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Miguel
AquAmAn
Registado: 21 abr 2009 14:37 Mensagens: 6114 Localização: Oeiras, Lisboa
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
JaimeX Escreveu: Pedro BC Escreveu: JaimeX Escreveu: Por outro lado tenho uma moto à homem sem motor de arranque , E ainda trabalha essa moto? É que de facto não lhe ponho a vista em cima faz muitos meses. A ultima vez que andou a sério foi no passeio do Ricardo Andrés, depois espalhei-me numa "brincadeira" e lixei o joelho e não voltei a andar..... Se quiseres ofereço-me para ir mostrar a mota ao BC
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18 out 2011 14:30 |
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CSantos
Aventureiro
Registado: 29 jul 2010 10:58 Mensagens: 292 Localização: Vila Nova de St.º André
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival Faria Escreveu: Pois é pessoal, não restam duvidas, foi um erro este tópico. Em quase 4000 visitas apenas 6 pessoas acham que teve interesse. Peço desculpa a quem manifestou interesse, se precisarem algo da minha pessoa, mandem sempre Claro que é um bom tópico!!! Algumas coisas que escreveste aqui, já as pus em prática com bons resultados. Claro que continuo um nabo! Mas aprendi muito com este teu tópico e espero continuar a ler coisas interessantes aqui neste tópico.
_________________ Carlos Santos
BMW F 650 GS Dakar
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18 out 2011 15:28 |
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Joao Girao
Aventureiro
Registado: 03 mai 2011 21:17 Mensagens: 609 Localização: Lisboa
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival, também acho que é um excelente tópico. Só nao coloquei perguntas porque estou ainda a começar. Isto é como na escola, quem não sabe nada, nem perguntas consegue fazer. Mas farto-me de procurar dicas na net, porque é dificil encontrar um tópico como este. Espero que continue. Mas já agora faço uma pergunta. Ainda não tive coragem de me aventurar nas saídas com o pessoal por causa da areia. Existe algum valor definido para baixar a pressão dos pneus na areia? Ou depende do tipo de areia, e do peso da mota/condutor? Porque há uns dias arrisquei a ir para a areia e aquilo anda tudo menos a direito... e era pouca areia! E qual a velocidade minima aconselhada?
_________________ Menos de 1% da Terra é asfaltada! Carpe Diem
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18 out 2011 22:14 |
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Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Joao Girao Escreveu: Mas já agora faço uma pergunta. Ainda não tive coragem de me aventurar nas saídas com o pessoal por causa da areia. Existe algum valor definido para baixar a pressão dos pneus na areia? Ou depende do tipo de areia, e do peso da mota/condutor? Porque há uns dias arrisquei a ir para a areia e aquilo anda tudo menos a direito... e era pouca areia! E qual a velocidade minima aconselhada? Mandei MP
_________________ FFracing
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19 out 2011 20:03 |
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Nuno_Dias
Aventureiro
Registado: 08 set 2009 15:11 Mensagens: 3212 Localização: Póvoa Sto. Adrião
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Este tópico é excelente, além do mais quem conheçe o jovem Florival só de ver o rapaz a andar de mota fica com água na boca. Eu falo por mim que é um gozo enorme e inveja ve-lo dominar a mota! Pena que esta parte seja só teórica pois era uma grande mais vaia poder-mos ter uns briefings e tornar em pratica!
Grande abraço Florival.
_________________ Two Big for me...
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19 out 2011 20:14 |
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Rui Morgado
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 15:38 Mensagens: 667 Localização: Estoril
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Nuno_Dias Escreveu: Este tópico é excelente, além do mais quem conheçe o jovem Florival só de ver o rapaz a andar de mota fica com água na boca. Eu falo por mim que é um gozo enorme e inveja ve-lo dominar a mota! Pena que esta parte seja só teórica pois era uma grande mais vaia poder-mos ter uns briefings e tornar em pratica!
Grande abraço Florival. isso é q era. mas agora só daqui a uns 3 meses...
