Data/Hora: 17 abr 2026 14:18

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 331 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ... 14  Próximo
 Preparação de Honda XR 600 Desert Warrior 
Autor Mensagem
NINJA Man

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagem Re: Preparação de Honda XR 600 Desert Warrior
Fabio, obrigado e espero q estejas a gostar do que vais vendo [wink]

Em relação ao cortar ou não o subquadro, é um dilema do caraças...

É em ferro, não se vai notar nada, não creio que perca estabilidade pois ele já é soldado... :confused:

BLACK ADV | WHITE XR

04 out 2010 13:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 11 dez 2009 23:26
morais Escreveu:
Gustavo, e se eu cortar a emendar o sub-quadro, achas q há problema? ou não vai alterar a questão do equilibrio da moto?

O original é 38 e a partir de 39 / 40 bate no triangulo? Isso dá-te uma folga mínima de 5 a 15 mm para acrescentar ao amortecedor!

Olha que se arranjares um amortecedor que seja "só" 5 mm mais comprido que o de origem já deve ter um efeito de pelo menos 15mm na altura final da traseira da mota. E há por aí tanto amortecedor WP de KTM ao desbarato...

Eu sugeri outro amortecedor porque apesar de teres feito uma revisao a esse, raramente se compara a meteres aí um WP. Tb convem ver qual o grau de resistencia da mola. Se tiveres uma mola fraca para o teu peso (n te estou a chamar gordo, ok?) a traseira da mota vai andar mais rebaixada, mesmo que aumentes a pré-carga.

Já agora um link para ajustar correctamente a precarga ( Sag )

http://www.4strokes.com/tech/racesag.asp

Se alterares o quadro, apenas tens de ter o cuidado de fazer a coisa bem feita para que o acrescento fique sólido. Não me parece que vá fazer uma diferença radical.

690 & 990 Laranjinha Negra

04 out 2010 13:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 abr 2010 08:59
morais Escreveu:
Fabio, obrigado e espero q estejas a gostar do que vais vendo [wink]

Em relação ao cortar ou não o subquadro, é um dilema do caraças...

É em ferro, não se vai notar nada, não creio que perca estabilidade pois ele já é soldado... :confused:

continua que estás a trabalhar bem :okkk: tivesse eu mais t€mpo e a té ja não estava bem igual aquilo que veio

a parte do "notar" serão peanuts para quem perceba da coisa.. quanto à estabilidade.. POIS, se a coisa não fica bem feita a mota não será mais a mesma.. penso eu de que..

não serei o mais entendido na matéria... os enginheiros que se prenunciem :D

04 out 2010 13:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 abr 2009 22:43
Essa mota nao tem sistema de bielas? mudando o comprimento das bielas altera a altura da mota, já pensaste nisso?

04 out 2010 14:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Citar:
mas qdo puxava um pouco mais pela moto numa daquelas subidonas, a frente queria levantar.

E se meteres algum peso na frente :

Imagem

04 out 2010 14:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
IrOn bUTT

Registado: 09 mai 2009 23:21
a ovelha esta com ar de frete... :D

04 out 2010 15:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 abr 2009 22:47
Boas

Se cortares o quadro so altera se fores sentado pois a pé não altera nada.
E na parte de cima do quadro fazes ai o aumento do amortecedor, onde aperta o amortecedor soldas os aumentos :okkk:

04 out 2010 19:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 29 dez 2009 16:12
Morais, esquece essas invenções, porque nunca ficaria melhor, antes pelo contrario, basta 5mm no amortecedor para alterar todo o comportamento da moto, olha que eu sei o que digo, já passei por tudo isso.

Então é assim: Tens ai um guiador, desculpa que diga mas não é nada, para alem de ser alto, o que origina o peso vir para tras e levantar a frente, tem um formato que não pode dar boa condução.

A subir tens de meter o peso mais possivel em cima do deposito.

Vê se a moto baixa cerca de 3cm com o seu proprio peso, o chamado sag, e cerca de 9,5cm contigo sentado em cima todo equipado, se não aperta ou desaperta a mola até que isso aconteça, atenção que a mola não convem que fique apertada mais de 1,5cm se não der troca de mola.

Com um guiador mais baixo que te permita chegar bem para a frente, a subir, e a afinação assim vais ver que sobe paredes.

Ah!... pode ainda o amortecedor ter pouca pressão de gas ou tu que aceleras em bruto, tens que controlar a aceleração.

04 out 2010 20:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

Florival, importas-te de enganar numa coisinha só??? É que acertaste em todas :confused:

Florival Faria Escreveu:
Morais, esquece essas invenções, porque nunca ficaria melhor, antes pelo contrario, basta 5mm no amortecedor para alterar todo o comportamento da moto, olha que eu sei o que digo, já passei por tudo isso.

Foi precisamente o que o mecanico me disse... cuidado com essas alterações

Florival Faria Escreveu:
Então é assim: Tens ai um guiador, desculpa que diga mas não é nada, para alem de ser alto, o que origina o peso vir para tras e levantar a frente, tem um formato que não pode dar boa condução.

