprimento de pernas, logo vai ter uma posição mais recuada na moto, portanto, o centro de gravidade vai subir e, essencialmente, recuar. Daí que seja mesmo necessário ter uma boa afinação do amortecedor traseiro. Eu também apostaria em melhorar o amortecedor antes de partir para o corta e cose do subquadro, isso já é ir para mares nunca antes navegados... gustavo.ramos Escreveu: Posto isto, eu sou adepto de alterações. Mas alterações que contribuam positivamente, e considero que existem 2 tipos de alterações: as que contribuem para o conjunto mota+condutor, de forma positiva, ou de forma negativa. Alterações por si só não são terminantemente negativas, mas devem ser ponderadas, e ter cuidado em se poder voltar ao inicio caso o resultado final não seja do agrado de quem conduz. 
_________________ CumprimenTTos,
Luís Caetano
|
| 06 out 2010 00:23 |
|
 |
|
morais
NINJA Man
|
acho que o problema era a falta de gas no amortecedor. Não tinha nenhum! Falei com o antigo dono que se dava ao cuidado de esvaziar o gas das suspensões no fim de cada volta.
Sexta-feira fui a Braga carregar com nitrogenio e ontem testei. Não tem nada a ver!
BLACK ADV | WHITE XR
|
| 06 out 2010 09:14 |
|
 |
|
JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
|
morais Escreveu: acho que o problema era a falta de gas no amortecedor. Não tinha nenhum! Falei com o antigo dono que se dava ao cuidado de esvaziar o gas das suspensões no fim de cada volta.
Sexta-feira fui a Braga carregar com nitrogenio e ontem testei. Não tem nada a ver! Mas só se tira o ar da suspensão da frente, no amortecedor de trás não se mexe penso eu de que.... Morais, não está esquecido, não tenho é tempo.
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
|
| 06 out 2010 09:19 |
|
 |
|
Miguel Castro
Aventureiro
Registado: 02 jan 2010 21:36 Mensagens: 801 Localização: Carcavelos
|
E responder as PM's sr Morais? Era uma boa ideia... 
_________________ AT -RDo7
|
| 06 out 2010 18:40 |
|
 |
|
morais
NINJA Man
|
E o ultimo extra da moto é um GPS Garmin Zumo 550: oferecido! Miguel Castro Escreveu: E responder as PM's sr Morais? Era uma boa ideia... Miguel, não tenho mensagem tua... não será engano? 
BLACK ADV | WHITE XR
|
| 06 out 2010 20:27 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibido Responder Tópicos: Proibido Editar Mensagens: Proibido Apagar Mensagens: Proibido Enviar anexos: Proibido
|
|