_________________ Rui Morgado KTM 990 ADVR
"The joy of riding is never wanting the journey to end"
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19 out 2011 21:15 |
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Jarod
Aventureiro
Registado: 22 out 2010 18:07 Mensagens: 151 Localização: Margem Sul
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Nuno_Dias Escreveu: Este tópico é excelente, além do mais quem conheçe o jovem Florival só de ver o rapaz a andar de mota fica com água na boca. Eu falo por mim que é um gozo enorme e inveja ve-lo dominar a mota! Pena que esta parte seja só teórica pois era uma grande mais vaia poder-mos ter uns briefings e tornar em pratica!
Grande abraço Florival. Isso é que era! Eu já absorvi tudo o que foi aqui dito, e aguardo por mais... Pena ter pouca actividade!
_________________ XT600E Azulinha
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19 out 2011 22:01 |
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Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Já consegui aplicar a maior parte das técnicas. Mas há umas poucas que nem por isso.
Por exemplo o passar uma vala, não consigo fazer passar as duas rodas da mota para o outro lado. A roda da frente passa sem problemas, mas roda de traz bate na vala (na margem).
Sei que é difícil conseguir "levantar" a minha mota, como já tinhas referido (ideal era com motas de enduro), tento fazer como dizes mas não devo estar a conseguir aplicar a técnica no seu todo, deve-me estar a faltar algum dos passos para que a roda de traz não passe a vala. Será por falta de suspensões afinadas (estão de origem)? Velocidade? posição/movimento do condutor? aceleração?
Vou continuar a tentar, hei-de conseguir!
PS: eu achei muito util este tópico! Já o li várias vezes quanto tenho dúvidas nalguma coisa que não consigo fazer da melhor forma e já me ajudou a melhorar a minha condução.
Obrigado Florival!
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
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25 out 2011 20:02 |
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Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Pois é Agostinho, não é facil com uma moto dessas simplesmente porque com o teu peso em relação ao peso da moto torna se dificil conseguir impulsar a moto alem de que a suspensão tem de estar muito mais dura dado o peso e normalmente andar com pendura. Vou mandar PM
_________________ FFracing
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27 out 2011 19:38 |
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Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
MALTA, Sem pedir autorização ao Florival, pelo que desde já espero que não leve a mal, resumi algumas das dicas que foram sendo dadas nestes muitas páginas. Eu imprimi e vou reler, porque se algumas já as praticava, outras nem por isso e vão seguramente ajudar a evoluir, se é que é possível Começar pelo principio: Para fazermos o que queremos com a moto temos de estar soltos na moto, não podemos andar tensos agarrados e com medo, para ganhar essa confiança, nada melhor que; com dois pinos, pneus ou qq coisa a uma distância que depois será diminuída, fazer curva, arranque, travagem e curva, muitas vezes para a direita e depois para a esquerda, depois da mesma maneira fazer em oito, com vários pinos ou qq coisa, fazer gincana, para um lado e para outro. Muito importantes estes exercícios
Quando estamos a fazer as curvas a meio da curva devemos olhar para a entrada da outra curva, para onde olharmos é para onde a moto vai, a saída da curva quando damos aceleração devemos de estar o mais a frente possível para a moto não levantar, quando travamos a fundo devamos estar o mais atrás possível. braços e pernas esticados para compensar o peso da moto que vem todo para a roda da frente e para nos segurarmos melhor.
Como descer pendentes elevadas: Devemos descer de pé, braços e pernas esticados para traz para meter o nosso peso o mais atrás possível para compensar o peso da moto que vem todo para a frente por ser muito a descer, é a mesma posição numa travagem forte pelos mesmos motivos, só devemos tirar os pés quando já vamos em queda para não ficarem debaixo da moto. Tirar os pés significa desequilíbrio e como sabemos andar de moto é um exercício de equilíbrio.
