|
Data/Hora: 18 abr 2026 00:21
|
|
Página 1 de 1
|
[ 21 mensagens ] |
|
| Autor |
Mensagem |
|
Guerra
Aventureiro
Registado: 06 ago 2009 19:25 Mensagens: 234
|
 Admin - Apagar por favor
Peço por favor ao Admin que apague este tópico
_________________ http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"
XT 350cc XT 750Z Ténéré
Editado pela última vez por Guerra em 20 nov 2010 19:25, num total de 7 vezes.
|
| 09 out 2010 16:29 |
|
 |
|
Guerra
Aventureiro
|
 Re: TROFÉU SAFARDANA - Prova #00 | 17Out
Então, não ha comentários, não há perguntas, nadinha? Este projecto é do povo, pelo povo, para o povo! Façam as vossas sugestões, digam o que gostariam de ver num troféu para maxi-trails! Aliás, esta "mini prova" servirá exactamente para mostrar o que tenho até agora e para pedir opiniões e sugestões. E, claro...se não se inscreverem brevemente não conseguirei ter os autocolantes da Prova #00 prontos no Domingo! Abracinho
_________________ http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"
XT 350cc XT 750Z Ténéré
|
| 11 out 2010 22:30 |
|
 |
|
Paulo Machado
Aventureiro
Registado: 04 mar 2010 11:51 Mensagens: 1993 Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
|
Penso é que a altura não é a ideal devido ao tempo... Deveria ter sido mais cedo talvez...
_________________ A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...
|
| 12 out 2010 07:22 |
|
 |
|
morais
NINJA Man
Registado: 14 set 2005 13:35 Mensagens: 2893 Localização: VVerde - Braga
|
Guerra, era mais fácil primeiro organizares umas voltinhas para o pessoal, pores umas fotos, deixar o pessoal na expectativa, e depois sim, avançar com um evento desse género. Sabes que o pessoal é esquesito, e já tens visto aqui clubes anunciar passeios à lá paraquedista e ninguém se interessa muito. Pela proximidade com o passeio do alentejo e pela distância geográfica não poderei ir, boa sorte! 
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
|
| 12 out 2010 08:07 |
|
 |
|
Guerra
Aventureiro
|
Boas WhizzKid, Bom, era chuva ou pó...a malta não gosta nem de uma nem de outra Mas considero que chuva perturba menos que o pó, uma vez que ha equipamento apropriado para a coisa e, se S.Pedro quiser, nem chove no dia da prova, o que seria óptimo. É um risco que tenho de correr...de qualquer forma todos os eventos TT realizam-se na época "fria" e este não será excepção Morais, agradeço imenso a tua frontalidade, e tens razão em tudo o que disseste. O que se passa é que ando a prometer há uns 2 anos que organizava algo na minha zona...mas como esta cabecinha não pára: -Comecei a descobrir caminhos lá plo Ribatejo, comecei a pensar onde é que a malta podia comer, vi parques de campismo, vi zonas engraçadas pa fazer isto, pa ver aquilo...e dei por mim a planear um evento que daria um óptimo Troféu. Isso tudo e também porque eu tenho o "bichinho" da competição e acho sempre interessante incluir uma componente de pontuação ou cronometragem ou desafio ou seja o que fôr para "espicaçar" a coisa Caiu aqui um bocado de para-quedas...é verdade. Mas confio neste projecto desde que me dêm o vosso feedback e me digam o que gostariam de ver, de melhorar, de incluir...porque vontade de levar isto para a frente não me falta e farei o possível por tornar isto num evento exemplar.~ Isto não deixa de ser um passeio de amigos, para os amigos...simplesmente ha um maior serviço de "bastidores", está em negociação alguns apoios da Camara Municipal e outras entidades regionais que permitirão dar algum mediatismo, facilitar autorizações, segurança, etc e uma modesta inscrição para cobrir alguns custos de organização, e, se o participante desejar, pagará uma inscrição um pouco mais "completa", pois cobre a refeição de Sábado, dormida e refeição de Domingo, que obviamente sai a um preço muito em conta tratando-se de um grande grupo. Ainda não sei precisar preços porque estou a negocia-los com várias entidades. Posso já adiantar que a modalidade mais completa da inscrição não ultrapassará os 30€. Quanto à Prova #00, é obviamente gratuita.