É mais alto para me ajudar a conduzir, afinal meço 1,90 e a XR de origem faz-me conduzir numa posição desconfortável.

Florival Faria Escreveu:
A subir tens de meter o peso mais possivel em cima do deposito.

É o que eu faço e foi o que eu fiz no Porto Challenge senão então é que era uma desgraça...

Florival Faria Escreveu:
Vê se a moto baixa cerca de 3cm com o seu proprio peso, o chamado sag, e cerca de 9,5cm contigo sentado em cima todo equipado, se não aperta ou desaperta a mola até que isso aconteça, atenção que a mola não convem que fique apertada mais de 1,5cm se não der troca de mola.

Aqui tudo ok

Florival Faria Escreveu:
Ah!... pode ainda o amortecedor ter pouca pressão de gas ou tu que aceleras em bruto, tens que controlar a aceleração.

O amortecedor não tinha gas nenhum, apenas óleo. Troquei hoje o oleo, uns vedantes, a valvula e o mecanico pos 9 (psi ou bars?) de azoto/nitrogenio.

Tens razão em tudo. Acho q vou adiar estas alterações e testar a moto com o amortecedor carregado.

BLACK ADV | WHITE XR

04 out 2010 20:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 11 dez 2009 23:26
Não tirando mérito ao que o Florival indicou, ele que tem muito mais experiencia que nós, quero acrescentar o seguinte:

Não há motas perfeitas, se existissem não saíam modelos novos com alterações significativas. O conjunto quadro, motor, suspensões e rodas de uma mota/modelo é único e está concebido para obedecer a um conjunto de requisitos de maleabilidade consoante a aplicação e respectivo condutor.

Com o lançamento de novos modelos ou versões de cada modelo vão sendo introduzidas alterações, algumas são isoladas outras são conjugadas com outros elementos.

Dado o comportamento que identificaste na mota não ser do teu agrado, e porque não és propriamente pequeno, 1,90m, afectas de forma decisiva todo o comportamento a andar, aliás, qualquer condutor afecta, com o seu peso, posição de condução, estilo de condução, etc... para isso se deve ajustar a mota ao condutor. Molas de suspensao adequadas ao peso, tipo de andamento, posiçao do volante e por aí em diante.

Posto isto, eu sou adepto de alterações. Mas alterações que contribuam positivamente, e considero que existem 2 tipos de alterações: as que contribuem para o conjunto mota+condutor, de forma positiva, ou de forma negativa. Alterações por si só não são terminantemente negativas, mas devem ser ponderadas, e ter cuidado em se poder voltar ao inicio caso o resultado final não seja do agrado de quem conduz.

690 & 990 Laranjinha Negra

04 out 2010 21:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

Vou testar a moto com o amortecedor de tras preparado e carregado.

Quanto ao guiador e aos aumentos, não posso abrir mão disso pois caso contrário parece que estou a conduzir uma CBR e conduzir de pé é para esquecer....

Há alguma outra sugestão?

Florival, subir o sub-quadro traseiro 1cm será q influencia o comportamento da moto?

BLACK ADV | WHITE XR

04 out 2010 21:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 29 dez 2009 16:12
Morais, já que medes 1,90mt deves pesar uns kilitos, portanto podes por sem problemas 10 bar de pressão, mas experimenta assim.

O guiador tem um formato maluco, pelo menos é o que parece na foto, tem as pontas para traz e para cima, isso não da geito nenhum, ha guiadores altos mas com as pontas de formato normal. Se conseguires um T de suspensão com apoio de guiador mais a frente seria o ideal, porque esse T, segundo me parece tem o apoio todo puxado para tras.

No subquadro, eu não fazia nada. As motas são feitas e testadas por pilotos profissionais e não somos nos que vamos fazer melhor. Se a altura fosse importante então eu teria de andar só de minimoto. Só o que podemos melhorar são as suspensões atendendo ao nosso peso e andamento.

Eu sei que muitos de voces estão a dizer ou pensar: Coitado do cota, tambem com 64 anos o que é que se espera, mas olhem que ainda hoje duvido ou tenho a certeza não haverá muitos para não dizer ninguem mexeu e alterou tanto em motos, e o resultado é o que vos digo.

04 out 2010 22:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 11 out 2009 02:13
Florival Faria Escreveu:
O guiador tem um formato maluco, pelo menos é o que parece na foto, tem as pontas para traz e para cima, isso não da geito nenhum, ha guiadores altos mas com as pontas de formato normal. Se conseguires um T de suspensão com apoio de guiador mais a frente seria o ideal, porque esse T, segundo me parece tem o apoio todo puxado para tras.
.

Eu quando a experimentei andei uns metros... sinceramente não conseguia andar com aquela coisa... parecia que ia numa Harley - Davidson sportster :zum:

Dirty Bikes what else?

Li Mene.