Como passar obstáculos assim tipo troncos ou subir degraus assim maiorzitos Passar um tronco ou um degrau maiorzito é como passar um mais pequenito, só que com um pouco mais de aceleração e de impulso, ou seja, quando chegamos a cerca de um metro, depende da velocidade que se enfrenta o obstáculo, dá-se um toque de acelerador e puxa-se a moto de frente puxando o corpo para trás, quando a roda da frente passar atira-se o corpo para a frente para tirar o peso de trás e assim a traseira passar melhor. Quando a moto não levanta o que queremos, dá-se um toque de embriaguem.
Numa descida acentuada, logicamente vamos numa mudança baixa para aproveitar o travão/motor, mas como se deve dividir a potencia de travagem entre o da frente e trás? Claro que temos que ir numa mudança baixa, normalmente primeira com embraiagem a meio, se deixar a embraiagem qualquer descuido com o travão de trás o motor para. A travagem tem de ser feita com os dois travões de forma a que as rodas não derrapem por completo, tem de ir rodando lentamente, mais devagar que a velocidade que levamos. É preciso sensibilidade que se consegue com o treino, independentemente de cada um de nós.
Qual a correcta posição do corpo e velocidade para vencer um corta-fogo? Numa subida manhosa das coisas mais importantes é a trajectória, devemos estuda-la antes de nos mandarmos a parva, ter em atenção o mais a direito possível e onde houver menos regos e buracos, quando aparecem regos tentar passa-los o mais atravessado possível e levantando a roda da frente para não enfiar lá dentro. A posição é o inverso de descer, ou seja, o mais em cima do guiador possível, se não tiver grandes buracos deve ser sentado a frente, se tiver buracos ligeiramente levantado e claro a frente, os pés evidentemente, nos pousa pés. Muito importante também é a atitude, não podemos ir a medo, as subidas fazem-se no arranque, quando dá para embalar quanto mais rápido for melhor sobe, claro que nem todas dão para embalar de qq das formas arranque o mais rápido possível.
Onde deve o condutor exercer o peso, no lado de dentro ou de fora da curva? Entrar a uma velocidade que não seja preciso acelerar, nem podemos fechar por completo e muito menos travar (isso tem de ser feito quando a moto vai a direito) temos de manter uma aceleração em que a roda não faça força para a frente nem para trás, para não derrapar, devemos sentar-nos o mais a frente possível, com o peito em cima do guiador o pé de fora carrega forte no pousa pés, a perna de dentro de maneira que se a moto derrapar, fazer o terceiro ponto de apoio, com a ponta do pé levantada e o calcanhar a escorregar pelo chão, isto se o terreno for liso porque se tiver pedras ou buracos já se deve fazer de pé a meio da moto e se ela derrapar atirar-se para cima do guiador e carregar no pé de fora. Nem de dizer isto é fácil, quanto mais de fazer!.... Em areia é muito mais fácil, de pé a meio da moto, atirar o corpo para dentro da curva ao mesmo tempo que acelera forte a moto faz a curva sozinha. Nas retas meter o peso todo na roda de traz, para não afundar de frente e apertar a moto com as pernas para ela não atravessar de traz quando salta. Penso que todos sabem que para se conseguir apanhar o jeito de fazer isto é preciso cair muito e não são todos, alias são poucos os pilotos portugueses que o fazem, principalmente no que se refere ao terreno duro.
Como abordar a lama? Como sabem ha varios tipos de lama que se podem resumir a dois: Aquela laminha fina em que a moto não afunda e quase não segura de pé e a outra em que se afunda até ficar atascada. No primeiro caso devemos conduzir de pé a meio da moto só com um cheirinho de aceleração e claro nem pensar em travar, normalmente nas bermas há aquela erva pequenina, se passarmos por cima escorrega menos. O segundo caso é mais complicado, mas se por acaso for um colega a frente que passa bem vamos pelo mesmo sitio, se ele ficar atascado, claro que temos de procurar outro, quando já passaram muitos e está tudo cheio de regos muito fundos devemos arranjar maneira de cruzar esses regos. Quando atasca mesmo muito, sair da moto e passar com ela a mão para evitar que o nosso peso a faça afundar ainda mais.
