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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
JaimeX Escreveu: mandei uma mocada numa pedra que estava no meio do caminho encoberta por ervas altas, tenho um joelho que parecem dois, e estou todo dorido, parecia um sapo a bater no chão.... dassseeeeeeeeeee Parece que é de propósito quando não temos equipamento .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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09 mai 2011 21:52 |
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Paulo Li
Aventureiro
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
As melhoras Jaimex
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
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09 mai 2011 22:35 |
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Rui Morgado
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 15:38 Mensagens: 667 Localização: Estoril
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
porra...já nem se pode ir beber um sumol descansado ... As melhoras Jaimex...
_________________ Rui Morgado KTM 990 ADVR
"The joy of riding is never wanting the journey to end"
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09 mai 2011 23:57 |
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Rui Morgado
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 15:38 Mensagens: 667 Localização: Estoril
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
_________________ Rui Morgado KTM 990 ADVR
"The joy of riding is never wanting the journey to end"
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09 mai 2011 23:59 |
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Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
JaimeX Escreveu: tenho outra dica a dar,
cuidado com os tufos de erva alta nos caminhos, e nunca andem sem equipamento... ... tenho um joelho que parecem dois, e estou todo dorido, parecia um sapo a bater no chão.... dassseeeeeeeeeee as melhoras!
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
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10 mai 2011 01:33 |
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Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival Faria Escreveu: Agostinho Gomes Escreveu: ... 2 - O que fazer, quando depois de uma curva nos deparamos com uma lomba de 70cm de altura e 1,5m de comprimento e circulamos a mais de 50km/h? ...
Apesar do obstaculo ser completamente o inverso a maneira de os passar é muito semelhante: ... No segundo caso o comportamento é o mesmo, só que não precisas de procurar a tal saliencia, ela já lá está, desde que a rampa da lomba seja mais curta que a moto, porque se puxares só da frente corres o risco de quando a roda de traz bate na rampa levantar e baixar de frente o que pode originar uma queda de cabeça, nada agradavel. Antes de mais, obrigado pela informação. hehehe, aconteceu-me exactamente que descreves-te, felizmente não caí, mas levei coice da roda de traz, que até me ficou a doer o rabo. Mas chegou para susto! Se percebi, quando a mota está a chegar ao topo da lomba/rampa, as suspensões devem estar comprimidas e depois eu levantar-me (puxar a mota toda) e para que a suspensões abram. certo? O acelarador, depois de sair do topo da momba (ao aterrar), deve-se manter com a mesma acelaração, desacelerar, acelerar de acordo com a velocidade? Deve-se aterrar com 2rodas ao mesmo tempo? com a roda de traz primeiro? O que é mais indicado/seguro? pergunto isto, porque em Marrocos (mota carregada: eu 95kg+malas 30kg), nalgumas lombas ao aterrar com rada de traz primeiro, a suspensão esgotava.
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
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10 mai 2011 01:54 |
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Miguel
AquAmAn
Registado: 21 abr 2009 14:37 Mensagens: 6114 Localização: Oeiras, Lisboa
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Ganda galo Jaime!!! As melhoras
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10 mai 2011 07:53 |
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Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Agostinho Gomes Escreveu: Se percebi, quando a mota está a chegar ao topo da lomba/rampa, as suspensões devem estar comprimidas e depois eu levantar-me (puxar a mota toda) e para que a suspensões abram. certo?
O acelarador, depois de sair do topo da momba (ao aterrar), deve-se manter com a mesma acelaração, desacelerar, acelerar de acordo com a velocidade? Deve-se aterrar com 2rodas ao mesmo tempo? com a roda de traz primeiro? O que é mais indicado/seguro? pergunto isto, porque em Marrocos (mota carregada: eu 95kg+malas 30kg), nalgumas lombas ao aterrar com rada de traz primeiro, a suspensão esgotava. A suspensão deve comprimir a entrada da lomba e abrir a saida para projetar a moto para o ar, claro que quando a moto esta no ar não é necessario acelerar, neste tipo de lombas, mas no momento que toca no chão deve levar uma aceleradela forte para evitar um forte embate de cima para baixo. A aterragem deve ser feita nestes casos com a roda de tras primeiro. A suspensão e amortecedor devem estar afinadas de maneira a fazer todo o seu curso, mas não bater de forma seca no fundo.