XT 350cc XT 750Z Ténéré
|
| 12 out 2010 13:19 |
|
 |
|
Nuno_Dias
Aventureiro
Registado: 08 set 2009 15:11 Mensagens: 3212 Localização: Póvoa Sto. Adrião
|
Boas Guerra, A minha modéstia opinião: De facto o propósito que referes relativamente a pontuação, cronos e esse tipo é de facto uma motivação extra. Nesse aspecto tiveste olhinho para a coisa!  É sempre bom uma componente competitiva! Agora o que me parece menos positivo (para já), As datas! Não tem a ver com a altura do ano pois agora começa a época da "caça", tem a ver com ser um pouco em cima do acontecimento, e sabes como é juntar pessoal conhecido para ir em conjunto etc...nem sempre é rápido. Mas tb como dizes esta é uma primeira prova experimental, mas convinha que tivesse alguma gente para dar feedback. Agora para ser franco contigo a parte que menos gostei. O Site! Ok, não esperava um site Xpto, mas para a informação que "quis" tirar relativamente a este evento, a quem organiza, a experiência adquirida, ficou aquem das expectativas! Pobre! Esta foi a minha primeira impressão, e tou a transmitir para te dar as "opiniões" que pedes, espero que não me leves a mal, até porque acho uma excelente iniciativa da tua parte! Até te dou os parabéns pois nem faço ideia da logistica e do trabalho que é necessária para organizar isto! Espero que a minha e de mais pessoas te dêm a informação necessária para "melhorar" o que achares necessário! Mas espero que tudo corra bem e se possivel numa próxima la estarei! Grande abraço e depois mete aí um report que nos faça crescer água na boca! 
_________________ Two Big for me...
|
| 12 out 2010 13:35 |
|
 |
|
Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
|
Guerra, confesso que parece-me que estás a preparar uma coisa muito engraçada, se depois corre como esperas, logo se verá, mas pelo empenho que estás a entregar ao projecto, estou plenamente convencido do seu sucesso.
Confesso que eu, como a grande maioria da malta que por aqui se gasta, é pessoal de família, muitos casados, separados, enamorados e muitos adicionam filhos.
Temos por isso que saber conjugar os passeios com uma intensa actividade familiar, os passeios mais distantes e prolongados, têm por isso que ser muito bem calendarizados e nunca demasiado “encostados”.
Por isso quando se marca um passeio onde se pretende ter afluência, é importante olhar para o calendário, calendário esse que convém observar nos dois fóruns, aqui e Nomads, porque eu como a grande maioria do pessoal, estamos registados em ambos os espaços e muitos tentam ir aos vários passeios promovidos, nomeadamente a passeios promovidos por malta que conhecemos, alguns até são propostos por malta que já consideramos amigos.
Dai que este mês temos já agendado o Planície Dourada pelo Ex. Sr. Persidente do conselho do clube Trail Aventura, Mr. Paulo Lança, no início de Novembro o Zé Paulo lançou o desafio nos nomads do Outono colorido e decorre em ambos os fórum uma proposta do não menos famoso Pedro Neves, o TransAl-Gharb, também para Novembro.
No meio disso tudo, ainda temos que encaixar a família e a nossa actividade profissional, o que não é fácil.
Como a tua proposta é já para o corrente mês, eu a exemplo de muitos, já não o consigo encaixar.