Quais as dicas que dás para nos safarmos em areia bem fininha... Quando arrancas normalmente afunda de trás, Tens de meter o peso a frente. Quando travas afunda da frente, tens de meter o peso atrás. A curvar é de pé e a acelerar.
_________________ ;-)
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03 nov 2011 17:43 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Excelente Se o Florival permitir , até punha este resumo logo no primeiro post
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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03 nov 2011 17:45 |
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CSantos
Aventureiro
Registado: 29 jul 2010 10:58 Mensagens: 292 Localização: Vila Nova de St.º André
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Muito bom, vou imprimir e andar sempre com esta cábula . Cada vez entendo melhor os conceitos. Falta é interiorizar e aplicar no terreno de forma automática. Uma das coisas que tem ajudado e muito é os oitos... Florival, tenho vindo aqui muitas vezes relembrar certas coisas, mas também não escrevo muito, porque as perguntas que a malta faz, também são as minhas! Mas quando estou com pessoal, nos passeios mais simples fico bastante contente quando corrigem algumas manobras e engraçado é que isso faz-me falta para melhorar e perder certos medos que tenho. Tenho dedicado algum tempo aos oitos. Espero continuar a vir aqui a este tópico ver o que se passa e claro se tiver dúvidas exponho as.
_________________ Carlos Santos
BMW F 650 GS Dakar
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03 nov 2011 20:18 |
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Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Lança Escreveu: Excelente Se o Florival permitir , até punha este resumo logo no primeiro post Oh Lança, estás em casa faz como achares melhor. Bom trabalho BC, assim fica muito mais fácil
_________________ FFracing
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03 nov 2011 21:43 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Já lá está , assim a malta nova que chega , tem tudo resumido logo no primeiro post
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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03 nov 2011 21:49 |
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Paulo Cruz
rOlIçA PowWWA
Registado: 16 set 2009 13:48 Mensagens: 923
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Neste último passeio com a DR já deu para pôr em prática algumas destas técnicas!
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03 nov 2011 22:20 |
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RuiSpratley
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 20:53 Mensagens: 1486 Localização: Matosinhos
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Lendo o tópico vi no resumo do BC a parte dos corta fogos mas tenho mais uma pergunta, eu sou nabo em todos os pisos mas a minha maior dificuldade (e viu-se na semana passada) são as subidas com muita pedra solta. Nestas não dá para entrar embalado e indo devagar fácilmente a roda foge numa pedra e tendencialmente vou para a berma e caio. Além de muito treino qual é melhor forma de as abordar?
_________________ Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo
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07 nov 2011 22:28 |
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Galvão
Aventureiro
Registado: 16 mar 2011 18:52 Mensagens: 724 Localização: Oeiras
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Nabo sou eu Bem, nos passeios que fiz, sempre que apanhei areia e lama, tinha medo (e ainda tenho) A tecnica será, "puxar" o guiador para trás, que assim permite ao corpo ter uma atitude mais recuada, para ficar a frente mais leve e nao afundar-se na areia, o problema, é que eu sempre que chego à areia, começo a sentir o volante a ter vida propria e não sei o que hei de fazer, porque quanto mais acelerador der, mais receio tenho...
_________________ DR650SE 01'
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08 nov 2011 09:24 |
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Gravataça
Mad Dog
Registado: 19 nov 2009 14:32 Mensagens: 1560 Localização: penafiel
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
RuiSpratley Escreveu: Lendo o tópico vi no resumo do BC a parte dos corta fogos mas tenho mais uma pergunta, eu sou nabo em todos os pisos mas a minha maior dificuldade (e viu-se na semana passada) são as subidas com muita pedra solta. Nestas não dá para entrar embalado e indo devagar fácilmente a roda foge numa pedra e tendencialmente vou para a berma e caio. Além de muito treino qual é melhor forma de as abordar? gaz tónio...Ó Rui 1º deves, te por mais solto em cima da mota, ficas muito tenso, controlares mais um pouco com a embraigem, depois é olhares para ela como se já tivesses lá em cima...mas 1º se fosse a ti via a pressão dos pneus e no meu entender apesar de não ter andado na mota deves estar com a suspensão muito dura á patada que ela te deu...
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08 nov 2011 17:59 |
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RuiSpratley
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 20:53 Mensagens: 1486 Localização: Matosinhos
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Gravataça Escreveu: RuiSpratley Escreveu: Lendo o tópico vi no resumo do BC a parte dos corta fogos mas tenho mais uma pergunta, eu sou nabo em todos os pisos mas a minha maior dificuldade (e viu-se na semana passada) são as subidas com muita pedra solta. Nestas não dá para entrar embalado e indo devagar fácilmente a roda foge numa pedra e tendencialmente vou para a berma e caio. Além de muito treino qual é melhor forma de as abordar? gaz tónio...Ó Rui 1º deves, te por mais solto em cima da mota, ficas muito tenso, controlares mais um pouco com a embraigem, depois é olhares para ela como se já tivesses lá em cima...mas 1º se fosse a ti via a pressão dos pneus e no meu entender apesar de não ter andado na mota deves estar com a suspensão muito dura á patada que ela te deu... A pressão estava um bocadito alta pois no fim do passeio quando fui meter pressão no da frente foi necessário e no de trás não (burrice a minha). Quanto às suspensões nunca lhes toquei, quero ver se arranjo um dia em que possa levá-la ao Luis Correia pois estão para afinadas para o Mário e eu sou mais pequeno. Quanto a ficar mais solto eu sei isso e sei que ao entrar a medo já é meio caminho andado para ir ao chão. Tenho de ir um dia para uma subidita e tentar até subir. O mais engraçado é que da outra vez subi quase à primeira, apenas a meio fui visitar a berma e com a ajuda do simas arranquei de novo e fui seguido até lá acima. Tenho também de tirar um bocado de espuma do banco para ver se chego menos mal ao chão.
_________________ Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo
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08 nov 2011 18:17 |
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Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Peço desculpa mas não vou dizer mais nada aqui com o tópico aberto. Não é por ninguem da casa, mas há por aqui pessoal de fora que anda a bisbilhotar isto e a quem eu não estou interessado em ajudar. É que depois ficam a andar mais que eu e ainda por cima gozam comigo.
_________________ FFracing
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08 nov 2011 19:59 |
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Louzeiro
Aventureiro
Registado: 22 nov 2010 23:33 Mensagens: 1027 Localização: Beja
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
É que depois ficam a andar mais que eu e ainda por cima gozam comigo. [/quote] Florival... atão mas vocemecêa ainda anda de mota?
_________________ ktm 450 exc KTM 950 Adventure
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08 nov 2011 20:05 |
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Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Louzeiro Escreveu: É que depois ficam a andar mais que eu e ainda por cima gozam comigo. Florival... atão mas vocemecêa ainda anda de mota? [/quote] Pois aí é que está o problema Louzeiro. Se eu andasse os gajos não gozavam.
_________________ FFracing
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09 nov 2011 18:28 |
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Norbas
Aventureiro
Registado: 17 jun 2011 09:26 Mensagens: 255 Localização: Penafiel
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Grande post, vou ter de ler isto com mais calma
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17 dez 2011 22:46 |
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pmnsg
Aventureiro
Registado: 23 jul 2016 23:41 Mensagens: 71 Localização: Porto / Gaia
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Embora o último post tenha sido escrito há muitos anos, mas porque só agora o li, gostava de agradecer ao Florival por todas as respostas (que na verdade são conselhos). Espero que continue a espalhar magia sob duas rodas ;)
_________________ KTM 690 Enduro R
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25 dez 2016 22:45 |
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