Registado: 22 out 2010 18:07 Mensagens: 151 Localização: Margem Sul
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Careca Escreveu:
Não me estou a armar, nem de perto nem de longe, até porque não preciso disso mas... esses exercicios são um bocado "básicos" demais e não acredito que alguém prepare um Dakar com isso...
Para quem não faz nada de exercicio na vida, é melhor que 0... Mas estava à espera de ver outras coisas.
Eu não sou professor de educação fisica mas costumo fazer coisas que acho que me ajudam a andar de mota... Natação, corrida e Cross Fit. Também faço outras coisas ( musculação, Krav Maga ) mas que não me parece que ajudem directamente para o esforço que se faz em cima duma mota...
_________________ XT600E Azulinha
12 jan 2011 12:14
Miguel
AquAmAn
Registado: 21 abr 2009 14:37 Mensagens: 6114 Localização: Oeiras, Lisboa
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Um coisa tens de ter, uma boa capacidade pulmonar... porque sem isso não te adianta nada ter musculos se não tens pulmões suficientes para os oxigenar... e se não tiveres nem uma coisa nem outra... cansaste muito mais depressa... a não ser que andes de mota todos os fins de semana de forma a ganhar pulmões e musculos...
Por isso acho que para nós amadores, um pouco de exercicio cardio-vascular e musculação já são uma grande ajuda!
12 jan 2011 12:24
Rui Morgado
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 15:38 Mensagens: 667 Localização: Estoril
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Ai está um tema que eu rapidamente me apercebi...da pior maneira...
Eu falo por mim, e das 1ºs coisas q notei quando comecei a sair fora de estrada foi o quanto a nossa condição física é importante!!!
Eu, mais que dificuldades técnicas (pq as tenho..sobretudo em areia...), o q noto são dificuldades físicas, sobretudo no verão, onde ao fim de uma manhã a andar, já não posso com uma gata pelo rabo...
São 41 anos, 1 maço de tabaco por dia, muito toucinho e farinheira, litros de "birra" e tintol acumulados...muitas horas passadas á mesa, e claro, quando a isto juntamos o sedentarismo, no meu caso especialmente desde q a minha filhota nasceu á 4 anos que deixei de ter uma vida tão agitada e passo muito mais tempo por casa, a coisa nota-se...e de q maneira... Tenho plena consciência q a minha maior limitação neste momento é mesmo física, e como tal quero ver se começo a tratar disso o mais rapidamente possível...
_________________ Rui Morgado KTM 990 ADVR
"The joy of riding is never wanting the journey to end"
12 jan 2011 19:48
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
algarchacal Escreveu:
Florival Faria Escreveu:
algarchacal Escreveu:
Boas, Em relação ao fisico não há crise...agora três semanas é complicado mas, podemos arranjar uma semana de férias e treinar...Temos de que combinar com a malta.
Em relação ao fisico, será que não há?
é uma questão de se ver...mas duvido...pelo menos da minha parte
Pelo menos confiança em ti tens, treinas regularmente algum desporto?
_________________ FFracing
12 jan 2011 20:55
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Jarod Escreveu:
Careca Escreveu:
Não me estou a armar, nem de perto nem de longe, até porque não preciso disso mas... esses exercicios são um bocado "básicos" demais e não acredito que alguém prepare um Dakar com isso...
Para quem não faz nada de exercicio na vida, é melhor que 0... Mas estava à espera de ver outras coisas.
Eu não sou professor de educação fisica mas costumo fazer coisas que acho que me ajudam a andar de mota... Natação, corrida e Cross Fit. Também faço outras coisas ( musculação, Krav Maga ) mas que não me parece que ajudem directamente para o esforço que se faz em cima duma mota...
Pois, mas nem isto as pessoas conseguem fazer....
Eh pá, a malta complica as coisas mais simples do mundo, arranjam nomes e o caraças que eu não percebo nada.
_________________ FFracing
12 jan 2011 21:03
Jarod
Aventureiro
Registado: 22 out 2010 18:07 Mensagens: 151 Localização: Margem Sul
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival Faria Escreveu:
Eh pá, a malta complica as coisas mais simples do mundo, arranjam nomes e o caraças que eu não percebo nada.
Ok, peço desculpa, liguei o "complicómetro" mas também não importa muito o que eu faço...
O que queria mesmo saber era o que recomendava para as nossas voltinhas? O que acha, na sua opinião, ser o mais adequado?
Boas, Em relação ao fisico não há crise...agora três semanas é complicado mas, podemos arranjar uma semana de férias e treinar...Temos de que combinar com a malta.
Em relação ao fisico, será que não há?
é uma questão de se ver...mas duvido...pelo menos da minha parte
Pelo menos confiança em ti tens, treinas regularmente algum desporto?
Pratico praticamente todos os dias, mas... eu confio em mim...ás vezes
_________________ Casal 2 F650GS F800GS
12 jan 2011 21:54
cfs
Aventureiro
Registado: 10 set 2010 13:05 Mensagens: 954 Localização: Carnaxide
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival, grandes dicas.
Este tipo de informação é excelente para gajos rookies como eu, que têm aprendido um bocado à padeiro, a seguir os outros nos passeios.
Eu também estaria interessado em fazer uma sessão de treino e/ou melhoria da técnica!
Em relação à forma física, deixo o meu bitaite, com base na minha experiência e por também já ter ouvido referências a isso do Coma e outros:
o btt ou ciclismo é uma excelente preparação para andar de mota, já que muito do esforço que fazemos a andar de mota é feito pelas pernas e permite trabalhar também a capacidade aeróbica (se puxarmos um pouco).
Depois, há que preparar também o tronco para aguentar com os esforços, que fazemos: treinar os punhos para ter força para agarrar o guiador e suportar as constantes acelerações e travagens ==> usar molas ou apertar uma bola de ténis braços e costas ==> flexões, levantar pesos, natação
_________________ Que malas do cacete. Gobi 10!!! Alumínio 0.
13 jan 2011 18:35
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
algarchacal Escreveu:
Pratico praticamente todos os dias, mas... eu confio em mim...ás vezes
Pá oh Luis, não me digas que fazes bailado, ou será que é pulos de galo? Ou será que é qq coisa com aqueles nomes malucos?
Eu para recomendar alguma coisa tenho de saber o que cada um faz para saber mais ou menos a condição fisica que se encontra.
_________________ FFracing
13 jan 2011 19:19
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Joao reis Escreveu:
Boas,
Uma questao,
sou novo nesta coisa de duas rodas com motor, tenho o mau habito de em situaçoes limite usar primeio e mais o travao da frente, advindo dai varia idas ao tapete. Nao sei se isso se deve de ter andado mts anos de bicicleta, alguma forma de dar a volta a isso?! Tenho cerca de 1.85, nao me sinto mt á vontade/confiante em pé numa NX4. Falta de habito?!
Abraço dos Açores
Bem, essas idas ao tapete não são por usar o travão de frente mas sim porque o apertas muito bruscamente e por má distribuição do peso na moto, aconselho a apertares a manete com dois dedos e se ainda assim a coisa se repetir aperta só com o indicador, para te habituares a isso aconselho a andar sempre com o dedo em cima da manete, quanto a distribuição de peso aconselho a andar sentado o mais atras possivel.
_________________ FFracing
13 jan 2011 19:52
Paulo Li
Aventureiro
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Eheheh isto já parece aquelas revistas cor-de-rosa
Tenho uma dúvida se eu andar com uma nota de 500€ pendurado à frente numa cana, será que ando mais depressa...??
Just kiding Florival
Mas uma coisa é certo para corrigir o andamento de uma pessoa o Florival têm que ir atrás para ver e poder corrigir. (é só a minha opinião)
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
13 jan 2011 23:24
CSantos
Aventureiro
Registado: 29 jul 2010 10:58 Mensagens: 292 Localização: Vila Nova de St.º André
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Paulo Li Escreveu:
Eheheh isto já parece aquelas revistas cor-de-rosa
Tenho uma dúvida se eu andar com uma nota de 500€ pendurado à frente numa cana, será que ando mais depressa...??
Just kiding Florival
Mas uma coisa é certo para corrigir o andamento de uma pessoa o Florival têm que ir atrás para ver e poder corrigir. (é só a minha opinião)
Bem no meu caso e talvez da maior parte da malta, nota-se diferença passado algum tempo durante os passeios quando há alguém que nos vai corrigindo vai atrás. Tem sido importante na minha evolução e também é bom para interiorizar o que devemos fazer em diferentes circunstâncias e determinados tipos de piso. Algumas coisas já estão em automático e por vezes faço-as sem pensar.
_________________ Carlos Santos
BMW F 650 GS Dakar
14 fev 2011 11:02
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Então pessoal!...
Como vão os treinos? As minhas tecnicas funcionam, ou nem por isso?
Já é tempo de se ver resultados. Digam qq coisa.
_________________ FFracing
22 mar 2011 20:05
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Elá Florival , o PC já bomba ? Bem vindo de volta
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
22 mar 2011 20:08
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Lança Escreveu:
Elá Florival , o PC já bomba ? Bem vindo de volta
Pois, estas coisas demoram sempre "muito tempo" mas voltam sempre a funcionar.
Obrigado amigo.
_________________ FFracing
22 mar 2011 21:21
Zé Martins
Aventureiro
Registado: 16 abr 2009 22:05 Mensagens: 1737
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Já me havia questionado sobre o nosso Homem ! Welcome back Florival! As suas técnicas claro que funcionam, ainda este fds as pusemos em prática...
22 mar 2011 21:38
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Vejam só como esta senhora domina a moto do Coma, a do Ruben e uma ADV
1 - O que fazer, quando depois de uma curva nos deparamos com uma vala de 70cm de altura e 1,5m de comprimento e circulamos a mais de 50km/h?
2 - O que fazer, quando depois de uma curva nos deparamos com uma lomba de 70cm de altura e 1,5m de comprimento e circulamos a mais de 50km/h? a mim das vezes que isto me aconteceu, acabei por dar um salto e aterrar mais ou menos em cima da mota, mas as suspensões bateram no fundo. 3 - Será a melhor solução, ao passar a lomba e sair em "cavalo", para evitar esgotar as suspensões?
abraço
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
08 mai 2011 01:00
PSSDias
Aventureiro
Registado: 03 mai 2011 11:28 Mensagens: 54 Localização: Olhão
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Para qualquer das duas situacoes, acelero ao maximo, puxo o guiador e fecho os olhos!!!
08 mai 2011 13:36
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Agostinho Gomes Escreveu:
1 - O que fazer, quando depois de uma curva nos deparamos com uma vala de 70cm de altura e 1,5m de comprimento e circulamos a mais de 50km/h?
2 - O que fazer, quando depois de uma curva nos deparamos com uma lomba de 70cm de altura e 1,5m de comprimento e circulamos a mais de 50km/h? a mim das vezes que isto me aconteceu, acabei por dar um salto e aterrar mais ou menos em cima da mota, mas as suspensões bateram no fundo. 3 - Será a melhor solução, ao passar a lomba e sair em "cavalo", para evitar esgotar as suspensões?
abraço
Apesar do obstaculo ser completamente o inverso a maneira de os passar é muito semelhante:
No primeiro caso deves institivamente procurar tipo uma saliencia no terreno mesmo junto a berma, pode ser até uma pequena pedra, para ajudar a impulsar a moto para o ar, dar uma aceleradela forte, pode ser acompanhada de um toque de embriagem nesse preciso momento ao mesmo tempo que saltas, como se fosses saltar a pé, isto porque para saltares tens que te baixar, comprimindo a suspensão e ao levantares te para o ar trazes a moto contigo ajudando a abrir a suspensão o que lançará a moto para o ar, se não houver nenhuma saliencia no terreno ou não der tempo a nada, o procedimento é o mesmo.
No segundo caso o comportamento é o mesmo, só que não precisas de procurar a tal saliencia, ela já lá está, desde que a rampa da lomba seja mais curta que a moto, porque se puxares só da frente corres o risco de quando a roda de traz bate na rampa levantar e baixar de frente o que pode originar uma queda de cabeça, nada agradavel.
Claro que isto não é facil, nem de explicar quanto mais de executar. É preciso muito treino de preferencia com motos de cross ou enduro.
_________________ FFracing
08 mai 2011 18:53
JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Re: Tecnicas base para condução todo terreno
tenho outra dica a dar,
cuidado com os tufos de erva alta nos caminhos, e nunca andem sem equipamento...
ontem fui ter com malta amiga ao café, e lembrei-me de levar a cabra que já não trabalhava á umas semanas e fuia corta mato até ao cafézito, já não cheguei lá, mandei uma mocada numa pedra que estava no meio do caminho encoberta por ervas altas, tenho um joelho que parecem dois, e estou todo dorido, parecia um sapo a bater no chão.... dassseeeeeeeeeee