_________________ ;-)
|
| 12 out 2010 14:18 |
|
 |
|
Guerra
Aventureiro
|
Antes de mais obrigado pelas vossas opiniões! O site nem pobre está...está completamente bloqueado e vazio (a secção relativa ao Trofeu). Vou mantê-lo assim pelo menos mais uma semana porque não quero estar a colocar lá informação para 2 dias depois a estar a desmentir. Este Trofeu vai ter (à partida...) umas tantas parcerias e a confirmação ou não dessas parcerias vai ditar alguns aspectos fundamentais do Troféu, daí estar ainda tudo "fechado em copas". Gostava vos poder dizer já tudo mas é complicado. Quanto à Prova #00 ser já esta semana... uma vez que já se abriu a discussão nos vários forums, vou adia-la indifinidamente. Afinal de contas, o que eu mais queria era colher informação, e pelos vistos já estou a conseguir qualquer coisa através dos forums. Fica adiada para uma data breve. Depois volto a anunciar. Vou mudar o nome do Topico para Discussão TROFEU SAFARDANA. Já me foram úteis, amigos  ------------------------------------------ Abro então a discussão sobre este Troféu que estou a organizar. Agradeço que todos coloquem as dúvidas, as sugestões e as críticas que tiverem. Fica aqui o conceito actual (SUJEITO A ALTERAÇÕES!!)O Troféu Safardana admite inscrições de equipas de 2 elementos e dispõe de meios para permitir que equipas que não compareçam a todas as provas se mantenham competitivas na classificação geral do troféu (Todas as equipas inscritas no troféu, mesmo que não compareçam a uma ou mais provas ganharão uma % de pontos relativamente ás equipas que participam na prova) As provas do Troféu Safardana decorrerão sob a forma de passeio organizado não competitivo enriquecido com desafios que valerão determinados pontos para o Troféu. Embora em alguns desafios a velocidade e a perícia ao volante poderão ser um factor de vantagem, as provas estão idealizadas para todo o tipo de pilotos, com ou sem experiência. Cada prova terá a duração de 1 dia e meio (Sábado o dia todo e Domingo até à hora de almoço), sendo que no Domingo já não existem desafios que contem para o Troféu. O percurso/passeio cumprirá a tradicional "rotação ao penúltimo", sendo que no caso da participação de um número suficiente de pilotos, as equipas serão divididas em dois grupos, conforme o tempo obtido no prólogo. Numa fase inicial não haverão provas com recurso a GPS ou Roadbook, apenas porque existe uma quantidade limitada de motards com esse equipamento. Com o decorrer das provas poderão ser adicionadas tais recursos de orientação, se os pilotos demonstrarem interesse. Os percursos serão quase exclusivamente de Off-Road, sendo a dificuldade dos mesmos baixa ou "rolante". As partes mais técnicas estão reservadas unicamente para certos desafios pontuáveis e terão sempre um percurso alternativo. Os desafios são muito variados e mutáveis (isto é, nem todas as provas terão o mesmo tipo de desafios). A título de exemplo as provas podem ter: - Rally-Paper em zonas/vilas históricas - Percurso Cronometrado/Provas de Perícia - Passagem em “zonas” impossíveis - Melhor foto - Mecânica -"Corrida dos lentos" (Prova de equilibrio, ganha o último a chegar ao final dos 20m) Existirão também desafios secretos, distribuídos aleatoriamente por cada uma das equipas. Todos os participantes somarão pontos para o Troféu/Campeonato, sendo que à equipa vencedora de cada prova será devolvido o valor da inscrição como prémio. Dependendo da modalidade de inscrição que cada equipa quiser, as principais refeições estão poderão estar incluídas (1 Almoço e 1 Jantar) bem como a estadia no parque de campismo (Os participantes poderão deixar as bagagens e tendas no início da prova que depois serão transportadas para o parque de campismo). As modalidades são: 1- Inscrição na prova de sábado, com direito a jantar, dormida no campismo e passeio de Domingo com direito a almoço 2 - Inscrição na prova de Sábado, com direito a jantar, dormida no campismo e passeio de Domingo 3 - Inscrição na prova de Sábado Estará presente em cada prova um veículo TT "Vassoura" (Moto4 ou 4x4) com equipamento mecânico (o que costuma ser necessário: câmaras de ar, pedais, manetes, gasolina, ferramentas, óleo, etc.) As provas serão realizadas em todo o Ribatejo (podendo eventualmente saír dessa área durante o percurso), havendo em algumas das provas uma partida simbólica no centro da cidade (Santarém ou outras Capitais de distrito) onde estarão presentes os Media para tirar fotos e fazer entrevistas. O Troféu Safardana é organizado com a visão de conseguir oferecer um fim-de-semana bem passado, diferente, acessível a todos e variado.
XT 350cc XT 750Z Ténéré
|
| 12 out 2010 14:30 |
|
 |
|
Nuno_Dias
Aventureiro
Registado: 08 set 2009 15:11 Mensagens: 3212 Localização: Póvoa Sto. Adrião
|
 Re: Brainstorm - TROFÉU SAFARDANA
Com esta segunda apresentação, já me pareceu uma coisa muito mais apetecivel. Parabéns! Agora é só conseguires conjugar as datas! Força nisso!
_________________ Two Big for me...
|
| 12 out 2010 19:34 |
|
 |
|
Nicholas
Scuba Doooooo
Registado: 03 jun 2009 21:22 Mensagens: 1704
|
morais o que é um passeio à lá paraquedista? 

Nicholas Andrew Fernandes fernandes_nicholas@hotmail.com
|
| 12 out 2010 19:50 |
|
 |
|
Guerra
Aventureiro
|
Andei a sondar e algumas pessoas preferiam, obviamente, fazer a prova no Domingo pois sábado não têm disponibilidade. Até agora o que tenho planeado é: Sábado: Prova+Desafios de final de prova+jantar+atribuição dos pontos da prova Domingo: Passeio+almoço descontraído Como vêm, com o formato actual é impossível fazer a prova no domingo, pois a malta no fim do passeio zarpava toda pa casa e não havia nem jantar nem os desafios "em parque fechado" nem atribuição de pontos nem exposição das fotos nem nada do que está planeado para depois da Prova em si. Alguém quer sugerir um outro formato ou maneira de compensar a situação? 
XT 350cc XT 750Z Ténéré
|
| 21 out 2010 18:42 |
|
 |
|
CSantos
Aventureiro
Registado: 29 jul 2010 10:58 Mensagens: 292 Localização: Vila Nova de St.º André
|
Olá Guerra,
embora também me inclua neste grupo de amigos e não tenha feito ainda um passeio organizado por este forúm. Também sou muito novito nestas andanças fora de estrada, mas no asfalto tenho uns bons milhares de kms e penso que o pessoal quer uma coisa simples e desorganizada porque assim não dá muito nas vistas e não entra no campo de empresas ou associações que promovem estes passeios organizados que por vezes requerem pagamento de taxas. O que te digo pode ser demasiado fora do contexto a que te propões, mas o melhor troféu que podes dar é possível que seja um obstáculo fisico a ser ultrapassado independentemente da sua dificuldade e que terá a inter ajuda do grupo, tipo um "camel-trophy(se calhar estou enganado com o exemplo). E esse sim é o melhor troféu que podes dar, porque ninguém fica em último nem em primeiro e todos ficam contentes.
Pelo que tenho lido aqui e nos nomads, o que me atrai mais é um amigo fazer um track da sua zona, expor ao pessoal e siga para bingo sem stresses de competição, muita descontração(porque o pessoal trabalha a semana toda com regras), sem regras de jogo desde que não faça nada de errado nas passagens pelos locais que vão percorrendo.
Pois foi nestes conceitos e mais alguns que me identifiquei com este pessoal...Mas há mais, por isso deixo este texto inacabado para quem quiser o complete ou diga que estou errado.
A coisa é simples, fazes uns reconhecimentos, gravas os tracks, tiras fotos e expões à consideração da malta. Tens que cativar e hoje em dia sem publicidade(fotos e texto) é dificil.
Mais tarde com o facto de irmos todos conhecendo, acredito que o troféu Safardanas vá para a frente.
Portanto a minha sugestão é esta, começa por uma coisa num formato mais descontraído e3 simples mas atractivo.
Espero que não me interpretes mal(interpretem). Mas não te deixes esmorecer porque a tua vontade de fazer a coisa é grande!
Cumps
_________________ Carlos Santos
BMW F 650 GS Dakar
|
| 21 out 2010 20:06 |
|
 |
|
Guerra
Aventureiro
|
Vivas CSantos! Eu percebo o que estás a dizer mas isso passei eu a vida toda a fazer e a ver fazer e sinceramente sempre senti falta do espírito competitivo. Não ha falta de malta a organizar passeios Agora, qualquer competição trás custos enormes e uma logística que "o comum dos mortais" acaba por preferir nem se meter nisso. Acredito que se pode fazer uma coisa simples, com várias vertentes de competição (neste caso mistura provas de resistencia com provas de pericia, velocidade, com mecanica, com fotografia, com orientação e recolha de informação) e que no fundo ainda seja apenas "um convívio" de amigos, bem organizado, divertido, completo e cativante. Já para não forçar ninguém a pagar coisas que não valoriza é que vou disponibilizar vários tipos de inscrição (prova, prova+jantar, prova+jantar+dormida, etc), de qualquer forma o preço da inscrição mal dá para cobrir os custos. Conto obviamente que dê, infelizmente ainda não posso ser um filantropo do motociclismo  ...
XT 350cc XT 750Z Ténéré
|
| 21 out 2010 22:46 |
|
 |
|
morais
NINJA Man
Registado: 14 set 2005 13:35 Mensagens: 2893 Localização: VVerde - Braga
|
O Carlos Santos disse tudo  Guerra, e se alguém se magoa nessa "competição" que estás a organizar e na qual estás a cobrar inscrição? 
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
|
| 21 out 2010 22:59 |
|
 |
|
Guerra
Aventureiro
|
Estará incluido na inscrição um seguro temporário de actividade desportiva... não é tudo, mas ajuda Estes meandros da lei têm sempre muito que se lhes diga. Parece que não ha problema e pode ser competição, desde que não seja uma corrida. Que não é. Eu tenho pavor e ódio a estas tretas da lei e por isso vos garanto que nada disto será pouco claro ou semi-legal. Vou tentar o possível por fazer o melhor para todos os participantes, e se conseguir fazer tudo timtim por timtim como manda a lei avanço co projecto. Agora se tiver que andar a "tapar buracos" legais e a baralhar o que já é baralhado...aí esqueçam. Não brinco com esse tipo de fogo Quanto a assistência no local é dificil (uma vez que o "local" são um punhadão de quilómetros), mas por acaso também está a ser estudado. Mais uma das coisas pendentes. 
XT 350cc XT 750Z Ténéré
|
| 21 out 2010 23:26 |
|
 |
|
CSantos
Aventureiro
Registado: 29 jul 2010 10:58 Mensagens: 292 Localização: Vila Nova de St.º André
|
Guerra Escreveu: Vivas CSantos! Eu percebo o que estás a dizer mas isso passei eu a vida toda a fazer e a ver fazer e sinceramente sempre senti falta do espírito competitivo. Não ha falta de malta a organizar passeios Agora, qualquer competição trás custos enormes e uma logística que "o comum dos mortais" acaba por preferir nem se meter nisso. Acredito que se pode fazer uma coisa simples, com várias vertentes de competição (neste caso mistura provas de resistencia com provas de pericia, velocidade, com mecanica, com fotografia, com orientação e recolha de informação) e que no fundo ainda seja apenas "um convívio" de amigos, bem organizado, divertido, completo e cativante. Já para não forçar ninguém a pagar coisas que não valoriza é que vou disponibilizar vários tipos de inscrição (prova, prova+jantar, prova+jantar+dormida, etc), de qualquer forma o preço da inscrição mal dá para cobrir os custos. Conto obviamente que dê, infelizmente ainda não posso ser um filantropo do motociclismo  ... Guerra, vou ter todo o prazer em receber-te aqui em Vila nova de St.º André e dar-mos uma volta por aqui se nada programado... abc
_________________ Carlos Santos
BMW F 650 GS Dakar
|
| 21 out 2010 23:56 |
|
 |
|
Varanda
Aventureiro
Registado: 14 dez 2009 19:38 Mensagens: 2688 Localização: Matosinhos
|
Guerra, antes de mais parabéns pela iniciativa e pela vontade de fazer alguma coisa de novo, é sempre louvável algo assim neste marasmo de país onde vivemos No entanto, embora não te conheça e possa estar enganado, parece-me que estás a atirar as tuas expectativas bem lá para cima... Um evento com todas essas provas que mencionaste, das duas uma: ou tem muitos participantes (100?), ou vai andar tudo muito disperso... Repara: Guerra Escreveu: (...)mistura provas de resistencia com provas de pericia, velocidade, com mecanica, com fotografia, com orientação e recolha de informação(...)
(...)vários tipos de inscrição: prova, prova+jantar, prova+jantar+dormida, etc) Parece-me muito confuso... O conselho que te posso dar (vale o que vale) é: um passinho de cada vez. Organiza um passeio de um dia na tua zona, convida-nos a todos, montamos as barracas ao fim da tarde, assamos umas febras, deixas o pessoal todo satisfeito e com boas recordações. No ano seguinte, organizas outro, mas com uma prova de orientação ou coisa que o valha, e por aí fora... Desenvolvimento sustentado. Caso contrário o pior que te pode acontecer é teres essa trabalheira toda, compromissos de ma$$as, altas expectativas e depois não teres inscrições ou teres meia dúzia de gatos pingados... De qualquer forma, decidas o que decidires, desejo-te a melhor sorte e dou-te já os parabéns pelo empreendorismo 
_________________ '96 Gilera RK 50 Cannibal
|
| 22 out 2010 12:16 |
|
 |
|
Guerra
Aventureiro
|
 CSantos, tou em vias de ir trabalhar aí para a zona de Odemira, se calhar vou ser mesmo "forçado" a aceitar o convite um dia destes. O que não falta é monte e mato aí para a tua zona! --- Varanda, O trabalho que me dá organizar isto é no fundo um prazer. Todos nós aqui percebemos isso porque gostamos de pensar/andar/descobrir de mota caminhos novos e engendrar actividades Se isto avançar com os apoios que ando a negociar, nada tenho a temer. Isto está a ser planeado com a devida moderação, embora pareça uma coisa inventada ontem e posta aqui à pressão. Não é nada disso. Quanto a serem demasiadas actividades e a malta ficar dispersa; Cada actividade acontece num local específico do percurso (ex: a 1ª ao quilómetro 32, a 2ª ao quilómetro 75, etc) por isso servem de pausa para esticar a perna, falar um bocadinho, tirar umas fotos... o costume 
XT 350cc XT 750Z Ténéré
|
| 22 out 2010 18:53 |
|
 |
|
Varanda
Aventureiro
Registado: 14 dez 2009 19:38 Mensagens: 2688 Localização: Matosinhos
|
ok Fico então à espera de mais novidades 
_________________ '96 Gilera RK 50 Cannibal
|
| 22 out 2010 19:18 |
|
 |
|
Guerra
Aventureiro
|
MODIFICAÇÕES 4/11/2010: -Troféu passa a ser de uma única prova -Data já decidida para 18 e 19 de DezembroBom malta, o que se passou foi que consegui pôr a mexer algumas instituições camarárias mas infelizmente não da maneira como tinha planeado. Maneiras que ia conseguir uma grande 1ª Prova mas as seguintes iriam ser menos mediáticas e ter menos apoios. Também, como muita gente disse...se calhar o melhor é começar passo a passo... Assim sendo, o "Troféu" não vai mudar de nome mas vai mudar de conceito, isto é, vai ser apenas 1 prova, a realizar no fim-de-semana de 18 e 19 de Dezembro. Todo o formato mantém-se (Sabado+Domingo com vários tipos de inscrições possíveis), as actividades, o transporte de material, a presença de peças suplentes, etc. Decidi fazer uma única prova porque os apoios que vou ter são mais a nível do mediatismo (vai ser feita uma partida e uma voltinha simbólica, vão estar presentes vários elementos dos media e de organizações camarárias da região (e que vão querer dar uma voltinha á pendura, por isso na inscrição vou pedir para alguns de vós se voluntarizarem para levar lá o Sr/Sra Jornalista/Vereador/etc)), haverão também vários brindes para todos os participantes, haverá a cedência de algum equipamento audio-visual para as apresentações/distribuição dos prémios durante o jantar, etc Actualizarei as alterações no 1º Tópico. Inscrições aberirão em breve.
XT 350cc XT 750Z Ténéré
|
| 04 nov 2010 16:54 |
|
 |
|
Guerra
Aventureiro
|
Peço por favor ao Admin que apague este tópico
XT 350cc XT 750Z Ténéré
|
| 20 nov 2010 18:36 |
|
 |
|
|
Página 1 de 1
|
[ 21 mensagens ] |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibido Responder Tópicos: Proibido Editar Mensagens: Proibido Apagar Mensagens: Proibido Enviar anexos: Proibido
|
|