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Data/Hora: 08 set 2024 20:03
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Tecnicas base para condução todo terreno
Autor |
Mensagem |
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Tecnicas base para condução todo terreno
Depois da atençao para comigo no passado Trans Al-Gharb, confesso que fiquei sensibilizado, vou deixar aqui umas dicas ao pessoal que não se sente muito a vontade em algumas situações. Tenho-me apercebido que grande parte do pessoal tem algumas dificuldades em descidas acentuadas e uma das coisas que vejo fazerem é parar, meter os pés no chão, para isso tem que se sentar a frente metendo todo o peso na roda da frente alterando o centro de gravidade da moto ainda mais. Devemos descer de pé, braços e pernas esticados para traz para meter o nosso peso o mais atras possível para compensar o peso da moto que vem todo para a frente por ser muito a descer, é a mesma posição numa travagem forte pelos mesmos motivos, só devemos tirar os pés quando já vamos em queda para não ficarem debaixo da moto. Tirar os pés significa desequilibrio e como sabemos andar de moto é um exercício de equilibrio. Alguma duvida digam que tentarei clarificar. Resumo do tópico :Começar pelo principio: Para fazermos o que queremos com a moto temos de estar soltos na moto, não podemos andar tensos agarrados e com medo, para ganhar essa confiança, nada melhor que; com dois pinos, pneus ou qq coisa a uma distância que depois será diminuída, fazer curva, arranque, travagem e curva, muitas vezes para a direita e depois para a esquerda, depois da mesma maneira fazer em oito, com vários pinos ou qq coisa, fazer gincana, para um lado e para outro. Muito importantes estes exercícios
Quando estamos a fazer as curvas a meio da curva devemos olhar para a entrada da outra curva, para onde olharmos é para onde a moto vai, a saída da curva quando damos aceleração devemos de estar o mais a frente possível para a moto não levantar, quando travamos a fundo devamos estar o mais atrás possível. braços e pernas esticados para compensar o peso da moto que vem todo para a roda da frente e para nos segurarmos melhor.
Como descer pendentes elevadas: Devemos descer de pé, braços e pernas esticados para traz para meter o nosso peso o mais atrás possível para compensar o peso da moto que vem todo para a frente por ser muito a descer, é a mesma posição numa travagem forte pelos mesmos motivos, só devemos tirar os pés quando já vamos em queda para não ficarem debaixo da moto. Tirar os pés significa desequilíbrio e como sabemos andar de moto é um exercício de equilíbrio.
Como passar obstáculos assim tipo troncos ou subir degraus assim maiorzitos Passar um tronco ou um degrau maiorzito é como passar um mais pequenito, só que com um pouco mais de aceleração e de impulso, ou seja, quando chegamos a cerca de um metro, depende da velocidade que se enfrenta o obstáculo, dá-se um toque de acelerador e puxa-se a moto de frente puxando o corpo para trás, quando a roda da frente passar atira-se o corpo para a frente para tirar o peso de trás e assim a traseira passar melhor. Quando a moto não levanta o que queremos, dá-se um toque de embriaguem.
Numa descida acentuada, logicamente vamos numa mudança baixa para aproveitar o travão/motor, mas como se deve dividir a potencia de travagem entre o da frente e trás? Claro que temos que ir numa mudança baixa, normalmente primeira com embraiagem a meio, se deixar a embraiagem qualquer descuido com o travão de trás o motor para. A travagem tem de ser feita com os dois travões de forma a que as rodas não derrapem por completo, tem de ir rodando lentamente, mais devagar que a velocidade que levamos. É preciso sensibilidade que se consegue com o treino, independentemente de cada um de nós.
Qual a correcta posição do corpo e velocidade para vencer um corta-fogo? Numa subida manhosa das coisas mais importantes é a trajectória, devemos estuda-la antes de nos mandarmos a parva, ter em atenção o mais a direito possível e onde houver menos regos e buracos, quando aparecem regos tentar passa-los o mais atravessado possível e levantando a roda da frente para não enfiar lá dentro. A posição é o inverso de descer, ou seja, o mais em cima do guiador possível, se não tiver grandes buracos deve ser sentado a frente, se tiver buracos ligeiramente levantado e claro a frente, os pés evidentemente, nos pousa pés. Muito importante também é a atitude, não podemos ir a medo, as subidas fazem-se no arranque, quando dá para embalar quanto mais rápido for melhor sobe, claro que nem todas dão para embalar de qq das formas arranque o mais rápido possível.
Onde deve o condutor exercer o peso, no lado de dentro ou de fora da curva? Entrar a uma velocidade que não seja preciso acelerar, nem podemos fechar por completo e muito menos travar (isso tem de ser feito quando a moto vai a direito) temos de manter uma aceleração em que a roda não faça força para a frente nem para trás, para não derrapar, devemos sentar-nos o mais a frente possível, com o peito em cima do guiador o pé de fora carrega forte no pousa pés, a perna de dentro de maneira que se a moto derrapar, fazer o terceiro ponto de apoio, com a ponta do pé levantada e o calcanhar a escorregar pelo chão, isto se o terreno for liso porque se tiver pedras ou buracos já se deve fazer de pé a meio da moto e se ela derrapar atirar-se para cima do guiador e carregar no pé de fora. Nem de dizer isto é fácil, quanto mais de fazer!.... Em areia é muito mais fácil, de pé a meio da moto, atirar o corpo para dentro da curva ao mesmo tempo que acelera forte a moto faz a curva sozinha. Nas retas meter o peso todo na roda de traz, para não afundar de frente e apertar a moto com as pernas para ela não atravessar de traz quando salta. Penso que todos sabem que para se conseguir apanhar o jeito de fazer isto é preciso cair muito e não são todos, alias são poucos os pilotos portugueses que o fazem, principalmente no que se refere ao terreno duro.
Como abordar a lama? Como sabem ha varios tipos de lama que se podem resumir a dois: Aquela laminha fina em que a moto não afunda e quase não segura de pé e a outra em que se afunda até ficar atascada. No primeiro caso devemos conduzir de pé a meio da moto só com um cheirinho de aceleração e claro nem pensar em travar, normalmente nas bermas há aquela erva pequenina, se passarmos por cima escorrega menos. O segundo caso é mais complicado, mas se por acaso for um colega a frente que passa bem vamos pelo mesmo sitio, se ele ficar atascado, claro que temos de procurar outro, quando já passaram muitos e está tudo cheio de regos muito fundos devemos arranjar maneira de cruzar esses regos. Quando atasca mesmo muito, sair da moto e passar com ela a mão para evitar que o nosso peso a faça afundar ainda mais.
Quais as dicas que dás para nos safarmos em areia bem fininha... Quando arrancas normalmente afunda de trás, Tens de meter o peso a frente. Quando travas afunda da frente, tens de meter o peso atrás. A curvar é de pé e a acelerar.
_________________ FFracing
Editado pela última vez por Florival Faria em 13 dez 2010 19:24, num total de 3 vezes.
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01 dez 2010 18:47 |
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Rui Morgado
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 15:38 Mensagens: 667 Localização: Estoril
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Re: Posição de condução em descida acentuada
_________________ Rui Morgado KTM 990 ADVR
"The joy of riding is never wanting the journey to end"
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01 dez 2010 18:58 |
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Paulo Cruz
rOlIçA PowWWA
Registado: 16 set 2009 13:48 Mensagens: 923
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Re: Posição de condução em descida acentuada
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02 dez 2010 09:23 |
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pbar
Taddy Barrosiak
Registado: 15 abr 2009 21:47 Mensagens: 2138 Localização: Oeiras
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Re: Posição de condução em descida acentuada
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02 dez 2010 11:11 |
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Paulo Machado
Aventureiro
Registado: 04 mar 2010 11:51 Mensagens: 1993 Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Muito bom.... Não há mais nenhuma por aí?
_________________ A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...
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02 dez 2010 11:13 |
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Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Paulo Machado Escreveu: Muito bom.... Não há mais nenhuma por aí? Pois meus amigos, uma vez que este tópico não tem muito interesse por parte dos usuarios deste forum, não vale a pena continuar com ele em publico. A quem manifestou interesse peço que me contactem por MP, digam as vossas duvidas, quais os pontos que se sentem menos a vontade, tudo referente a conduçao desportiva em todo terreno, estejam a vontade.
_________________ FFracing
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02 dez 2010 19:16 |
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Paulo Cruz
rOlIçA PowWWA
Registado: 16 set 2009 13:48 Mensagens: 923
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Oh Florival não deve haver falta de interesse, o pessoal se calhar leva tempo a assimilar... eu pelo menos li a tua mensagem ontem e só mais tarde é que me pus a pensar nisso! Se bem que no meu caso a mota pesa 4 vezes o meu peso e vai para onde quer Mas na próxima descida podes ter a certeza que vou experimentar isso! Eu acho que era muito interessante a malta discutir as técnicas, tenho a certeza que todos podíamos aprender bastante! Abraço
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02 dez 2010 19:25 |
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Varanda
Aventureiro
Registado: 14 dez 2009 19:38 Mensagens: 2688 Localização: Matosinhos
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Falta de interesse?? Eu estou interessadíssimo! Florival, continua...
_________________ '96 Gilera RK 50 Cannibal
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02 dez 2010 19:45 |
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JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
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Re: Posição de condução em descida acentuada
A malta , guardou, foi a correr para o monte testar a técnica, mas como não quer mostrar que é maçarica nestas coisas, manteve-se calada. Falando por mim, neste e noutros casos, o que acho dificil é por vezes aplicar estas dicas naturalmente, tenho de pensar ajeitar-me em cima da moto e entretanto já tombei Fica uma pergunta para uma dica que acho que dá jeito à malta. Como passar obstáculos assim tipo troncos ou subir degraus assim maiorzitos. ab
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
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02 dez 2010 20:03 |
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Jarod
Aventureiro
Registado: 22 out 2010 18:07 Mensagens: 151 Localização: Margem Sul
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Eu falo por mim, se a descida me meter respeito também páro e vou com os pézinhos de fora... Embora saiba que como dizes é o correcto, mas o factor psicológico do medo de ir de pé e a velocidade mais elevada que isso implica, levam a que faça as coisas em camera super lenta, logo com os pés no chão... Mas é como tudo... A prática faz a perfeição! E quando se ultrapassar o medo de descer mais rapidamente, acaba por só fazer sentido descer da maneira que o Florival diz...
_________________ XT600E Azulinha
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02 dez 2010 20:15 |
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Luis Silva
Aventureiro
Registado: 25 jan 2010 10:52 Mensagens: 146
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Sr Florival, nessa descida acentuada, logicamente vamos numa mudança baixa para aproveitar o travao/motor, mas como se deve dividir a potencia de travagem entre o da frente e trás?
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02 dez 2010 20:20 |
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Pedro Cabral
IrOn bUTT
Registado: 09 mai 2009 23:21 Mensagens: 3138 Localização: Maia
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Florival, essas técnicas embora básicas são o fundamento (que muitos ignoram ou desvalorizam), sem as interiorizar e aperfeiçoar não é possível evoluir correctamente - continua a partilhar estas técnicas, que só mesmo vindas de alguém com a tua reconhecidissima experiência alguém dará ouvidos. Pessoalmente a teoria tenho-a bem estudada, mas como uma vez disseste muito bem só com muita prática a consolidamos, e encontro-me nessa fase, tento agora pôr toda a teoria no terreno com muitas horas, muito treino e muito esforço... lá chegarei parabéns pela iniciativa, continua.
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02 dez 2010 21:25 |
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Jorge Morais
Aventureiro
Registado: 04 mai 2009 08:45 Mensagens: 962 Localização: Green Ville
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Florival, devias ter partilhado esta técnica antes do PD 2. Numa das descidas, até me sairam os olhos... a mota foi abaixo de tanto travar com o pé, e depois foi arrasto a descida toda... nem sei como não cai. Na outra, a coisa assustava mesmo. Tive que fazer um desvio. Mais técnicas ....
_________________ Powered by KTM
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02 dez 2010 21:55 |
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Miguel Pedro
Aventureiro
Registado: 13 set 2009 15:48 Mensagens: 574
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Florival!! precisamos (pelo menos eu preciso!) que partilhes a tua experiência. Tal como o Paulo Cruz, a minha menina é um bocado espaçosa e tem vida própria, e como tal, toda a informação é vital! Pessoalmente aplico algumas das técnicas que usava no BTT, mas não chega! é que esta tem motor! Florival!!
_________________ "Viajar é atravessar!....................."
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02 dez 2010 22:11 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Há uma coisa que gosto de fazer nas descidas muito acentuadas , em modo de treino . Que consiste em fazê-la , nessa posição que o Florival fala , mas o mais devagar possível , sempre com os pés nas peseiras . Praticamente quase parado , ou parando mesmo por momentos , mantendo os pés nas peseiras , sem nunca deixar bloquear as rodas e rolando o mais lento possível . É excelente para encontrar a posição correcta , acrescentar equilíbrio e ganhar confiança .
Outra coisa que aproveito para fazer em algumas descidas mais íngremes , é fazê-las apenas com o travão da frente e com a traseira solta . É excelente para ganhar confiança no travão da frente e descobrir o limite do mesmo , que é muito mais além daquilo que a maioria pensa .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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02 dez 2010 22:13 |
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Luís Caetano
Aventureiro
Registado: 08 jun 2009 15:34 Mensagens: 1926 Localização: Vila do Conde / Valença
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Lança Escreveu: Há uma coisa que gosto de fazer nas descidas muito acentuadas , em modo de treino . Que consiste em fazê-la , nessa posição que o Florival fala , mas o mais devagar possível Eu é mais ao contrário, no início da descida dou uma gazada bem forte e, em modo de treino, tento chegar cá abaixo ainda em cima da moto!
_________________ CumprimenTTos,
Luís Caetano
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02 dez 2010 22:17 |
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Luís Caetano
Aventureiro
Registado: 08 jun 2009 15:34 Mensagens: 1926 Localização: Vila do Conde / Valença
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Obrigado pela dica Florival! Espero que partilhes mais, é um desperdício responderes por MP, pois há de certeza muita gente com as mesmas dúvidas. Pessoalmente, já tinha ideia dessa técnica, mas faltam-me muitas. JaimeX Escreveu: Fica uma pergunta para uma dica que acho que dá jeito à malta.
Como passar obstáculos assim tipo troncos ou subir degraus assim maiorzitos.
Aí está uma coisa que também gostava de saber, principalmente de LC8!
_________________ CumprimenTTos,
Luís Caetano
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02 dez 2010 22:21 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Luís Caetano Escreveu: Lança Escreveu: Há uma coisa que gosto de fazer nas descidas muito acentuadas , em modo de treino . Que consiste em fazê-la , nessa posição que o Florival fala , mas o mais devagar possível Eu é mais ao contrário, no início da descida dou uma gazada bem forte e, em modo de treino, tento chegar cá abaixo ainda em cima da moto! Pronto , tinhas que estragar a minha dica
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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02 dez 2010 22:26 |
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Hugo Sousa
Aventureiro
Registado: 10 mai 2010 19:24 Mensagens: 756
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Realmente é preciso muitas horas de bons km´s pra assimilar a teorica em prática
_________________ KTM 690 Enduro BRP Africana - Honda XR650R :) Honda Transalp 600 aka Cabra Velha com biela e cambota nas couves
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02 dez 2010 22:34 |
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Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Tinha aqui ja um testamento escrito, dei aqui uma volta e desapareceu tudo Afinal o pessoal já parece estar mais interessado, é que com cento e tal visitas haviam quatro que manifestaram interesse. Bem para começar pelo principio: Para fazermos o que queremos com a moto temos de estar soltos na moto, não podemos andar tensos agarrados e com medo, para ganhar essa confiança, nada melhor que; com dois pinos, pneus ou qq coisa a uma distancia que depois será diminuida, fazer curva, arranque, travagem e curva, muitas vezes para a direita e depois para a esquerda, depois da mesma maneira fazer em oito, com varios pinos ou qq coisa, fazer gincana, para um lado e para outro. Muito importante estes exercicios
_________________ FFracing
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02 dez 2010 22:36 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Porreiro era combinarmos um dia , juntarmos uma maralha e fazer umas cenas dessas .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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02 dez 2010 22:39 |
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Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Ah já me estava a esquecer... quando estamos a fazer as curvas que falo no post anterior, a meio da curva devemos olhar para a entrada da outra curva, para onde olharmos é para onde a moto vai, a saida da curva quando damos aceleração devemos de estar o mais a frente possivel para a moto não levantar, quando travamos a fundo devamos estar o mais atras possivel. braços e pernas esticados para compensar o peso da moto que vem todo para a roda da frente e para nos segurarmos melhor.
_________________ FFracing
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02 dez 2010 22:46 |
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Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Lança Escreveu: Porreiro era combinarmos um dia , juntarmos uma maralha e fazer umas cenas dessas . Claro que isso é que é importante, porque normalmente as pessoas pensam que estão a fazer bem e nada que se pareça.
_________________ FFracing
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02 dez 2010 22:49 |
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Rui Mota
Aventureiro
Registado: 27 out 2010 17:43 Mensagens: 65 Localização: Póvoa de Varzim
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Manda tudo cá para fora! .. agora só falta o campo de treinos onde a malta que está a começar possa chafur..praticar. PS: E quanto a perder os posts antes de os mandar , eu po mim faço sempre copia antes de postar. Selecionar tudo - click botão direito do rato -"copy", assim se a coisa correr mal basta - click botão direito do rato -"paste"
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03 dez 2010 00:22 |
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pbar
Taddy Barrosiak
Registado: 15 abr 2009 21:47 Mensagens: 2138 Localização: Oeiras
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Re: Posição de condução em descida acentuada
Penso que umas das grandes dificuldades de muitos, eu incluído, é a forma de curvar. Eu tenho vindo a andar em pé cada vez mais, conforme vou ganhando confiança. Não tenho problemas em faze-lo em areia ou obstáculos, agora em andamento rápido... Quando ando mais perto dos meus limites, curvo de rabo no banco.
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03 dez 2010 01:48 |
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