05 out 2010 09:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

Paulo Li Escreveu:
Eu quando a experimentei andei uns metros... sinceramente não conseguia andar com aquela coisa... parecia que ia numa Harley - Davidson sportster :zum:

:baa:
tu disseste o mesmo quando andaste na 990S do Barroso :nhnhn:

só te dás a andar em escalheiros alemães ou então de bicicleta azul :zum:

BLACK ADV | WHITE XR

05 out 2010 16:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

morais Escreveu:
Paulo Li Escreveu:

:baa:

CúMU??? eu disse isso!?? acho que estás a delirar [bigsmile]

Dirty Bikes what else?

Li Mene.

05 out 2010 17:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Taddy Barrosiak

Registado: 15 abr 2009 21:47
morais Escreveu:

Ele disse isso????? :pum2:
E eu que me esforcei tanto para arranjar adjectivos agradáveis para qualificar a bina dele =:)

05 out 2010 19:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 20 abr 2009 11:00
morais Escreveu:
ricardo.teixeira Escreveu:
Paulo Lança Escreveu:
Para essa frente , precisas do depósito Acerbis .

Yes, mais 400€

eu tenho o deposito acerbis, se quiseres ficar com ele é por meia duzia de trocos. não o vou aplicar :okkk:

Quantos trocos vale então esse depósito? É o mesmo que dá para aplicar na 650?

"ex" Honda XR 650R
"ex" Famel Z3

05 out 2010 20:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

quando disse que não conseguia andar na XaRuto

Ele ficou triste porque estava a divertir à brava com a bicla :danc:

Dirty Bikes what else?

Li Mene.

05 out 2010 20:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
BOB o Aventureiro

Registado: 07 set 2009 18:23
Sérgio Sequeira Escreveu:
morais Escreveu:
Paulo Lança Escreveu:
Para essa frente , precisas do depósito Acerbis .

Yes, mais 400€

eu tenho o deposito acerbis, se quiseres ficar com ele é por meia duzia de trocos. não o vou aplicar :okkk:

Quantos trocos vale então esse depósito? É o mesmo que dá para aplicar na 650?

Não, o deposito Acerbis da XR600 é diferente da XR650, o quadro é diferente.

05 out 2010 23:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 abr 2009 22:43
Não, o deposito Acerbis da XR600 é diferente da XR650, o quadro é diferente.

Tenho quase a certeza que esse do morais dá na 650, Bob!

05 out 2010 23:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 jun 2009 15:34
gustavo.ramos Escreveu:
Dado o comportamento que identificaste na mota não ser do teu agrado, e porque não és propriamente pequeno, 1,90m, afectas de forma decisiva todo o comportamento a andar, aliás, qualquer condutor afecta, com o seu peso, posição de condução, estilo de condução, etc... para isso se deve ajustar a mota ao condutor. Molas de suspensao adequadas ao peso, tipo de andamento, posiçao do volante e por aí em diante.

Eu acrescentaria que ao melhorar a suspensão da frente, mais se nota a limite da suspensão de trás.

O Morais ao ser grande, vai ter grande comprimento de pernas, logo vai ter uma posição mais recuada na moto, portanto, o centro de gravidade vai subir e, essencialmente, recuar.
Daí que seja mesmo necessário ter uma boa afinação do amortecedor traseiro.
Eu também apostaria em melhorar o amortecedor antes de partir para o corta e cose do subquadro, isso já é ir para mares nunca antes navegados...

gustavo.ramos Escreveu:
Posto isto, eu sou adepto de alterações. Mas alterações que contribuam positivamente, e considero que existem 2 tipos de alterações: as que contribuem para o conjunto mota+condutor, de forma positiva, ou de forma negativa. Alterações por si só não são terminantemente negativas, mas devem ser ponderadas, e ter cuidado em se poder voltar ao inicio caso o resultado final não seja do agrado de quem conduz.

:thumbsup:

Luís Caetano

06 out 2010 00:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

acho que o problema era a falta de gas no amortecedor. Não tinha nenhum!
Falei com o antigo dono que se dava ao cuidado de esvaziar o gas das suspensões no fim de cada volta.

Sexta-feira fui a Braga carregar com nitrogenio e ontem testei.
Não tem nada a ver!

BLACK ADV | WHITE XR

06 out 2010 09:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 out 2009 08:08
morais Escreveu:
acho que o problema era a falta de gas no amortecedor. Não tinha nenhum!
Falei com o antigo dono que se dava ao cuidado de esvaziar o gas das suspensões no fim de cada volta.

Sexta-feira fui a Braga carregar com nitrogenio e ontem testei.
Não tem nada a ver!

Mas só se tira o ar da suspensão da frente, no amortecedor de trás não se mexe penso eu de que.... :sabe:

Morais, não está esquecido, não tenho é tempo.

Laranjinha 990 :-)

06 out 2010 09:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 02 jan 2010 21:36
E responder as PM's sr Morais? Era uma boa ideia... :nod: :nod:

06 out 2010 18:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

E o ultimo extra da moto é um GPS Garmin Zumo 550: oferecido!

Miguel Castro Escreveu:
E responder as PM's sr Morais? Era uma boa ideia...

Miguel, não tenho mensagem tua... não será engano? :unibrow:

BLACK ADV | WHITE XR

06 out 2010 20:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 331 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ... 14  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: