Autor |
Mensagem |
ricardo.teixeira
BOB o Aventureiro
Registado: 07 set 2009 18:23 Mensagens: 2242 Localização: Porto - Boavista
|
 Re: Raid de L´Amitié 2012
Leva dose para Burros Resistentes, são imunes a outras coisas 
_________________ A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.
|
09 mar 2012 17:40 |
|
 |
Luis Lourenco
Aventureiro
Registado: 18 abr 2010 13:16 Mensagens: 239 Localização: Carcavelos
|
Luis Lourenco Escreveu: A quem vai ao treino: mantenham-se atentos ao e-mail que ainda hoje (não sei a que horas...) vou enviar-vos os roadbooks em pdf e um documento explicativo e com alguns conceitos indispensáveis ao tipo de navegação que vamos efectuar. Foi só agora mas já seguiu.
_________________ Luis Lourenco '08 990S '04 525MXC '96 AT
|
10 mar 2012 12:52 |
|
 |
João Coimbra
Aventureiro
Registado: 11 set 2011 18:45 Mensagens: 104 Localização: Matosinhos
|
Obrigado Luis Está muito, muito bom. Agora vai ser estudar a matéria dada, que o treino está a chegar. Um abraço
_________________ www.viajaremduasrodas.blogspot.com
|
10 mar 2012 23:43 |
|
 |
NunoBarbosa
Aventureiro
Registado: 25 ago 2009 10:02 Mensagens: 2828
|
Concordo! Grande trabalho,impressionante! Obrigado
|
11 mar 2012 00:32 |
|
 |
ricardo.teixeira
BOB o Aventureiro
|
NunoBarbosa Escreveu: Concordo! Grande trabalho,impressionante! Obrigado Parabéns só no fim do jogo. Esperem pelo sofrimento ... as opiniões mudam 
_________________ A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.
|
11 mar 2012 13:16 |
|
 |
NunoBarbosa
Aventureiro
|
Luis, não ligues, o Ricardo é aquele tipo de gaijo ESPECTACULAR mas que diz coisas como "acho que vou colar a cruz de cristo na lateral da mota"... Tivemos de lhe explicar que há umas centenas de anos atrás houve lá estrilho com uns cavaleiros e cenas diversas... 
|
11 mar 2012 14:07 |
|
 |
NunoBarbosa
Aventureiro
|
Pessoal do Norte que vai para o treino no proximo fds, como estão previstas as idas? Abr 
|
11 mar 2012 22:27 |
|
 |
paulo carvalho
Aventureiro
Registado: 31 out 2009 11:39 Mensagens: 259 Localização: Vila Nova de Gaia
|
Problema: O Bianchi Prata oficializou a sua desistência do transporte de motas para o Amitie (por falta de interessados, claro!). E agora? Como ir para Marrakesh? Tenho atrelado, que podera levar 3 motas, estou disposto a sair dia 26/04 á noite/ou 27/04 muito cedo (são 1500 kms), e regressar mal acabe a prova (dia 07/05 á noite 9 ou 08/05 de manhazinha). Só não quero levar o meu carro por questões de segurança (não é carro para se deixar 9 dias em Marrakesh estacionado - Audi Q7). Há mais "encalhados" como eu? Alguém sugere soluções?
_________________ BMW R1200 GSA/ KTM 530 EXC/ Harley-Davidson 883 Sportster/BMW K1600 GT/KTM 525 EXC
|
12 mar 2012 17:49 |
|
 |
ricardo.teixeira
BOB o Aventureiro
|
O nosso planeamento é mais ou menos parecido, saimos dia 26 após janta. Poucas paragens e por pouco tempo, directos a Marrakech, em principio estamos 3. Eu, nuno, Serôdio, o atrelado também só dá para 3 motas. 1600 Km conta com pelo menos 16h, isto se apanhares bem o ferry e tiveres compinchas para dividir a condução, sem problemas na passagem da fronteira, sem avarias, sem paragens por excesso de velocidade ......  ou seja estes senhores não podem aparecer muito. Fala com o nuno, podemos fazer 2+2 ou coisa parecida 
|
12 mar 2012 19:28 |
|
 |
João Coimbra
Aventureiro
|
paulo carvalho Escreveu: Problema: O Bianchi Prata oficializou a sua desistência do transporte de motas para o Amitie (por falta de interessados, claro!). E agora? Como ir para Marrakesh? Tenho atrelado, que podera levar 3 motas, estou disposto a sair dia 26/04 á noite/ou 27/04 muito cedo (são 1500 kms), e regressar mal acabe a prova (dia 07/05 á noite 9 ou 08/05 de manhazinha). Só não quero levar o meu carro por questões de segurança (não é carro para se deixar 9 dias em Marrakesh estacionado - Audi Q7). Há mais "encalhados" como eu? Alguém sugere soluções? Eu também não tenho trasporte. Tenho carro mas não tem o "gancho" (não sem o nome). Como vou de Africa Twin se não houver outra solução vou de moto atá lá Ó Paulo eu tenho uma solução: fazer o Amitie de GS 1200 e assim até tenho companhia para a ida e volta.... 
|
12 mar 2012 20:28 |
|
 |
ricardo.teixeira
BOB o Aventureiro
|
Ai que vais sofrer tanto de AT 
|
12 mar 2012 20:33 |
|
 |
Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
|
paulo carvalho Escreveu: Problema: O Bianchi Prata oficializou a sua desistência do transporte de motas para o Amitie (por falta de interessados, claro!). E agora? Como ir para Marrakesh? Tenho atrelado, que podera levar 3 motas, estou disposto a sair dia 26/04 á noite/ou 27/04 muito cedo (são 1500 kms), e regressar mal acabe a prova (dia 07/05 á noite 9 ou 08/05 de manhazinha). Só não quero levar o meu carro por questões de segurança (não é carro para se deixar 9 dias em Marrakesh estacionado - Audi Q7). Há mais "encalhados" como eu? Alguém sugere soluções? O que te aconselharia era ir dormir a um bom hotel em Marrakesh, que tivesse estacionamento privativo e já agora com segurança, pagava mais meia duzia de croas e deixava o carro ali mesmo durante a prova. Com isso estou convencido que ninguém te vai mexer no carro, eu pelo menos dormia descansado. Outra malta vai este mês para Agadir e possivelmente vamos levar um Tuareg, o sistema vai ser esse, um bom hotel, e carro guardado por 7 dias.
_________________ ;-)
|
12 mar 2012 20:39 |
|
 |
João Coimbra
Aventureiro
|
ricardo.teixeira Escreveu: Ai que vais sofrer tanto de AT  Eu só tinha duas possibilidades: - Ir de AT - Não ir A escolha foi simples e como se costuma dizer NO PAIN, NO GAIN
|
12 mar 2012 20:41 |
|
 |
Paulo Li
Aventureiro
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
|
Pedro BC Escreveu: paulo carvalho Escreveu: Problema: O Bianchi Prata oficializou a sua desistência do transporte de motas para o Amitie (por falta de interessados, claro!). E agora? Como ir para Marrakesh? Tenho atrelado, que podera levar 3 motas, estou disposto a sair dia 26/04 á noite/ou 27/04 muito cedo (são 1500 kms), e regressar mal acabe a prova (dia 07/05 á noite 9 ou 08/05 de manhazinha). Só não quero levar o meu carro por questões de segurança (não é carro para se deixar 9 dias em Marrakesh estacionado - Audi Q7). Há mais "encalhados" como eu? Alguém sugere soluções? O que te aconselharia era ir dormir a um bom hotel em Marrakesh, que tivesse estacionamento privativo e já agora com segurança, pagava mais meia duzia de croas e deixava o carro ali mesmo durante a prova. Com isso estou convencido que ninguém te vai mexer no carro, eu pelo menos dormia descansado. Outra malta vai este mês para Agadir e possivelmente vamos levar um Tuareg, o sistema vai ser esse, um bom hotel, e carro guardado por 7 dias. E deixas uma boa gorjeta ao segurança 
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
|
12 mar 2012 21:23 |
|
 |
NunoBarbosa
Aventureiro
|
João Coimbra Escreveu: ricardo.teixeira Escreveu: Ai que vais sofrer tanto de AT  Eu só tinha duas possibilidades: - Ir de AT - Não ir A escolha foi simples e como se costuma dizer NO PAIN, NO GAIN Isso mesmo Joao. E olha que o Rui Marques na AT às vezes ate nos envergonha! Aconselho a ires com alguem de reboque. Eu acho que deviamos falar todos la em baixo no treino e tentar ver se mais alguem está com este problema (nao esquecer que ha muitos companheiros do forum nomads que tb vao). Abr
|
12 mar 2012 21:40 |
|
 |
paulo carvalho
Aventureiro
Registado: 31 out 2009 11:39 Mensagens: 259 Localização: Vila Nova de Gaia
|
E se....se conseguisse arranjar um reboque que levasse as 5 motas, e fossemos todos juntos? Seria exequivel?