_________________ FFracing
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10 mai 2011 20:26 |
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Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Obrigado Florival. Vou tentar praticar as lições e depois dou feedback. Abraço
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
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17 mai 2011 14:57 |
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balasteiro
Aventureiro
Registado: 10 set 2011 16:56 Mensagens: 94 Localização: póvoa de santa iría
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Boas a todos e em especial ao Florival um tópico muito bem elaborado e com explicações simples mas bastantes importantes para todos eu estive a ler o tópico do inicio até ao fim passando pelos comentários todos para poder aprender qualquer coisa mas isto é como vocês dizem não á nada melhor do que passar do papel á prática no terreno principalmente para mim que nunca tive contacto com a terra lama água etc não me levem a mal alguma coisa que eu escreva mas eu sou mesmo muito verde nestas lides mas ao ler estas explicações e comentários sempre fica qualquer coisa bem haja
_________________ Não interessa a cilindrada da tua mota interessa é o espirito
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22 set 2011 14:10 |
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Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Ora bem pessoal, passou quase um ano e vem aí o Trans-Allgarb Então e quanto as dicas que dei, alguem acha que valeu a pena o tempo que gastei a teclar, ou nem por isso e continuam todos na mesma? Quem acha que valeu a pena ponha o dedo no ar
_________________ FFracing
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14 out 2011 19:32 |
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balasteiro
Aventureiro
Registado: 10 set 2011 16:56 Mensagens: 94 Localização: póvoa de santa iría
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Claro que sim é sempre bom aprender e eu que o diga
_________________ Não interessa a cilindrada da tua mota interessa é o espirito
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14 out 2011 19:54 |
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Louzeiro
Aventureiro
Registado: 22 nov 2010 23:33 Mensagens: 1027 Localização: Beja
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
_________________ ktm 450 exc KTM 950 Adventure
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14 out 2011 20:21 |
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Miguel
AquAmAn
Registado: 21 abr 2009 14:37 Mensagens: 6114 Localização: Oeiras, Lisboa
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
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15 out 2011 07:56 |
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FGBranco
Aventureiro
Registado: 16 abr 2010 08:59 Mensagens: 543 Localização: Alcobaça
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
_________________ XTZ660 TÉNÉRÉ
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15 out 2011 18:48 |
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Diogo Lima
Aventureiro
Registado: 17 nov 2010 16:27 Mensagens: 746
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
venham mais, senão aprendemos a ver ai em baixo.
_________________ 690 sorrisos
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17 out 2011 11:20 |
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Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival Faria Escreveu: Ora bem pessoal, passou quase um ano e vem aí o Trans-Allgarb Então e quanto as dicas que dei, alguem acha que valeu a pena o tempo que gastei a teclar, ou nem por isso e continuam todos na mesma? Quem acha que valeu a pena ponha o dedo no ar Valer a pena valeu Mas estou na mesma como a lesma. A evolução exige 2 coisas: Prática, muita prática Alguma dose de loucura A primeira procuro ter e não consigo, a segunda tento não ter e nem sempre consigo. Continua Florival que a malta agradece e por causa dessas técnicas já vais ver muita malta no transalgarve a passar por ti que nem umas setas
_________________ ;-)
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17 out 2011 11:25 |
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Diogo Lima
Aventureiro
Registado: 17 nov 2010 16:27 Mensagens: 746
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
"Continua Florival que a malta agradece e por causa dessas técnicas já vais ver muita malta no transalgarve a passar por ti que nem umas setas" Só se for a descer as subidas ao trambolhões
_________________ 690 sorrisos
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17 out 2011 11:55 |
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Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Pois é pessoal, não restam duvidas, foi um erro este tópico. Em quase 4000 visitas apenas 6 pessoas acham que teve interesse. Peço desculpa a quem manifestou interesse, se precisarem algo da minha pessoa, mandem sempre
_________________ FFracing
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17 out 2011 19:26 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Não é bem assim Florival , é que 3500 visitas são minhas ! Mas nem sempre me apetece escrever
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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18 out 2011 09:07 |
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Diogo Lima
Aventureiro
Registado: 17 nov 2010 16:27 Mensagens: 746
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Olha eu li as 12 paginas do topico e "tento" aplicar o que aqui foi dito. às vezes não sai é como esperava... deve ser defeito dos pneus
_________________ 690 sorrisos
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18 out 2011 11:19 |
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João Coimbra
Aventureiro
Registado: 11 set 2011 18:45 Mensagens: 104 Localização: Matosinhos
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Muito bom o tópico é pena não ter tempo para as aulas prática. Mas vou imprimir tudo para ver se consigo decorar tudo até à Baja.
_________________ www.viajaremduasrodas.blogspot.com
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18 out 2011 13:49 |
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JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Eu não consigo aplicar as dicas do Florival porque.... - Sou nabo - A preparação fisica é zero - só pego na moto esporádicamente - a principal é porque tenho medo de me aleijar ( as mazelas já adivinham o tempo) e como tal corto-me a determinadas situações, razão pela qual ando mal e porcamente na areia. Por outro lado tenho uma moto à homem sem motor de arranque ,
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
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18 out 2011 14:01 |
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Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
JaimeX Escreveu: Por outro lado tenho uma moto à homem sem motor de arranque , E ainda trabalha essa moto? É que de facto não lhe ponho a vista em cima faz muitos meses.
_________________ ;-)
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18 out 2011 14:12 |
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JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
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Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Pedro BC Escreveu: JaimeX Escreveu: Por outro lado tenho uma moto à homem sem motor de arranque , E ainda trabalha essa moto? É que de facto não lhe ponho a vista em cima faz muitos meses. A ultima vez que andou a sério foi no passeio do Ricardo Andrés, depois espalhei-me numa "brincadeira" e lixei o joelho e não voltei a andar.....
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
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18 out 2011 14:23 |
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