_________________ BMW R1200 GSA/ KTM 530 EXC/ Harley-Davidson 883 Sportster/BMW K1600 GT/KTM 525 EXC
|
13 mar 2012 11:04 |
|
 |
NunoBarbosa
Aventureiro
|
Eu acho essa uma boa ideia, perfeitamente exequivel, por todas as questões (convivio, custos, logistica) mas aí íamos necessitar de uma carrinha ou carro bem maior, tipo Ford Transit ou Toyota Hiace!  Alguém tem? É que 5 marmelos num carro, com 5 motas, caixas, equipamentos... upa upa! E todos pro grande!
|
13 mar 2012 12:52 |
|
 |
João Coimbra
Aventureiro
|
Eu até nem sou muito grande, agora a minha montada..... 
|
13 mar 2012 15:57 |
|
 |
Luis Lourenco
Aventureiro
|
Respostas a questões colocadas nos Nomads pelo João Coimbra: Citar: - O CAP repeatar faz muita diferença ou dá para safar com a bússola do GPS. Em quanto é que ficaria o CAP Repeater?
Não faz grande diferença. O cap repeater só facilita a leitura devido à colocação estratégica no conjunto roadbook/odómetro, o que te permite desviar muito pouco o olhar da pista. O gps normalmente fica mais afastado, mas também não estás sempre a consultar o rumo, ao contrário do odómetro que esse sim tem de estar mesmo estrategicamente visível porque é um valor que estás sempre a controlar. Citar: - Como só vou poder participar no Domingo, vale a pena levar o Roadbook de Sábado?
Pode ser que quem vá só no domingo tenha tempo para fazer os dois roadbooks, não é impossível. Mas também vai haver os roadbooks do pessoal que faz sábado... Pelo sim pelo não, diria que levasses. Citar: - No ponto 14, da folha do roadbook o que é quer dizer os 60 M e o que é que isso implica na navegação
Quer dizer que a distância entre os pontos indicados pelos extremos da seta são 60 metros. Isto é importante e muito usado em roadbooks porque os desenhos não estão à escala, se tens dois cruzamentos numa mesma nota normalmente são seguidos, e quando as distâncias são consideráveis indica-se a distância entre eles desta forma. Atenção, e isto é muito importante, o valor odométrico da nota é sempre na entrada do desenho, ou seja, neste caso o teu odómetro deve marcar 6,72 na primeira bifurcação! Quando não é assim (é muito raro) a nota do roadbook tem um traço horizontal no ponto que corresponde ao valor odométrico da nota. Sábado (e domingo de manhã) lembrem-me para esclarecer bem este ponto que é importante. Citar: - Quando aparece C 60/20, quer dizer que o CAP vai variar entre os 60 e os 20º?
Quer dizer que tens um cap de saída de 60º logo seguido de um desvio de 40º à esquerda. Ou seja, imagina que tens um desequilíbrio que não te permite focares o valor do cap logo à saída, olhas depois da curva de 40º e o teu rumo deve marcar cerca de 20º. Citar: - No ponto 125 os 180 M é a largura do riacho ou a profundidade ou será outra coisa?
É como escrevi atrás a distância entre os pontos indicados pelas pontas da seta, neste caso é um pântano de aproximadamente 180 metros de comprimento. Citar: - no Ponto 155 o que é que querem dizer os seis pontos?
Ruínas. Pode ser qualquer número de pontos. Citar: - e para terminar o que é um OUED?
É um rio normalmente seco, muito usual em Marrocos e as mais das vezes sinónimo de pincel ;D Citar: Espero que não sejam perguntas a mais. Encontramonos então no Sábado. A minha hora de chegada deverá ser lá para as 22 horas.
As tuas perguntas foram excelentes, como se costuma dizer as únicas perguntas que não fazem falta são as que não são feitas... espero que as respostas estejam ao nível... Até sábado ou até já se tiveres mais perguntas 
|
13 mar 2012 17:05 |
|
 |
Luis Lourenco
Aventureiro
|
Citar: Em quanto é que ficaria o CAP Repeater?
Faltou responder a esta. O da ERTF nem imagino, inclui uma bússula electrónica mas é caríssimo... Há um da RNS ( http://www.rallyenavigationsolutions.com/compass_repeater.html ) que custa 250€ e que eu tenho instalado. Vou 3 semanas para Moçambique e quando chego tenho a minha mota irreconhecível, um trabalho incrível do Rui Sanches que fez de um chaço ferrugento uma autèntica Rali Réplica com atenção aos mais pequenos pormenores e... surpresa das surpresas, com um cap repeater instalado! Com um motor refeito, mais uns mimos do Tomaz Pessanha com os excelentes acessórios da f2r, e... estou em pulgas para sábado... vocês vão ver De forma que, meus amigos, já me sentia recompensado pelo trabalho que tive a ajudar-vos com a vossa presença e companhia numa prova que tanto me fascina, mas agora com esta enorme surpresa do Rui e do Tomaz as imperiais vão ter de ser eles a bebê-las ;D
|
13 mar 2012 17:06 |
|
 |
NunoBarbosa
Aventureiro
|
[quote] - e para terminar o que é um OUED? É um rio normalmente seco, muito usual em Marrocos e as mais das vezes sinónimo de pincel ;D [quote] À custa de um Oued, em 2010 foram enterrados em Zagora uns discos de embraiagem de duas F800GS... Luís, que te dizer...ESPECTACULAR! Obrigado 
|
13 mar 2012 17:46 |
|
 |
ricardo.teixeira
BOB o Aventureiro
|
João Coimbra Escreveu: ricardo.teixeira Escreveu: Ai que vais sofrer tanto de AT  Eu só tinha duas possibilidades: - Ir de AT - Não ir A escolha foi simples e como se costuma dizer NO PAIN, NO GAIN Não te preocupes, tomas anti inflamatório e anangesicos profilaticamente e já está resolvido. A malta dá apoio moral 
|
13 mar 2012 19:10 |
|
 |
ricardo.teixeira
BOB o Aventureiro
|
paulo carvalho Escreveu: E se....se conseguisse arranjar um reboque que levasse as 5 motas, e fossemos todos juntos? Seria exequivel? Não conheço ninguém com um tão grande, era bom como diz o barbosa um carro também grande, 4 a 5 marmanjos dentro de um carro e respectivo equipamento, upa upa. Fixe era um jipalhão com "cesta" no tejadilho para levar lá as merdas da malta. ou um furgão bem grande.
|
13 mar 2012 19:15 |
|
 |
joaodias
Aventureiro
Registado: 27 fev 2010 22:14 Mensagens: 320
|
paulo carvalho Escreveu: E se....se conseguisse arranjar um reboque que levasse as 5 motas, e fossemos todos juntos? Seria exequivel? eu arranjo!.. se precisares diz
_________________ João Dias
https://www.facebook.com/EquipadeEnduroPrott
|
13 mar 2012 19:52 |
|
 |
João Coimbra
Aventureiro
|
ricardo.teixeira Escreveu: Não te preocupes, tomas anti inflamatório e anangesicos profilaticamente e já está resolvido. A malta dá apoio moral  Eu sem os anti inflamatórios e os analgésicos ainda me aguento, agora sem o apoio moral é que não. 
|
13 mar 2012 23:17 |
|
 |
|